SóProvas


ID
2047210
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso e marque a sequência correta, considerando a postura investigativa como constitutivo da intervenção profissional, que se explicita:

a( ) Planejamento, implementação e avaliação

b( ) Visitas domiciliares, laudos e pareceres

c( ) Sistematização do trabalho profissional

d( ) Elaboração de uma teoria própria do Serviço Social

e( ) Formulação e execução de programas e projetos sociais

Alternativas
Comentários
  • BO@ T@RDE!

     

    Cumpre me destacar que o Serviço Social não dispõe de uma teoria social própria. Atentemo-nos para os diversos suportes teórico-metodológicos que permearam a profissão, sobretudo, no Movimento de Reconceituação  e, após esse movimento, a consolidação do projeto ético político profissional que tem firmado o pluralismo, junto aos demais princípios.  Lembrando se de que, embora, o Serviço Social tenha rompido com o conservadorismo a partir da aproximação da Teoria Social Crítica de Marx, que permitiu uma grande qualificação técnica profissional no enfrentamento das expressões das questões sociais, esta não se constituiu como única base teórica da profissão. Doutrinadoras, tais quais, destacam-se Yazbek e Iamamoto tecem essa discussão.

    “A construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social”, nessa obra, José Paulo Netto evidencia que o Serviço Social é uma profissão - uma especialização do trabalho coletivo, no marco da divisão sócio técnica do trabalho -, com estatuto jurídico reconhecido (Lei n, 8.669, de 17 de junho de 1993); enquanto profissão não é uma ciência nem dispõe de teoria própria; estudos, investigações, pesquisas etc. e que produzam conhecimentos de natureza teórica, incorporáveis pelas ciências sociais e humanas. Assim, o Serviço social pode se constituir e se constituiu nos últimos anos como uma área de produção e reprodução de conhecimentos, apoiada inclusive por agências públicas de fomento à pesquisa como, por exemplo, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico/CNPq).  Como argumenta Marilda Iamamoto. “As dimensões ético-políticas e teórico-metodológicas no serviço social contemporâneo”. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional, São Paulo, Cortez Editora, 2007, p. 140 “é nos limites dos princípios assinalados, em que se move o pluralismo, que supõe o reconhecimento da presença de distintas orientações na arena profissional, assim como o embate respeitoso com as tendências regressivas do Serviço Social, cujos fundamentos liberais e conservadores legitimam o ordenamento social instituído. Porém, o pluralismo propugnado não se identifica com a sua versão neoliberal, em que as tendências profissionais são tidas como supostamente paritárias, mascarando os desiguais arcos de influência que exercem na profissão, os diferentes vínculos que estabelecem com projetos societários distintos e antagônicos, apoiados em forças sociais também diversas”.

     

    Resposta letra D.

     

    http://www.ifch.unicamp.br/formulario_cemarx/selecao/2009/trabalhos/servico-social-e-tradicao-marxista-notas-sobre-teoria-soci.pdf

  • a( V ) Planejamento, implementação e avaliação

    b( V ) Visitas domiciliares, laudos e pareceres

    c( V ) Sistematização do trabalho profissional

    d( F ) Elaboração de uma teoria própria do Serviço Social

    e( V ) Formulação e execução de programas e projetos sociais