SóProvas


ID
2033854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O termo oitiva, usualmente utilizado em processos judiciais, ganhou recentemente o âmbito popular, ao ser empregado pelas comissões parlamentares de inquérito do Congresso Nacional. A propósito desse termo e de sua adequação à linguagem jornalística, julgue o item a seguir.

A frase “A oitiva do menor e de seus pais foi prorrogada para o próximo mês” é perfeitamente adequada a um texto jornalístico. Palavras como “nosocômio” e “progenitora” ou a expressão “data venia” são igualmente usuais no texto jornalístico.

Alternativas
Comentários
  • A linguagem jornalística deve ser simples, objetiva, clara, evitando-se expressões técnicas. Haja vista que o propósito é de que haja compreensão por parte dos receptores da mensagem, o que só é possível com uma linguagem culta, mas próxima da linguagem popular. 

  • errada

    Nosocômio é sinônimo de: hospital

    Progenitora é sinônimo de: mãe

    Data venia é uma expressão latina que significa "dada a licença" ou "dada a permissão". É uma forma educada e polida de iniciar uma frase de discordância sobre o que disse ou escreveu o interlocutor. A expressão corresponde a dizer "com o devido respeito" ou "com a devida vênia" para argumentar contra o posicionamento de outrem.

  • Se nem eu entendi, que dirá o leitor...