DE ASSISTENTE SÓ O NOME (O ASSISTENTE DE DIREÇÃO)
Cada equipe tem um chefe responsável, um cabeça. Em cada uma das equipes, esse cabeça atende pelo nome de diretor: diretor de arte, diretor de fotografia, diretor de produção.
No entanto, existe uma função no cinema que tem status de chefe de equipe, salário de chefe de equipe, trabalho de chefe de equipe e não atende pela designação de diretor: é o ASSISTENTE DE DIREÇÃO. Profissional que precisa unir a sensibilidade artística a um grande apuro técnico e liderança, o assistente de direção está ligado à direção e à produção do filme.
Numa grande filmagem, sua equipe conta com, no mínimo, três assistentes. São funções principais da equipe de assistência de direção:
Definir cada diária de filmagem, tendo por base o planejamento da produção. É o assistente de direção quem define a ordem de filmagem das cenas, buscando a melhor configuração para todos os núcleos. Realizar uma análise técnica do roteiro. O assistente de direção conhece como ninguém cada detalhe do roteiro e sabe tudo o que é necessário para filmar uma cena. Ele faz uma lista de todos os atores, técnicos, objetos e equipamentos que serão necessários para gravar e repassa essas informações para os devidos núcleos. Trabalhar com o produtor de set na definição de horários de início e fim de diária, além de planejar os horários de café, almoço etc. Também cabe ao assistente de direção definir os locais onde podem ser colocados equipamentos e onde podem estacionar carros e caminhões. Isso acontece porque o assistente de direção conhece bem a decupagem do diretor e sabe o que a câmera vai captar. Dessa forma, fica ao seu cargo zelar pela distribuição de coisas e pessoas no set. Preparar o kit básico de produção: plano de filmagem, análise técnica e ordem do dia. Cuidar do elenco, definindo ensaios e filmagens de acordo com a agenda de cada ator.
Além de tudo isso, o assistente de direção é o segundo olhar do diretor. Ele deve estar sempre atento ao enquadramento, à atuação dos atores, ao trabalho dos figurantes e à continuidade da cena. Caso algum problema passe batido pelos olhos do diretor, o assistente de direção percebe.
Alguns diretores gostam muito de trabalhar em parceria com o assistente de direção, ampliando ainda mais suas funções. Nesse caso, o assistente pode opinar sobre a decupagem e a atuação dos atores, formando, com o diretor, o diretor de arte e o fotógrafo, um quarteto na criação das imagens.
Fonte: http://www.telabr.com.br/oficinas-virtuais/texto/38