-
Não entedi.
A elaboracao da tabela de temporalidade é feita na fase de Gestao de Documentos. na fase de Destinacao é aplicada as regras da referida tabela no documento. Por que não é a alternativa E??
Grata se alguem puder responder.
-
GAB. B
Para a elaboração dessa Tabela há que se desenvolver as seguintes atividades : diagnóstico da situação dos arquivos e levantamento da produção documental : realizado mediante pesquisas junto às unidades administrativas produtoras e acumuladoras de documentos.
Tem por finalidade obter dados sobre as condições dos arquivos no que diz respeito à produção, tramitação e arquivamento dos documentos; código de classificação de documentos de arquivo : elaborado a partir do estudo de toda a legislação referente à instituição, do levantamento da produção documental e de entrevistas junto às unidades administrativas.
Tem por objetivo garantir a uniformidade de tratamento dos documentos e a rápida recuperação das informações. levantamento dos prazos de guarda : feito com base no levantamento da produção documental, no código de classificação de documentos de arquivo, nas entrevistas junto às unidades administrativas da instituição, responsáveis pela produção e/ou acumulação dos documentos e na pesquisa da legislação em vigor. proposta de destinação : elaborada a partir do levantamento dos prazos de guarda, estabelece a preservação e/ou a eliminação dos documentos.
Concluídas estas atividades, os dados referentes aos assuntos e seus respectivos prazos de guarda e destinação deverão ser esquematizados em uma Tabela de Temporalidade, de forma a orientar o trabalho dos técnicos na prática da avaliação de documentos.
FONTE: http://pt.slideshare.net/falmnascim/resumao-arquivologia
-
não faz sentido...
-
Se falasse fase de avaliação vcs aceitariam como correta.Então destinação tb está correta.
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO E DESTINAÇÃO
Grupo multidisciplinar encarregado da avaliação de documentos de um arquivo responsável pela elaboração de tabela de temporalidade.
http://www.arquivos.uff.br/index.php/glossario-de-terminologia-arquivistica
-
A explicação da "=)" ainda não justifica, da onde que vai se ELABORAR a tabela na destinação final do documento, de onde vão tirar informação de quanto tempo o documento vai ficar no intermediario então? se não tem tabela vão tirar da bunda só pode.
-
GABARITO LETRA B
P.U.D
Produção ----> cria-se o documento (métodos racionais, produz apenas os documentos necessários)
Utilização ----> relativo às atividades do protocolo.
DesTinação. Tabela de Temporalidade Documental. TTD
-
GABARITO: ALTERNATIVA "B"
Segundo o art. 3º da Lei nº 8.159 de 8 de janeiro de 1991, a gestão documental concentra atividades (procedimentos e operações técnicas) concernentes à produção, tramitação, uso (utilização), avaliação e arquivamento (em fase corrente e intermediária), visando a eliminação ou recolhimento (destinação de documentos).
Produção - Elaboram-se/criam-se documentos em função das atividades específicas de determinada entidade ou setor, racionalizando a produção de documentos em vista da real necessidade da sua criação, evitando-se o acúmulo de documentos criados desnecessariamente, bem como de suas cópias, contribuindo para disciplinar os serviços de reprografia (duplicação e reprodução de documentos dispensando-se a impressão) e automação arquivística.
Utilização - Diz respeito ao trâmite documental presente nas atividades do arquivo corrente e intermediário durante a vida útil administrativa do documento na instituição, bem como a sua guarda e política de acesso e disponibilização.
Destinação de documentos - É nesta fase que é elaborada a TTD (Tabela de Temporalidade Documental). Nesta etapa é realizada a avaliação, análise e seleção dos documentos de arquivo, estabelecendo-se os prazos de guarda (guarda eventual, temporária ou permanente) e definindo quais documentos serão eliminados ou guardados permanentemente.
(George Melo Rodrigues)
-
Se a tabela de temporalidade determina o tempo de guarda (tempo do arquivo nos arquivos correntes e intermediários), como ela pode ser elaborado somente na fase de destinação ? A perda do valor primário do documento vai ser baseado em qual critério de tempo senão o da tabela da temporalidade?
-
A meu ver a alternativa considerada gabarito está incorreta. A tabela é aplicada e não "elaborada" nessa fase. Enfim...