-
Para os banhistas que não gostam de muito agito, o cenário foi perfeito....
A frase, sem a vírgula, é restritiva: existem banhistas que gostam e os que não gostam de agito. Nesse sentido aqueles que não gostam de agito....
Para os banhistas, que não gostam de muito agito, o cenário foi perfeito...
A frase, com vírgula, passa a ter sentido explicativo: banhistas não gostam de agito.
-
Pra mim essa questão deveria ser anulada pois a paralvra "prevalece" na alternativa b esta arrada, uma vez q a ideia da frase sem a virgula não é essa de que nenhum banhista gosta de agito e sim da frase com a virgula, logo não prevalece!!!
-
Para os banhistas que não gostam de muito agito, o cenário foi perfeito. Se usassemos a vígula deixaria de ser uma oração adejtiva restritiva e passaria a ser uma oração explicativa.
-
A ideia prevaleceria a mesma, só que de uma forma explicativa e não mais restritiva.
Gab. C
-
a ideia seria mesmo que todos os banhistas não gosta de agito pois se não tiver virgula terá ideia de que ums banhista gostam de agito e outros não.
-
o gabarito é letra B.
-
A palavra " prevalecer " não deveria estar aí, já que a ideia da oração ' Para os banhistas que não gostam de muito agito, o cenário foi perfeito. ' - sem vírgula -, não é explicativa, ou seja, a frase seria então restritiva. Existem banhistas que ainda gostam de agito.
-
Corroboro com as opiniões da "Concurseira focada" e do "Eletricista Manutenção". Também entendo que não se trata de prevalecer, pois no contexto de uma restritiva o sentido de "não gostar de agito" está restrito a alguns, ou seja, não tem o que se prevalecer, pois em contexto explicativo o sentido é outro.
-
Inclusão e a retira nao altera a gramática só altera a semântica.
No texto está como restritiva e com sua inclusão passa ser explicativa.
-
Para os banhistas,( VIRGULA HIPOTÉTICA) que não gostam de muito agito, o cenário foi perfeito.
Tornando a oração explicativa estaríamos dando a entender que :
TODOS os banhistas NÃO gostam de muito agito é o mesmo que dizer que NENHUM banhista GOSTA de muito agito.
A idéia do texto original é restritiva, ou seja, somente ALGUNS banhistas NÃO gostam de muito agito.
Gabarito B OBS: Eu errei essa também
-
Também não concordo que há uma prevalência de sentido. As restrições referem-se a uma parte de um conjunto maior, ou seja, quando sem virgulas implica dizer que: De TODOS OS BANHISTAS QUE EXISTEM, aqueles que não gostam muito de agito (ou seja, para alguns), o cenário foi perfeito.
Agora, no caso da inserção das vírgulas, temos que o contexto refere-se a um conjunto unitário, ou seja, uma generalização, ai sim prevalece a ideia de que TODOS os banhistas necessariamente não gostam de agito.
Mantenho firme minha posição, gabarito duvidoso. Aliás, partidando da FUNRIO não espero algo de muita qualidade.
-
Essa banca é uma piada.
-
Prova de concurso as vezes temos que marcar a menos errada. Fica a dica.
-
FUNRIO é FUNRIO Né pai