-
Fantastico enunciado para uma questão simples.
Cada cidade irá formar grupos com o máximo de engenheiros possíveis 09.
Cidade A: 5 grupos de 9 eng = 5 x 9 =45
Cidade B: 8 grupos de 9 eng = 8 x 9 =72
Cidade C: 9 grupos de 9 eng = 9 x 9 = 81
Grupo A somado B supera C em: 5 + 8 = 13 - 9 = 04
Gab C.
-
GABARITO C
O cálculo utilizado aqui será o MDC (Máximo Divisor Comum)
81 72 45 2
81 36 45 2
81 18 45 2
81 9 45 3
27 3 15 3
9 1 5 3
3 1 5 3
1 1 5 5
1 1 1
Repare que a parte em negrito é a única em que todos os números são divididos simultaneamente, portanto meu MDC será: 3 x 3 = 9 (Devo multiplicar os divisores comuns dos três números dados pela questão)
Com isso temos:
Cidade A = 45/9 = 5
Cidade B = 72/9 = 8
Cidade C = 81/9 = 9
(A + B) - C = 13 - 9 = 4
-
O calculo utilizado será o M.D.C (Máximo Divisor Comum), ou seja, queremos saber qual é o maior número inteiro que é fator das 3 cidades.
cidade A: 45
cidade B: 72
cidade C: 81
45,72,81 | 3
15,24,27 | 3
5,8,9 |
3*3 = 9
Sendo assim, 9 grupos, cada qual com 5 engenheiros da cidade A, 8 engenheiros da cidade B e 9 engenheiros da cidade C.
OBS: Se estiver na dúvidaé só fazer a multiplicação para confirmar.
5 + 8 = 13
13 - 9 = 4
Alternativa C
-
Engraçado, a questão não fala que cada grupo tem que ter o máximo de engenheiros possíveis com o mesmo número de cada grupo? Se dividíssemos em 3 grupos, ficariam 15 engenheiros do grupo A 24 do B e 27 do C , e cada um com a mesma quantidade... acho que o enunciado deveria ser a maior quantidade de grupos e não de engenheiros... alguem teve a mesma dúvida?
-
Perfeito Thaís..entendi da mesma forma que você. Questão mal formulada.
-
Thais, eu acertei a questão por dedução e por analise dos valores das alternativas. Mas vc realmente tem razão. O texto está muito mal formulado...
-
Exato thais...e ainda o texto diz "esse número de participantes por grupo deveria ser o maior possível. " então a divisão por 3 nos daria o maior númeor de participantes por grupo...seria mais correto 15, 24 e 27. Ele pede o maior número de participantes por grupo e não a maior qtd de grupos possível.
-
A questão pede: Nessa situação, em qualquer um desses grupos, o número de engenheiros da cidade A somado com o número de engenheiros da cidade B, supera o número de engenheiros da cidade C em:
Ver comentário de Ivo Verão de 11/07.
-
video com a explicacao dessa questao
https://www.youtube.com/watch?v=_beDoVn6LC4
-
O que a @thais gabi falou tem todo o sentido. Se a questão pede para ter o máximo número de engenheiros, então o correto seria haver 3 grupos apenas, e não 9 grupos.
-
Por mais que eu torça meu cérebro pra tentar entender a questão, do jeito que está formulada, não consigo. A resposta é 12, pois formam-se 3 grupos, onde há a maximização de engenheiros por grupo. Em 9 grupos é o oposto do que a questão pede, o mínimo de engenheiros por grupo. Estou acompanhando a questão para ver se alguém põe luz no enunciado, pois dessa forma - ao meu ver - a questão deveria ser anulada.
-
Thiago Moser, enviei-lhe in box uma mensagem. Espero que ajude.
-
Thiago, se entender por favor compartilhe comigo, pois também pensei como você
-
"Todos os grupos deveriam ter o mesmo número de participantes e esse número de participantes por grupo deveria ser o maior possível"
Toda vez que você se deparar com uma questão que peça isso, use MDC. Depois basta so interpretar, como o colega Luis Felipe fez.
Só lembrando que MDC quer dizer máximo divisor comum, ou seja, so divide por um numero divisivel por todos, e quando um não dividir mais vc para, ai depois só interpreta.
-
Mas o máximo de engenheiros possível por grupo é 15, 24 e 27 e não 5, 8 e 9 (esse é o mínimo!). A resposta correta se considerarmos esse enunciado é 6. Há algo errado...
-
Rebeca breder, soma 5 (A) + 8 (B)= 13. Para saber quanto isso supera o número de C é preciso subtrair C. 13-9= 4. (Valores 5, 8 e 9 vierem do MDC)
-
Erro de digitação com certeza !!!! Só tem resposta se for o máximo de grupos possíveis e não o de integrantes por grupo.
-
Para que o número de participantes por grupo seja o maior possível, é necessário encontrar o menor inteiro que divida 45, 72 e 81 simultaneamente. Este número é 3. Serão 3 grupos.Cada um com 15 integrantes do grupo A, 24 do grupo B e 27 do C.
Não é o caso de máximo divisor comum, e sim de mínimo. Quanto menor o divisor, maior o quociente.
A FCC, que não costuma escorregar em questões de raciocício (na verdade é raro alguma banca cometer um erro destes), desta vez viajou.
-
O pior é que a banca nem anulou a questão, né? Ou ainda não saiu o gabarito definivo dessa prova? Absurdo, a questão nos leva a raciocinar de outra forma!
-
Não há erro algum. Lembrem-se: se querem o maior número de engenheiros possível por grupo, teremos a menor quantidade possível de grupos. Então, para isso, temos que encontrar o maior divisor comum entre os números dados, de modo que eles sejam divididos no menor número de grupos.
