SóProvas


ID
1983121
Banca
EXATUS
Órgão
Ceron - RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Netto (2011) três vertentes se fizeram presentes no processo de renovação do Serviço Social no Brasil e instauraram o ecletismo ou o pluralismo profissional: a tendência modernizadora, a reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura. Sobre elas, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para as afirmativas que se seguem:

( ) A vertente modernizadora teve hegemonia até os anos 1970, iniciando-se no Seminário de Araxá em 1967 e se consolidando no Seminário de Teresópolis em 1970. Buscou modernizar o Serviço Social a partir da mesma razão instrumental vigente na profissão (neopositivismo), com isso, faz a revisão de métodos e técnicas para adequar-se às novas exigências postas pelo contexto. O Serviço Social é tido como elemento dinamizador e integrador do processo de desenvolvimento.

( ) A perspectiva de intenção de ruptura remeteu a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes, gerou um inconformismo tanto em relação à fundamentação teórica quanto à prática, fazendo emergir momentos de debates e questionamentos que se estendem não exclusivamente ao que ocorre dentro da profissão, mas principalmente sobre as mudanças políticas, econômicas, culturais e sociais que a sociedade da época enfrentava, consequência do desenvolvimento do capitalismo mundial que impôs à América Latina seu modelo de dominação, da exploração e da exclusão.

( ) A vertente modernizadora se apresentou como um método de ajuda psicossocial fundado na valorização do diálogo e do relacionamento; com isso, reatualiza a forma mais tradicional de atuação profissional: a perpectiva psicologizante da origem da profissão. O marco referencial teórico dessa metodologia é constituído por três  grandes conceitos: diálogo, pessoa e transformação social.

( ) A vertente da reatualização do conservadorismo (ou fenomenológica) buscou desenvolver procedimentos diferenciados para a ação profissional, a partir do que seus teóricos conceberam como referencial fenomenológico. Esta vertente recupera o que há de mais conservador na herança profissional, com um enfoque psicologizante das relações sociais e distante do verdadeiro legado fenomenológico de Husserl.

Marque, de cima para baixo, a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  •  III - A vertente modernizadora se apresentou como um método de ajuda psicossocial fundado na valorização do diálogo e do relacionamento; com isso, reatualiza a forma mais tradicional de atuação profissional: a perpectiva psicologizante da origem da profissão. O marco referencial teórico dessa metodologia é constituído por três grandes conceitos: diálogo, pessoa e transformação social.

     

    ERRADO! No item em comento, Yasbek (2009) assinala que a    vertente  inspirada  na    fenomenologia,  que  emerge  como  metodologia  dialógica,  apropriando‐se  também  da  visão  de  pessoa  e  comunidade  de  E.Mounier (1936)     dirigese ao vivido humano,

     aos sujeitos em suas vivências, colocando para o Serviço Social a tarefa de "auxiliar na abertura desse sujeito  existente, 

    singular,  em  relação  aos  outros,  ao mundo  de  pessoas"  (ALMEIDA,  1980, p. 114). Esta tendência que no Serviço Social brasileiro vai 

    priorizar as  concepções de pessoa, diálogo e transformação social (dos sujeitos) é analisada  por  Netto  (1994,  p.  201  e  ss)  como  uma  forma  de  reatualização  do  conservadorismo presente no pensamento inicial da profissão.

     

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf

  • A vertente do item III é a Renovação do Conservadorismo e não a modernização conservadora
  • A vertente de reatualização do conservadorismo ou fenomenológica se apresentou como um método de ajuda psicossocial fundado na valorização do diálogo e do relacionamento; com isso, reatualiza a forma mais tradicional de atuação profissional: a perspectiva psicologizante da origem da profissão. O marco referencial teórico dessa metodologia é constituído por três grandes conceitos: diálogo, pessoa e transformação social.