SóProvas


ID
2031211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das funções arquivísticas de criação, aquisição, difusão e preservação de documentos, julgue o item que se segue.

A definição de um formato de arquivo para a criação de documentos digitais arquivísticos é uma atividade vinculada à preservação de documentos.

Alternativas
Comentários
  • A Carta de de Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital (CONARQ,2005) explicita a necessidade do estabelecimento de:

    "políticas públicas, diretrizes, programas e projetos que minimizem os efeitos da fragilidade e da obsolescência de hardware, software e formatos que assegurem, ao longo tempo, a autenticidade, a integridade, o acesso contínuo e o uso pleno da informação a todos os seguimentos da sociedade".

    Questão CORRETA.

    Fonte: http://revista.ibict.br/ciinf/article/viewFile/1357/1536

    Essa vaga é minha!

  • O conhecimento do FORMATO DE ARQUIVO do componente digital é essencial para o planejamento e a implementação de diversas *ações de preservação*, como, por exemplo, a conversão devido à obsolescência do formato.

    Fonte: e-Arq Brasil pg. 118

  • o que é formato de arquivo: Especificação de regras e padrões descritos formalmente para a interpretação dos bits constituintes de um arquivo digital. Pode ser: aberto, fechado, proprietário, não proprietário e/ou padronizado

    para que serve a definição de um formato de arquivo: Órgãos e entidades precisam capturar uma gama diversificada de documentos com formatos de arquivo e estruturas diferentes. Os requisitos técnicos para a captura variam de acordo com a complexidade dos documentos. Em alguns ambientes não é possível identificar, antecipadamente, todas os formatos de arquivo e estruturas possíveis dos documentos, já que alguns são recebidos de fontes externas

    qual é o objetivo :O conhecimento do formato de arquivo do componente digital é essencial para o planejamento e a implementação de diversas ações de preservação como, por exemplo, a conversão devido à obsolescência do formato

    fonte: e-arq

  • O cespe gosta de relacionar formato à função de preservação.

    Q184356 - ABIN 2010

    Definir e utilizar formatos padronizados na elaboração de documentos digitais facilita a definição de técnicas de preservação digital e reduz custos, embora esses padrões não sejam perenes. (gab: certo)

    Q474097 - MPU 2013

    A definição de um formato para os documentos arquivísticos digitais é tema das discussões atuais acerca da preservação de documentos de arquivo. (gab: certo)