O MDC de (45,72,81) é 9. Então são formados 9 grupos com 22 engenheiros em cada um (são 198 engenheiros ao todo). Observem que acima de 9 grupos não tem como fazer grupos com a mesma quantidade de A ou de B ou de C em cada grupo.
-
Resolução:
https://www.youtube.com/watch?v=_beDoVn6LC4
-
Viajou, Lorena !
O maior número de engenheiros possível por grupo seria obtido com somente 3 grupos !
E enunciado deveria ser o MAIOR NÚMERO DE GRUPOS, e não o maior número de engenheiros possível por grupo.
A questão deveria ser anulada !!!
-
A QUESTÃO É DE MDC
1 - DECOMPOR OS TRÊS NÚMEROS
O Máximo Divisor Comum entre os três números é o 9
Então temos que:
Cidade A - 45/9 = 5 grupos com 9 Eng.
Cidade B - 72/9 = 8 grupos com 9 Eng.
Cidade C - 81/9 = 9 grupos com 9 Eng.
Mas a questão quer saber em quanto o número de engenheiros da cidade A somado com o número de engenheiros da cidade B, supera o número de engenheiros da cidade C em?
Grupo A somado B supera C em: 5 + 8 = 13 - 9 = 04
Gab C.
-
Resolução desta questão no Canal Matemadicas! Segue o link do vídeo explicativo:
https://www.youtube.com/watch?v=_beDoVn6LC4&list=PLBJoykwJ-tr3f9GnxV2I-8EqfbNSKsHgk&index=19
-
Todos os grupos deveriam ter o mesmo número de participantes e esse número de participantes por grupo deveria ser o maior possível.
Com essa informação, pensei logo de cara MDC.
Pq quanto maior o número de integrantes em um grupo, menor o número de grupos.
Dicas:
MDC: grupos diferentes, quantidades diferentes, dividir os grupos.
MMC: eventos com frequência diferente e quer saber quando acontece de novo juntos.
Enunciado duvidoso, é a segunda vez que vejo a Fcc fazer isso, igualmente na prova TST TJAA. (essa do TST o pior foi que as alternativas continham ambas respostas.)
Essa questão até que daria para acertar, porque fazendo pelo outro raciocínio a resposta seria 12, e não tem gabarito.
45+72+81=198 engenheiros
número de participantes por grupo deveria ser o maior possível.
22 engenheiros/grupo e 9 grupos = 198 --> 8+5-9 = 04 engenheiros
66 engenheiros/grupo e 3 grupos =198 --> 24+15-27 = 12 engenheiros ( não tem essa alternativa, mas deveria ser a correta, porque é onde tem mais participantes/grupo)
-
eu acredito que tem algo de errado nesta questão
talvez, a ÚNICA forma de se obter o maior número é tirando o MDC, que é 3, que nós dá 03 grupos com 15, 24 e 27 engenheiros, respectivamente.
deste modo, o número superaria em 12
eu, numa lógica sem lógica, dividi 12/3 e obtive 4 e marquei essa
mas a questão não está bem elaborada!
-
A questão é relativamente simples. Ela pede que todos os grupos tenham o mesmo número de membros, além de conter engenheiros com origem nas três cidades. Daí é só fazer o MDC. Tirado o MDC, que é 9, basta dividir o número de engenheiros de cada cidade pelo próprio MDC. Assim, cada grupo conterá 5 da cidade A, 8 da cidade B e 9 da cidade C. 5 + 8 - 9 = 13 - 9 = 4. Letra C.
-
Gabarito letra "C"
Assim como já afirmado por outros colegas, essa questão simplesmente tem duas respostas, porque pelo enunciado DEMENTE (chorem bando de paga pau de banca) o método de resolução deveria ser aquele em que a resposta é 12. Enfim, mais uma questão curinga para a banca.
-
Não sei porque, mas não consigo ler o enunciado e entender que os integrantes dos grupos não se misturam. Pensei que em cada grupo deveria ter engenheiros das três cidades. Alguém mais pensou assim?
-
Primeiramente deve-se encontrar o MDC de 45, 72 e 81. O que dá 9, ou seja são 9 grupos ao todo.
Na sequência, divide-se a quantidade de engenheiros de cada cidade entre os 9 grupos. Logo:
A = 45/9 = 5
B = 72/9 = 8
C = 81/9 = 9
Assim, conclui-se que em cada um dos nove grupos devem ter 5 engenheiros de A, 8 engenheiros de B e 9 engenheiros de C. O que dá um total de 22 engenheiros por grupo.
Como a questão pedia a quantidade de A + B que supera C. Logo deve-se subtrair A+ B = 13 - C = 4.
Questão mais de interpretação.
-
Eu usei o MDC(máximo divisor comum) para resolver esta questão.
-
Num raciocínio não tão lógico encontrei a resposta correta mas pelo que vi dos com2entários dos colegas, foi sorte. Eu somei os 3 números 45,72 e 81 que me deu um total de 198 e dividi por 3 grupos A,B,C, que me daria no máximo 66 por grupo.
Depois dividi o total 198/45 ( referente ao número máximo por grupo no A) = que me daria 4 grupos;
Depois dividi o total 198/72 ( referente ao número máximo por grupo no B) = que me daria 2 grupos;
Depois dividi o total 198/81 ( referente ao número máximo por grupo no C)= que me daria 2 grupos;
Soma se o primeiro resultado 4 ref a A por 2 ref a B e subtrai por 2 ref a C= ( 4+2-2) = 4
-
A questão foi ANULADA.