-
Gabarito Certo: 2.1. Definição
De acordo com o art. 3o da Lei no 8.159/1991, gestão de documentos é “o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.
A gestão cobre toda a vida do documento, desde a sua produção (nascimento) até a sua destinação final (eliminação ou recolhimento ao arquivo permanente). Portanto, ela abrange todas as atividades (rotinas) inerentes às idades “corrente e intermediária”.
São consideradas atividades de gestão de documentos: inspeção, avaliação, destinação, eliminação, entre outras.
Atenção: A descrição é atividade de um arquivo permanente, e não de uma gestão de documentos (como veremos no próximo capítulo).
Importante frisar que a gestão envolve documentos nos mais variados suportes.
2.2. Objetivo
Garantir, de maneira eficaz, a produção, administração, manutenção e destinação de documentos (de forma racional, econômica).
Vanlentini, 2013.
-
Gabarito é ERRADO, no caso. Gestão de Documentos aplica-se somente ao arquivo corrente e intermediário, não ao permanente.
-
QUESTÃO ERRADA
Todas ações relativas ao Permanente, não esta no escopo da Gestão Documental.
-
A fase permanente não pertence à gestão de documentos.
-
Onde está a referência à fase permanente? O acervo contém documentos históricos e arquivos.
-
Eduardo Ribeiro, com todo respeito, acredito que seja nessa parte "nstrumentos de pesquisa relativos à descrição e à localização dos documentos no acervo", pois é uma característica da fase permanente.
Espero ter ajudado. Bons estudos
-
Atenção: A descrição é atividade de um arquivo permanente, e não de uma gestão de documentos
-
Importante questão que versa sobre os instrumentos de pesquisa elaborados no âmbito dos arquivos permanentes. Devemos sempre lembrar que há o estabelecimento de uma hierarquia no programa descritivo dos arquivos permanentes, sendo que o primeiro instrumento a ser elaborado deve sempre ser o guia, seguindo do inventário. Como sabemos, o inventário é o instrumento de pesquisa que descreve conjuntos documentais ou partes do fundo arquivístico. Sendo assim, os INSTRUMENTOS DE PESQUISA não estão inclusos no âmbino da GESTÃO DE DOCUMENTOS, visto que esta ocorre nas fases CORRENTE e INTERMEDIÁRIAS e aquela na fase PERMANENTE.
Gab.: ERRADO
Ps.: Se houver erros, comuniquem- me.
-
Acervo diz respeito à arquivo permanente, logo, documentos nessa fase já NÃO faz parte mais da gestão documental.
-
acervo
Documentos de uma entidade produtora ou de uma entidade custodiadora.
DTA.
Ou seja, de acordo com o DTA a palavra ,acervo, se refere à arquivos em geral.
-
Gab: ERRADO
- Acervo é sinônimo de Arquivo Permanente.
- Descrição é tarefa típica desses arquivos permanentes, visto que um de seus objetivos é facilitar o acesso aos pesquisadores (é ostensivo).
Portanto, na fase secundária do documento, não há o processo de gestão, faz-se, é claro, o tratamento desses acervos para preservá-los, mas a gestão, como é realizada nas fases anteriores, não. Com isso, gabarito errado!
FONTE: Meus resumos, pág. 13.
Erros, mandem mensagem :)
-
a Real é que não há concenso em relação as 7 funções arquivisticas. Criação-avaliação-classificação-aquisição-conservação-descrição-difusão.
Uns dizem que as 7 estão contidos em um PGD, outros dizem que não, por exemplo, em vários obras definem a técnica da Descrição como voltada com enfâse aos PERMANENTES, porém não retira ou exclui sua aplicação em outros fases.