SóProvas


ID
2032606
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                                                           ENTRE NO EIXO

Descuidar-se das costas pode afetar seu humor, sua autoconfiança e até sua vida sexual. (Vai querer?) Corrija sua postura agora.

                                                                                                                                                                                                              Por Meghan Rabbit e Elaine Carvalho


Preste atenção em sua postura enquanto lê esta reportagem. Está largada no sofá, com as costas tortas e os ombros arqueados? Debruçada sobre o notebook? Então aproveite para se corrigir. Você vai descobrir que mais coisas do que você imagina acontecem no corpo e na cabeça quando você se desconecta daquela que é o eixo do seu corpo: a coluna. E que as consequências vão além daquela dor chata nas costas. “A postura errada atrapalha a respiração, enfraquece os músculos e derruba seu nível de energia”, fala o quiropata americano Steven Weiniger, especialista em postura e autor do livro Stand Taller, Live Longer (sem edição em português). Em outras palavras, se reflete na sua aparência e no modo como você se sente. Veja por que e como colocar cada parte do seu corpo no lugar certo.

Por que colocar o corpo no eixo?

Porque andar como o corcunda de Notre Dame vai muito além de ser feio e nada sexy. Ao corrigir a postura, você sai ganhando em...

1/ MAIS FOCO

De acordo com Steven Weiniger, ao manter as costas arqueadas, as costelas pressionam o diafragma, impedindo que os pulmões inflem completamente. (Quer fazer o teste? Tente inspirar profundamente nessa posição e vai sentir dificuldade.) Isso influencia a respiração, que fica mais curta e, por isso, prejudica a oxigenação do corpo, do cérebro e acaba afetando sua capacidade de concentração.

2/ AUTOESTIMA E BOM HUMOR Quem caminha curvado, com os ombros projetados para a frente, tende a se sentir mais baixo-astral do que quem tem porte de rainha. Foi o que concluiu uma pesquisa da San Francisco State University (EUA) realizada com dois grupos de voluntários, que testaram andar dos dois jeitos e depois contaram como se sentiram. O experimento revelou que o cérebro se deixa levar pela postura: mover-se com confiança vai fazê- la se sentir assim e bancar a desleixada também se reflete em como se sente. O físico ucraniano Moshe Feldenkrais, criador de um método que leva seu sobrenome e busca, por meio da consciência corporal, novas maneiras de se movimentar, também não fazia distinção entre quem vem primeiro – se movimento ou emoção. Para ele, uma pessoa triste se encolhe, enquanto alguém feliz ergue a cabeça e abre o peito naturalmente. “Contraímos a musculatura sempre que sentimos medo ou tensão, assim como abaixamos a cabeça e projetamos o abdômen para a frente”, explica a educadora somática Mariana Huck, de São Paulo, coordenadora do Núcleo Feldenkrais Brasil. “É uma reação normal. O desafio é não cristalizar essa postura rígida, o que leva à dor e impacta as emoções.”

3/ CORPO LIVRE DE DORES

“Quando a coluna está fora do eixo, vários músculos precisam entrar em ação para compensar o desequilíbrio postural”, observa a fisioterapeuta Mary Ann Wilmarth, da Harvard University (EUA). Isso gera uma reação em cadeia, que resulta em dor, formigamento e espasmos musculares em várias partes do corpo.

4/ TESÃO EM DIA

Uma postura desleixada tem ligação direta com a flacidez do core (musculatura que inclui o abdômen), o que, por sua vez, pode ter impacto negativo entre quatro paredes – e não apenas na frente do espelho. “Quanto mais flácido seu abdômen, mais fracas podem ficar a libido e a performance na cama”, diz a americana Debby Herbenick, especialista em saúde sexual. Portanto, antes de investir em lingeries sensuais, valorize seu corpo ao praticar exercícios capazes de colocá-lo nos eixos.

                                                                                                                   (Fonte: Revista Women’s Health. Número 79 publicada em Maio de 2015. Editora Abril)

Considere o período composto: “A postura errada atrapalha a respiração, enfraquece os músculos e derruba seu nível de energia”, retirado do texto ENTRE NO EIXO e assinale a alternativa que classifica de forma adequada esse período.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta A

    Bem, estudar mais todos temos amigo Lucas. Porém, quem sentiu dificuldades de responder essa questão cabe aqui uma explicação breve e rápida:

    Quando se deparar com uma questão com vírgulas sempre fiquem atentos, pode ser que estejamos tratando acerca de uma oração coordenada. Ademais, é salutar explicar, que perante uma questão desse jeito, separe as orações, a partir dos verbos (a cada verbo uma oração, em linhas gerais), e preste atenção na última oração, ela tem uma conjunção, o próprio nome diz, junção, conectivo, e verifique o sentido dessa conjuncao; as coordenadas, basicamente, só podem ter 5 sentidos, e o sentido de adição é um deles. Por isso, as orações são classificadas como aditivas.

    Valeu amigos!!! 

  • No caso, não teríamos duas assindéticas e somente a última sindética aditiva?

     

  • Analisei que, contrariamente a outras bancas, a AOCP nesse caso colocou 3 alternativas como subordinadas e apenas 2 como coordenadas. A tendência  (de quem não está muito a par do assunto) é achar que a correta está dentre as opções que mais se repetem (nesse caso ser a subordinada teria hipoteticamente mais chances do que ser coordenada).

    O que demonstra que devemos ficar atentos para não sermos induzidos ao erro.

    Mas as questões são exatamente para isso: nos testar e a partir daí, enriquecer nossos conhecimentos. 

  • Coordenadas aditivas: não só... mas também

    “A postura errada atrapalha a respiração, não só enfraquece os músculos mas também derruba seu nível de energia"

  • Obrigado Janny Sanntos , seu comentário foi bastante pertinente.

    Geralmente a lógica é essa , importante atentar-se para as questões e identificar o métodos dos quais as bancas se ultilizam...

  • SÃO TRÊS ORAÇÕES COORDENADAS ADITIVAS E A BANCA UTILIZOU AS VÍRGULAS PARA EVITAR A REPETIÇÃO DO SÍNDETO.

  • Acertei porque marquei a menos errada pra mim. No entanto, não seriam 2 assindeticas e só a última sindética aditiva?
  • Gabrielle, aí você viu pelo em ovo. Nada a ver.

  • PARA MIM, MERO MORTAL.


    Há duas OR, COOR, ASS e uma OR.COOR. SIND ADITIVA

  • Alguém pode explicar se não teríamos duas assindéticas e somente a última sindética aditiva? (Na segunda não tem um conectivo expresso. então vi como assindética.)

  • GABARITO: LETRA A

    Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda. Por exemplo:

    A sua pesquisa é clara e objetiva.

    Ela não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • GENTE LEEM O TEXTO TODO VAI SERVIR PRA NOSSA CAMINHADA NOS ESTUDOS !!!!

  • Texto informativo e maravilhoso!

  • Pelo que entendi teria uma Oração Coordenada Assindética e uma Oração Coordenada Sindética Aditiva .

    “A postura errada atrapalha a respiração(Assindética), enfraquece os músculos e derruba seu nível de energia(Oração Coordenada Aditiva- Conjunção ''E'')”