-
São 8 os critérios de excelência presentes no MEG utilizado pela FNQ, trazidos corretamente pela questão e disponíveis em: http://fnq.org.br/informe-se/noticias/conheca-os-criterios-de-excelencia-por-meio-das-pilulas-de-conhecimento
-
Os 13 Fundamentos da Excelência são:
- Pensamento sistêmico;
- Atuação em rede;
- Aprendizado organizacional;
- Inovação;
- Agilidade;
- Liderança transformadora;
- Olhar para o futuro;
- Conhecimento sobre clientes e mercados;
- Responsabilidade social;
- Valorização das pessoas e da cultura;
- Decisões fundamentadas;
- Orientação por processos;
- Geração de valor.
Já os oito Critérios de Excelência são:
1. Liderança;
2. Estratégia e planos;
3. Clientes;
4. Sociedade;
5. Informações e conhecimento;
6. Pessoas;
7. Processos;
8. Resultados.
http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
GAB CERTO, mesmo não sabendo, ao pé da letra sobre, dá para julgá-la como verdadeira.
-
A LIDERANÇA formula as ESTRATÉGIAS E PLANOS, observando as necessidades dos CLIENTES e da SOCIEDADE, captando INFORMAÇÕES para a tomada de decisão.
O modelo se completa com o envolvimento das PESSOAS e PROCESSOS na execução dessas estratégias.
Alimentados pela rede de INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS, os critérios formam um organismo dinâmico, que só têm razão de existir quando apresenta RESULTADOS. Completado o ciclo, tudo recomeça, deixando o legado de melhoria contínua e aprendizado na busca da EXCELÊNCIA.
-
Lembrando que no modelo de excelência em gestão Gespública há o critério CIDADÃOS no lugar de CLIENTES do modelo utilizado pela FNQ.
-
Dentre os principais critérios de gestão da qualidade, o MEG realça os seguintes: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. RENNÓ
-
São 13 Fundamentos e 8 Critérios:
Fundamentos Critérios
1- Pensamento sistêmico Liderança
2- Atuação em rede Estratégia e planos
3- Aprendizado organizacional Clientes
4- Inovação Sociedade
5- Agilidade Informações e conhecimento
6- Liderança tranformadora Pessoas
7- Olhar para o futuro Processos
8- Conhecimento sobre clientes e mercados Resultados
9- Responsabilidade social
10- Valorização das pessoas e da cultura
11- Decisoes fundamentais
12- Orientação por processos
13- Geração de valor
6-
-
QUESTÃO DESATUALIZADA! Os 8 novo fundamentos substituem tanto os 13 fundamentos (edição 20) quanto os 8 critérios de excelência (edição 20).
OU SEJA, a partir de outubro de 2016 só ficaram esses 8 fundamentos de excelência da 21ª edição do MEG(2016), são:
1. Pensamento sistêmico; Compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.
2. Aprendizado organizacional e inovação; Busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.
3. Liderança transformadora; Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos; mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.
4. Compromisso com as partes interessadas; Estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, numa perspectiva de curto e longo prazos.
5. Adaptabilidade; Flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.
6. Desenvolvimento sustentável; Compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.
7. Orientação por processos; Reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.
8. Geração de valor". Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas das partes interessadas.
-
QUESTÃO DESATUALIZADA!
Observem o comentário do Rômulo Reis.
-
Um ótimo link com tudo sobre o MEG e, inclusive, sua atualização:
http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
-
Obrigada, Suzana!