SóProvas


ID
1998703
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Maturéia - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     Chiclete? Só com hora marcada e tempo determinado  


Já não é mais novidade que mascar chiclete pode ser um ótimo aliado da saúde bucal uma vez que essa prática induz a produção de saliva, o detergente natural da boca e item fundamental para todo o funcionamento dessa área. Mas não pense você que a goma de mascar está liberada sem limites. Chiclete só pode ser mascado com hora marcada e tempo determinado. 

Segundo Karyne Magalhães, cirurgiã-dentista membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais e autora do site Botox Goiânia, devemos mascar chicletes apenas depois de alguma refeição como café da manhã, almoço e jantar.

“Isso porque quando mastigamos produzimos uma saliva chamada saliva de estímulo. Ela serve como iniciadora da nossa digestão, que começa na boca antes de passar para o sistema gastro-digestivo. Se ficarmos mascando chiclete toda hora, nosso organismo vai começar a produzir sempre esse tipo de saliva e vai aumentar a produção de suco gástrico para digerir a comida que está por vir, mas como nada está sendo ingerido, esse ácido pode danificar as paredes do estômago, principalmente quando já se tem alguma lesão instalada (gastrite ou úlcera)”, diz a especialista. Para ela, além de ter hora certa para mascar chicletes, ele ainda deve ser saboreado por no máximo 15 minutos para não cansar a mandíbula. “Vamos evitar os transtornos gástricos e a dor na articulação temporomandibular”, diz Karyne.

E as coordenadas não param por aí, pois não é qualquer chiclete que faz bem para a saúde bucal, não. Gomas super açucaradas fazem tão mal para a saúde bucal quanto um doce. “Os chicletes mais indicados s as gomas de mascar sem açúcar e com xilitol. Mascar chicletes sem açúcar aumenta a concentração de bicarbonato na saliva, o que é muito bom para restaurar o pH bucal”, diz a dentista.

É importante saber também que não é recomendado mascar chiclete só de um lado da boca. “Devemos mastigar de ambos os lados porque assim estimulamos a produção salivar dos dois lados da face, assim como a musculatura facial de ambos os lados, melhorando o tônus e a circulação sanguínea. É como fazer musculação, precisamos treinar braços e pernas dos dois lados para que tudo tenha a mesma estética e função”, diz Karyne.

Apesar de estimular a produção salivar, preservando a boca saudável, o bom hálito e evitando doenças periodontais, o ato de mascar chiclete não substitui uma higienização completa. “Chiclete não substitui o uso do fio dental e nem a escovação, mas pode ajudar naquele dia em que realmente você não tem como escovar os dentes. Mas assim que puder, capriche na higiene bucal para evitar problemas nessa região”, diz a dentista.


htpp://www.wscom.com.br.20/05/2016

Apesar de estimular a produção salivar, preservando a boca saudável, o bom hálito e evitando doenças periodontais, o ato de mascar chiclete não substitui uma higienização completa.

A expressão “apesar de ” dá a ideia de:

Alternativas
Comentários
  • Letra A concessão

  • Complmentando...

     

    Concessivas: exprimem contrariedade, ressalva, oposição a uma ideia sem invalidá-la.
     

    Embora se bem que
    malgrado posto que
    conquanto nem que
    ainda que/quando apesar de que
    mesmo que
     

    [..]

    - Embora viaje o mundo inteiro, nunca conhecerá sua terra profundamente
     

    - Conquanto eu trabalhe, nunca paro de estudar.
     

    [...]

     

    FONTE: Pestana, Fernando. A Gramática para concursos públicos. 2º edição. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2015.

     

    bons estudos

  • GABARITO: A

    Concessivas: Indicam uma concessão, admitem uma contradição, um fato inesperado. Traz em si uma ideia de "apesar de".  Exemplo: Embora estivesse cansada, fui ao shopping. (= apesar de estar cansada). Principais conjunções concessivas: embora, ainda que, mesmo que, apesar de , se bem que.

    Causais: = PORQUE. Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como. Exemplo: Ele não fez o trabalho porque não tem livro.

    Conclusão: Servem para dar conclusões às orações. Ex.: Estudei muito, por isso mereço passar. Principais conjunções conclusivas: logo, por isso, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim.

    Consecutivas: Expressam ideia de consequência. Ex.: Falou tanto que ficou rouco. Principais conjunções consecutivas: que (após "tal", "tanto", "tão" , "tamanho")

    Explicativas: Explicam, dão um motivo ou razão. Ex.: É melhor colocar o casaco porque está fazendo muito frio lá fora. Principais conjunções explicativas: que, porque, pois (antes do verbo), porquanto.

    tirado de apostilasopcao.com.br

     

  • Indicam uma concessão, admitem uma contradição, um fato inesperado. Traz em si uma ideia de "apesar de". Exemplo: Embora estivesse cansada, fui ao shopping. (= apesar de estar cansada). Principais conjunções concessivas: embora, ainda que, mesmo que, apesar de , se bem que.

  • Gab.: A (apresar de)