- 
                                Correta A: CF/88 conforme transcrito abaixo: I - DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA - É Fundamento (Errada) II - A ERRADICAÇÃO DA POBREZA E DA MARGINALIZAÇÃO - É Objetivo (Correta) III - A SOBERANIA - É Fundamento (Errada) IV - PLURALISMO POLÍTICO - É Fundamento (Correto) V - A DEFESA DA PAZ - Relações Internacionais (Errada) VI - A PREVALÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS - Relações Internacionais (Correto) Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político. Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político. Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações. 
 
 
- 
                                Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; III - a dignidade da pessoa humana;   Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: VI - defesa da paz;   
- 
                                Analisando as proposições ERRADAS I) A dignidade da pessoa humana é FUNDAMENTO  da República (não princípio das relações internacionais); III) A soberania é FUNDAMENTO da República (não princípio das relações internacionais); V) A defesa da paz constiui um dos PRINCÍPIOS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS ( não objetivo fundamental da República).   Bons estudos, galera!! 
- 
                                CORRETO O GABARITO...
 
 Para ajudar na memorização:
 
 Artigo 1, CF/88, FUNDAMENTOS DA REPÚBLICA.
 
 SO CI DI VA PLU
 
 Artigo 3, CF/88, OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DA REPÚBLICA.
 
 CON GA ER PRO
 
 
- 
                                I. A dignidade da pessoa humana é um dos princípios que regem as relações internacionais da República. 
 Errado. A dignidade da pessoa humana é fundamento e não princípio de relação internacional.
 
 II. A erradicação da pobreza e da marginalização constitui um dos objetivos fundamentais da República.
 Correto.
 
 III. A soberania é um dos princípios que regem as relações internacionais da República.
 Errado. Soberania é um dos fundamentos da República.
 
 IV. O pluralismo político constitui um dos fundamentos da República.
 Correto.
 
 V. A defesa da paz constitui um dos objetivos fundamentais da República.
 Errado. A defesa da paz não é objetivo mas sim princípio das relações internacionais.
 
 VI. A prevalência dos direitos humanos constitui um dos princípios que regem as relações internacionais da República.
 Correta.
- 
                                o gabarito é c?...está dando A como a correta.
                            
- 
                                É porque as letras "a" e "c" indicam as proposições ERRADAS. Eu também só prestei atenção a isso depois.
                            
- 
                                A questão é bem fácil, mas acredito que o índice de erros foi elevado devido a não-observância da palavra "erradas" por muitas pessoas. Se fazendo a questão em casa, sossegado, já houve esse índice de erros, imagine  na hora da tensão da prova.
                            
- 
                                Também caí nessa pegadinha...
 
 Marquei alternativa  C
- 
                                Malandrissima essa questao
 
- 
                                	Um macete que eu uso para decorar o artigo 4º (relações internacionais) é a frase: "Concorre só de igual; não auto previnde"
 
 concessão de asilo político.
 cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
 repúdio ao terrorismo e ao racismo;
 solução pacífica dos conflitos;
 defesa da paz;
 igualdade entre os Estados;
 não-intervenção;
 autodeterminação dos povos;
 prevalência dos direitos humanos;
 independência nacional;
 
- 
                                Só percebi o erro depois de ler várias vezes ..hauhauah
 
 	- 		a) As proposições I, III e V estão todas erradas.
 	- 		b) As proposições II, V e VI estão todas certas.
 	- 		c) As proposições II, IV e VI estão todas erradas.
 	- 		d) As proposições I, II e VI estão todas certas.
 	- 		e) As proposições IV, V e VI estão todas certas.
 
- 
                                
 
 
 
- 
                                Esta questão foi a pegadinha mais cruel que já vivi! Cai direitinho! Fui direto na letra C.  
- 
                                Prezada Colega Adriana Vieira, caí que nem você. Mas na verdade, reputo a falha por pura falta de atenção mesmo!
 
 
- 
                                Pqp, errei tb! Fui na C! Excesso de confiança e falta de leitura e atenção. Por isso q temos que ler até o fim. Palavra por palavra. Ódio! Por causa de "todas erradas" ou "todas certas" perde-se uma questão de bobeira! 
- 
                                Gabarito letra a).   CONSTITUIÇÃO FEDERAL     Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:   * MNEMÔNICO PARA OS FUNDAMENTOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL = "SO CI DI VA PLU"   I - a soberania; ("SO")   II - a cidadania ("CI")   III - a dignidade da pessoa humana; ("DI")   IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; ("VA")   V - o pluralismo político. ("PLU")     Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:   * MNEMÔNICO PARA OS OBJETIVOS FUNDAMENTAIS = "CON GARRA ERRA POUCO"   I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; ("CON")   II - garantir o desenvolvimento nacional; ("GARRA")   III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; ("ERRA")   IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. ("POUCO")     Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:   * MNEMÔNICO PARA OS PRINCÍPIOS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS = "AINDA NÃO CONPREI RECOS"   I - independência nacional; ("IN")   II - prevalência dos direitos humanos; ("PRE")   III - autodeterminação dos povos;("A")   IV - não-intervenção; ("NÃO")   V - igualdade entre os Estados; ("I")   VI - defesa da paz; ("DA")   VII - solução pacífica dos conflitos; ("S")   VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; ("RE")   IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; ("CO")   X - concessão de asilo político. ("CON")   Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.   * MNEMÔNICO = "PESC"   P = POLÍTICA   E = ECONÔMICA   S = SOCIAL   C = CULTURAL       => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/ 
- 
                                Quando vc demora uns 20 minutos pra saber pq erro a questão excesso de confiança.  direto na letra C. 
- 
                                Que raiva.. falta de atenção :(( 
- 
                                DEMOREI 10 MINUTOS MAS ACERTEI KKKKK. GABARITO A 
- 
                                A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre os princípios fundamentais. Análise das assertivas: Assertiva I - Incorreta! Trata-se de fundamento da República, não de princípio que rege o Brasil em suas relações internacionais. Art. 1º: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político". Assertiva II - Correta. Trata-se de objetivo fundamental da República. Art. 3º, CRFB/88: "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: (...) III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; (...)". Assertiva III - Incorreta! Trata-se de fundamento da República, não de princípio que rege o Brasil em suas relações internacionais. Art. 1º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político". Assertiva IV - Correta. Trata-se de fundamento da República. Art. 1º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político". Assertiva V - Incorreta! Trata-se de princípio que rege o Brasil em suas relações internacionais, não de fundamento da República. Art. 4º, CRFB/88: A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) VI - defesa da paz; (...)". Assertiva VI - Correta. Trata-se de princípio que rege o Brasil em suas relações internacionais. Art. 4º, CRFB/88: A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) II - prevalência dos direitos humanos; (...)". Gabarito: O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A (as proposições I, III e V estão todas erradas). 
- 
                                Falta de ler com calma da nisso rs