SóProvas


ID
2015299
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I
A leitura literária e o ensino de literatura
    Segundo Aguiar e Bordini (1988), o livro é o instrumento que expressa todo e qualquer conteúdo humano individual e social de forma cumulativa. A partir da leitura, o indivíduo é capaz de compreender melhor sua realidade e seu papel como sujeito nela inserido. Os textos, especialmente os literários, são capazes de recriar as informações sobre a humanidade, vinculando o leitor aos indivíduos de outros tempos. Nas palavras de Larrosa (2000), ler consiste em ver as coisas diferentes, coisas dantes nunca vistas, entregar-se ao texto, abandonar-se nele e não apenas apropriar-se dele para nossos fins. As pessoas crescem lendo e são permanentemente leitoras em formação, recebendo a cada etapa de sua vida uma nova carga significativa para os conhecimentos já acumulados por suas leituras anteriores.
    Um texto não é um objeto fixo em um momento histórico; ele lança seus sentidos e tem sua continuidade nas composições de leitura que suscita. Não cabe ensinar literatura perguntando apenas “O que o texto pode querer dizer?”, mas sim, e especialmente, “Como o texto funciona em relação ao que quer dizer?”. O leitor ou interlocutor interage com o texto, constrói sentidos, expõe suas relações com a língua, exterioriza seus conhecimentos prévios, preconceitos, pontos de vista. Ao final de cada leitura, o texto já é um novo texto.

(ZAFALON, Miriam. A leitura e o ensino da Literatura no Nível Médio.
Tese de Mestrado. UEM)

"Os textos, especialmente os literários, são capazes de recriar as informações sobre a humanidade, vinculando o leitor aos indivíduos de outros tempos. Nas palavras de Larrosa (2000), ler consiste em ver as coisas diferentes, coisas dantes nunca vistas, entregar-se ao texto abandonar-se nele e não apenas apropriar-se dele para nossos fins”.
As palavras sublinhadas correspondem a formas de infinitivo. Assinale a opção que indica o infinitivo que tem classe morfológica diferente dos demais.

Alternativas
Comentários
  • ler consiste em ver as coisas diferentes.

    ler - SUJEITO

  • Calma! Não cagou no pau. Cobrou o emprego MORFOLÓGICO do verbo que, no caso de LER, assumiu o valor de substantivo. Se cobrasse sintaticamente, teria valor de sujeito. Humildade antes de esculachar a banca!
  • Gabarito: B

    Achei bem difícil, não entendi o que a questão quer. Que eu saiba, todo infinitivo tem valor morfológico de substantivo, então, que outro valor morfológico ele quer aqui? Adjetivo, advérbio, artigo..... O verbo Ler parece ser sintaticamente o sujeito da oração, mas não é isso que a questão pede...

    Essa foi prova de professor para professor...

    Se alguém puder explicar melhor eu agradeço.

  • "Os textos, especialmente os literários, são capazes de recriar" ; OS TEXTOS RECRIAM. Recriar é verbo de ação.

    "ler consiste em ver". O LER consiste em VER.  Sujeito é NOME. Portanto é como se o verbo LER estivesse substantivado. VER é verbo.

    Verbos pronominais não preciso nem comentar...

    Portanto, alternativa B

  • Precisa sim!

  • pra ser um substantivo não teria que ter um artigo antes?

  • A transitividade dos verbos destacados dão a resposta, apesar do texto pedir a resolução através da análise morfológica em si ( as classes de palavras propriamente ditas). O verbo ler, neste texto, é intransitivo, enquanto os demais estão divididos entre VTD e VTDI. Questão muito boa. Lembrando que é específica para professores de LP.

  • :(      ?

  • Xheia de truques: Não colocaram artigo antes do ler,mas explicaram o que consiste o "ler"
  • Falar sobre transitividade enquanto pede classe morfológica diferente? Algo de errado não está certo.
  • Diego Leite, gostei da sua explicação e THEO MIRANDA, sua observação é pertinente. A galera, por default, critica muito o português da FGV, mas esta questão é muito boa.

