SóProvas


ID
2020513
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

“Ordenação de documentos em grupos, uns em relação aos outros, a ordenação das séries dentro dos grupos e, ocasionalmente, a ordenação das peças individuais dentro das séries” foi o conceito publicado nos Anais do I Congresso Brasileiro de Arquivologia em 1972 para designar:

Alternativas
Comentários
  • Arranjo

     

    As definições do termo “arranjo” estão transcritas

     

     A numeração das definições, quando não explicitada nas publicações, foi atribuída para facilitar a compreensão.

     

    CBA (Congresso Brasileiro de Arquivologia) =  Ordenação de documentos em grupos, uns em relação aos outros, a ordenação das séries dentro dos grupos e, ocasionalmente, a ordenação das peças individuais dentro das séries.

     

    ABNT = 1. Processo que, na organização de arquivos permanentes, consiste na ordenação (estrutural ou funcional) dos documentos em fundos, na ordenação das séries dentro dos fundos e, se necessário, dos itens documentais dentro das séries.

                  2. Processo que, na organização de arquivos correntes, consiste em colocar ou distribuir os documentos em uma sequência alfanumérica, de acordo com o método de arquivamento previamente adotado.

     

    Fonte: BALMANT- Fabricio Vieira. Terminologia Arquivistica  Brasileira.

  • Ordenação e classificação =arranjo

  • Arranjo não é o termo usado para documentos permanentes???

     

  • Arranjo: Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.

    Indexação: Processo pelo qual documentos ou informações são representados por termos, palavras-chave ou descritores propiciando a recuperação da informação.

    Descrição: Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa.

    Classificação: Organização dos documentos de um arquivo ou coleção de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo.

    Análise e identificação do conteúdo de documentos seleção da categoria de assunto sob documentos, a qual sejam recuperados, podendo-se-lhes atribuir códigos.

    Atribuição a documentos ou às informações neles contidas, de graus de sigilo conforme legislação específica. Também chamada classificação de segurança.

  • Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, ARRANJO é a "Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido".

    Arranjo é, em arquivologia, a reunião e ordenação adequada dos documentos em fundos, as séries dentro dos fundos e, caso seja necessário, dos itens documentais dentro das séries.

    Tarefas do arranjo: atividades intelectuais(intervenção abstrata) e físicas(intervenção concreta).

    George Melo Rodrigues