-
Jornais - pode ter como foco principal tanto o público interno, quanto o externo dependendo de seu objetivo. Deve abranger matérias relacionadas a diferentes temas como: matérias institucionais que são as normas, regulamentos, avisos, produtos serviços, desenvolvimento de alguma atividade interna, orientações sobre a utilização de determinado tipo de manual, etc; de motivação apresentando estudos sobre um determinado tema recorrente no momento, como concursos, divulgação de prêmios entre outros; de orientação profissional sobre higiene, saúde, conselhos úteis, programas de treinamento etc; educativas sobre conhecimentos gerais como história, geografia, turismo etc; de interesse feminino; de entretenimento entre outras. Deve ter periodicidade definida, fotos e textos distintos para que desperte interesse em diversos públicos.
-
Alguém sabe porque esta questão está errada?
-
Creio que é devido à informação de que o jornal se destina a TODOS os públicos da organização. Ele pode, muito bem, destinar-se apenas ao interno.
-
Analisando a definição de jornais oferecida pela colega creio que o erro está no que se refere ao "resumo de fatos em determinado período". Acho que a afirmativa refere-se à definição de informativo, já que o jornal não precisa ser um resumo de acontecimentos, podendo ( e devendo) abranger outros temas de interesse de variados públicos.
-
Marquei errado pelo público, como a colega bruna ja citou, embora ache interessante utilizar o jornal para divulgar eventos futuros, nao somente síntese do que já ocorreu.
-
Acho que o erro está na informação categórica de que o jornal atinge a todos os públicos da organização.
Ele é feito principalmente para o público interno, mas PODE ser direcionado também para outros públicos, como acionistas, imprensa, governo, etc.
Vejam que atingir vários públicos é a EXCEÇÃO, não a regra.
-
O informativo geralmente se refere a um tema específico, o jornal abrange outras temáticas como informei no meu comentário acima. O que está errado na questão é a afirmação de que é uma síntese dos acontecimentos da instituição. O jornal é muito mais abrangente que isso, pode falar sobre a história da empresa por exemplo, sobre um colaborador que tem um hobby, se isso for de interesse e aumentar o clima da empresa por exemplo.
-
Definição de jornal institucional no site da aberje:
JORNAL INSTITUCIONAL - Publicação com conteúdos informativos, interpretativos, opinativos e de entretenimento, dirigida a um ou mais elementos componentes do Público Externo (clientes, consumidores, fornecedores, comunidade, distribuidores, revendedores, imprensa, governo, universidades, associações de classes, entre outros) e/ou Público Interno (empregados e familiares e empregados de empresas terceirizadas que prestem serviços em caráter permanente).
-
Minha opinião:
O jornal tem periodicidade mais estendida que o informativo (CERTO) e funciona como uma síntese dos acontecimentos da instituição em certo período (ERRADO), atingindo a todos os públicos da organização (CERTO).
-
O jornal tem periodicidade mais estendida que o informativo e funciona como uma síntese dos acontecimentos da instituição em certo período, atingindo a todos os públicos da organização.
Nem o jornal, nem nenhum outro canal atinge todos os públicos. O objetivo de cada publicação é justamente atender um determinado público, seja interno ou externo.
-
Impossível atingir todos os públicos de uma organização. Dependendo de onde circule o jornal (o que não foi especificado na questão), não são todos os públicos que terão contato com esse tipo de veículo, como os familiares do funcionários, concorrentes, público externo.