  • Gente, falando em MORFOLOGIA ler é o unico infinitivo que está com função de verbo.

  • Eu fui por eliminação e cheguei no que a questão pedia. Todos estão em sua forma nominal, contudo o único que não está preposicionado é o verbo LER, logo faz um papel de derivação imprópria.

    DE RECRIAR 

    EM VER 

    EM RECRIAR-SE

    EM APROPRIAR-SE

  • a) Verbo. Os textos recriam.

    b) Substantivo. O ler consiste em ver...

    c) Verbo. Ler consiste em ver as coisas...

    d) Verbo. Ler consiste em entregar-se.

    e) Verbo. Ler consiste em não apenas apropriar-se.

     

    Gabarito: B

  • "LER" - DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA - POIS OCORREU A SUBSTANTIVAÇÃO DO VERBO NA FRASE,  CUMPRINDO A FUNÇÃO SINTÁTICA DE SUJEITO, EMBORA MORFOLOGICAMENTE SEJA UM SUBSTANTIVO POR DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA

  • O ler está numa função subjetiva, ou seja, na função de sujeito da forma verbal "consiste''. 

    O ler tem função morfológica de Substantivo

    - O ler consiste em ver...

     

  • ESSA ERREI SEM MEDO

  • ACERTEI CONSCIENTE P***! :)

    Gabarito: B

    Ler exerce função de substantivo. Ler consiste em.... O ler, leitura consiste em...

    #AVAGAÉMINHA

  • boa questão. errei, mas da próxima me atento mais ao comando da questão

  • PARA NÃO ERRAR MAIS

  • Cara, pior que essa questão era fácil. Errei por ''Ansieso''. kkkk

  • Ler = substantivo! ;)

  • infinitivo assume funcao de substantivo.

    Ttenta trocar o participio por outro substantivo qualquer.

    "Ler consiste em"

    Lixo/cafe/limao consiste em ...

  • LER....

    Leia o texto! :)

  • ALTERNATIVA B)

    1-são capazes "de" recriar as informações sobre a humanidade => FORMA VERBAL NO INFINITIVO

    2-Ler consiste em ver as coisas diferentes => FORMA VERBAL COMO SUBSTANTIVO (o determinante ou o acompanhante esta suprimido, mais a palavra consiste ajuda a identificar como um substantivo, veja: que é que consiste em ver as coisa diferentes? ler ou o ler => o que é que consiste em ver as coisas diferentes o ler

    3-Ler consiste "em" ver as coisas diferentes => FORMA VERBAL NO INFINITIVO

    4- entregar-se ao texto abandonar-se "nele" e não apenas apropriar-se dele para nossos fins”. => FORMA VERBAL NO INFINITIVO

    5-entregar-se ao texto abandonar-se "nele" e não apenas apropriar-se dele para nossos fins”. => FORMA VERBAL NO INFINITIVO

  • esse professor Arenildo arrasa. Vai direto ao ponto

  • GAB: "B".

    Consegui acertar esta. Identifiquei que LER tem o valor sintático de SUBSTANTIVO e pode simplesmente ser substituído pelo substantivo abstrato LEITURA. Os demais atuam como verbos transitivos diretos ou indiretos.

    "Os textos, especialmente os literários, são capazes de recriar (o quê?) as informações sobre a humanidade, (VTD) vinculando o leitor aos indivíduos de outros tempos. Nas palavras de Larrosa (2000), ler (leitura) consiste em ver as coisas diferentes, coisas dantes nunca vistas, entregar-se (a quem?) ao texto (VTI) abandonar-se (em quem?) nele (VTI) e não apenas apropriar-se (de quem?) dele (VTI) para nossos fins”. As palavras sublinhadas correspondem a formas de infinitivo. Assinale a opção que indica o infinitivo que tem classe morfológica diferente dos demais."

  • Notei que o ler nao tem O.D

  • (LER) nesse contexto = SUJEITO e os demais são verbos e regem preposição.

    Bons estudos.