-
C)
.2. A Teoria Clássica
Em um contexto semelhante ao da Administração Científica (pois foram geradas na mesma época), a Teoria Clássica da Administração, desenvolvida por Henri Fayol, buscou a melhoria da eficiência através do foco nas estruturas organizacionais.12
Figura 1.4 – Contexto da Teoria Clássica
Dessa forma, o foco com Fayol saiu das tarefas para a estrutura. Ele tinha uma visão de “cima para baixo” das empresas. Através dos estudos da departamentalização, via os departamentos como partes da estrutura da organização.
Foi, portanto, um dos pioneiros no que se chamou de teóricos fisiologistas da administração. Assim, o escopo do trabalho do administrador foi bastante ampliado dentro da visão de Fayol.
-
GABARITO: C
--Pode-se dizer que a Teoria Comportamental teve início em 1947, com o surgimento do livro “Teoria Comportamental na administração: O Comportamento Administrativo”, de Herbert A. Simon, o qual constituiu um ataque aos princípios da Teoria Clássica e à aceitação – com os devidos reparos e correções – das principais idéias da Teoria das Relações Humanas.
As principais características da Teoria Comportamental são:
A grande ênfase nas pessoas;
A preocupação com o comportamento organizacional e os processo de trabalho);
O estudo do comportamento humano.
--A teoria burocrática de Max Weber é uma espécie de organização humana baseada na racionalidade, ou seja, os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente formal e impessoal, a fim de alcançarem os fins pretendidos. Dessa forma, na teoria burocrática há grande ênfase na eficiência.
-- A Teoria Clássica da Administração' foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência.
Fontes: http://www.estudoadministracao.com.br/ler/teoria-da-burocracia-de-max-weber/
http://www.sobreadministracao.com/teoria-comportamental-da-administracao/
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/teoria-classica-da-administracao-segundo-henri-fayol/13239/
-
Complemetando:
(Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Secretário Executivo) O sistema motivacional da teoria comportamental ganhou expressão a partir dos estudos de Maslow, que afirma que as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influência, denominada escala de necessidades. C
(Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: ANAC Prova: Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 2) O conceito central da teoria da burocracia é a autoridade legal, racional ou burocrática. C
(Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: UNIPAMPA Prova: Administrador) A teoria clássica visa aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos competentes da organização e das suas inter-relações estruturais. C
-
GABARITO LETRA C.
-
GABARITO LETRA C
Dicas,
Falou em Max WeBer - > Burocracia
Falou em Fayol (pai da administração) -> Teoria Clássica.
-
Complementando os colegas, a Abordagem Comportamental é um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, mas apresenta críticas severas às suas concepções ingênuas e românticas do ser humano.
Pode ser dividida em duas teorias principais: a Teoria Comportamental (ou Teoria do Comportamento Organizacional) e a Teoria do Desenvolvimento Organizacional.
Ambas possuem ênfase nas pessoas, porque são consideradas a parte mais importante das organizações.
As abordagens pode ser vistas como explicativas e descritivas, visto que buscam explicar a administração, os administradores, as organizações e os processos administrativos.
Teoria Comportamental traz várias visões sobre a motivação humana e busca aplicar e estudar nas organizações as nuances do comportamento humano como indivíduos e como integrantes de grupos.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional está associado ao conceito de mudança organizacional.
Chiavenato (2011) traz a seguinte definição de Desenvolvimento Organizacional, por French e Bell:
Desenvolvimento Organizacional é:
“Esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, particularmente por meio de um eficaz e colaborativo diagnostico e administração da cultura organizacional - com ênfase especial nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal - com a assistência de um consultorfacilitador e a utilização da teoria e da tecnologia das ciências comportamentais, incluindo ação e pesquisa”.
Fonte: Estratégia - prof. Carlos Xavier
Introdução à Administração - Maximiano
Bons estudos!
-
Isso sim é uma questão legal! kkkk
-
Se eu errasse essa eu me enterrava.