SóProvas


ID
1972696
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    A indústria tabagista pode ter descoberto um filão publicitário tão atraente quanto ilegal: a propaganda em festas universitárias. Voltados a jovens de classe média, os eventos atraem milhares de potenciais consumidores em uma faixa etária em que essa indústria vem perdendo terreno.

    “Qualquer forma de propaganda de produtos do tabaco é irregular”, informa, em nota, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Apenas a exposição dos produtos nos pontos de venda está permitida.”

    No dia 7 de outubro, observou-se a presença de cartazes de uma marca de cigarros em todos os ambientes de uma festa na zona oeste da cidade de São Paulo, embora não houvesse venda no local. Segundo os organizadores do evento, que reuniu 2000 jovens, as empresas pagam até R$ 10 mil em patrocínio. A fabricante do cigarro confirma que patrocinou a festa, mas diz que “segue rigorosamente a legislação vigente”.

(Leandro Machado e Angela Boldrini. Folha de S.Paulo, 19.10.2010. Adaptado)

No dia 7 de outubro, observou-se a presença de cartazes de uma marca de cigarros em todos os ambientes de uma festa na zona oeste da cidade de São Paulo, embora não houvesse venda no local. (3º parágrafo)

A alternativa que substitui corretamente o trecho em destaque, sem alteração de sentido, é:

Alternativas
Comentários
  •  O verbo Haver no sentido de existir é impessoal !!   por tanto, ficaria ;  Apesar de não HAVER ! ^^

  • Conjunções e Locuções Conjuncionais Subordinativas Concessivas: embora, conquanto, ainda que, posto que, apesar de que, mesmo que, se bem que, malgrado.

  • Eu optei pela alternativa B, "apesar de não haver", e o sistema está expondo a alternativa E como resposta, isto é, "portanto não haveria". Mas, no gráfico, as pessoas que acertaram, marcaram a letra B. Será que cabe recurso?  

  • Concordo com você Gabriel... também marquei letra B, acredito que seja um erro no sistema. 

  • Embora é concessão não tem firula não.Portanto pode ser substituído, sem nenhuma aderivativo semântico por "apesar de".

  • Conjunções concessivas: Embora, conquanto, ainda que, apesar de que, mesmo que, posto que, sem que, se bem que . Essas conjunções são utilizadas para orações subordinadas. Para as orações coordenadas são conjunções adversativas .

  • Conjunções concessivas: Embora, conquanto, ainda que, apesar de que, mesmo que, posto que, sem que, se bem que . Essas conjunções são utilizadas para orações subordinadas. Para as orações coordenadas são conjunções adversativas .