SóProvas


ID
2035222
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 18° Região - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                    Tudo é Química


Se pensarmos bem, a Química está em quase tudo o que vemos no nosso cotidiano. Diariamente – ou quase diariamente – todos nós usamos produtos de limpeza, cosméticos, cozinhamos. Fazer um bolo é química pura. O fermento, seu modo de funcionamento na hora de fazer crescer a massa, os processos que levam uma mistura de ingredientes secos e molhados a se transformar em um alimento macio, sem gosto de farinha e (se tudo der certo) de sabor agradável, que em nada lembra o gosto da farinha crua.

Mas não é assim que pensamos a Química. Assim como as demais ciências exatas, ela nos é apresentada como algo distante, difícil, um obstáculo a ser vencido, um problema a ser resolvido com paciência e perseverança. Isso só traz prejuízos: o aluno se sente obrigado a1 aprender, o professor se sente desestimulado a2 ensinar e, por fim, o jovem termina o Ensino Médio com a certeza de que as ciências exatas, dentre elas a3 Química, são apenas disciplinas que exigem o treino mecânico, a4 repetição e o cálculo.

As ciências exatas, então, são apresentadas de maneira limitada, como se fossem apenas a representação de átomos, equações e fórmulas escritos em um papel. Quando, na verdade, as ciências exatas são muito, muito mais do que isso. Física, Química e Matemática são maneiras de explicar o mundo. E não há nada que possa ser mais próximo de nós todos do que isso. Vivemos este mundo e ele só é assim porque o homem, por meio dos instrumentos mentais e práticos que possui (como as ciências exatas), transformou-o até chegar a este ponto.

                                                                                                                                  Beatriz Duarte de Alcântara

Quando tratamos de classificação morfológica, há dez classes gramaticais que as palavras podem representar. Mais comumente, determinada palavra é representante de uma classe gramatical específica. Existem casos, porém, de palavras que mesclam, nelas mesmas, mais de uma classe gramatical. Assinale, entre as alternativas, uma em que a palavra destacada seja representativa de mais de uma classe gramatical, considerando-a no contexto em que aparece.

Alternativas
Comentários
  • A questão pede a alternativa em que existam "palavras que mesclam, nelas mesmas, mais de uma classe gramatical". Sendo assim, verificamos que a alternativa "b" apresenta uma preposição (em) mesclada com um artigo (o) formando a preposição "no".

  • GABARITO: LETRA B.

     

    a) Química: substantivo

     

    b) no: contração de "em" (preposição) + "o" (artigo)

     

    c) diariamente: advérbio

     

    d) funcionamento: substantivo

     

    e) sem: preposição

  • Continuo não entendendo

  • A questão quer a expressão que está grifado onde tem duas classes gramaticais direfentes.

    NO= "EM" preposição + "O" Artigo Portanto têm duas classe diferentes: artigo e preposição.

     

    Gabarito: B

  • Cada um no seu QUADRIX pra entender a questão, foda mesmo.

  • Meu povo, o que a questão pede é qual a palavra que exerce duas classes gramaticais "ao mesmo tempo". Por exemplo, às vezes, o artigo pode ser um pronome: Os que estudam serão aprovados.Esse "os" é pronome demonstrativo.

  • Eu errei essa não posso negar, mas quando eu comecei a ler essa questão vi que tem um erro de ortografia.Quando tratamos de classificação morfológica, há dez classes gramaticais que as palavras podem representar. Mais comumente, determinada ​... Galera pra que esse termo foi mal empregado é deveria ser MAS...Se eu estiver errada, peço que alguém vá no meu mural por favor e me corrija.

    Obrigada!

  • Que horror. Essa questão é ultra mega power.

  •  preposição + artigo 

  • Naylla Menezes,

    não há erro de ortografia na questão. No trecho "Mais comumente", ele quer dizer o uso mais comum de determinadas palavras, portanto, usa-se o advérbio de intensidade para transmitir noção de quantidade. Então não pode ser "mas comumente", como você sugere, pois "mas" é uma conjunção adversativa. Entretanto, no seu comentário há, sim, um erro de ortografia. Não existe a palavra "pesso". A forma correta é "peço". Bons estudos!

  • Na palavra (NO) representa mais de uma classe gramatical

    Contração de "em" (preposição) + "o" (artigo).

    Resposta correta letra B

  • Obrigada!

    Tanto pelas pessoas que explicaram a questão, quanto as que viram meu erro e avisaram-me. Desde já agradecida!

  • eu entendi que - quimica - poderia expressar uma qualidade, ou seja, em alguns casos ele pode ser um adjetivo, como em - processo quimico. haha.

  • A Única opção que apresentou 

    duas misturas de classes foi a letra

    B) Se pensarmos bem, a Química está em quase tudo o que vemos no nosso cotidiano.

    Artigo+ preposição

    as outas so apresentam uma classificação da palavra destacada

  • Eu fiquei boiando nessa questão também, e marquei errada 

     

  • Poxa!! Entendi que fosse Química. Interpretei que Química com letra maiúscula tivesse relação com a matéria didática. E química com minúscula tivesse fazendo alusão á reações químicas.

    No entanto foi realmente erro de interpretação.

    Já que "no" é a soma de artigo definino "o" com preposição "em".

    Alternativa certa B

  • Contração de preposição mais artigo:

    em + o = no

  • A) Substantivo;

    C) Advérbio;

    D) Substantivo;

    E) Preposição.

    Alternativa: B) ...no:  contração da preposição em + artigo o.

  • Engraçado acertei por motivos tortuosos pois julguei que no além de contração prep+art. também funciona como pronome.. ex. Faziam-no.

  • n entendi o comando, segue o baile

    #rumoa2020!

  • Tinha pensado na B, porém fui viajar demais e marquei a letra E.