SóProvas


ID
2050396
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre a administração pública e advocacia pública, marque o item CORRETO.

Alternativas
Comentários
  • Comentários de caráter opinativo:

     

    ERRO DA LETRA A

    As agências de cooperação não fazem parte da Administração Indireta, mas são agentes paraestatais.

     

    ERRO DA LETRA B

    O conceito dado é o de descentralização, o que não engloba a desconcentração. Esta última ocorre dentro do próprio órgão da Administração Direta.

     

    ERRO DA LETRA C

    Primeiro, a Advocacia Pública realiza a defesa do Ente Federativo a que está vinculada, e não apenas da Administração Pública. Por isso, engloba também os Poderes Legislativo e Judiciário. Segundo, a representação não se cinge à esfera Judicial, mas também à extrajudicial.

     

    ERRO DA LETRA E

    A forma pela qual o ato é externado pela Administração não precisa ser justificada. Somente os motivos determinantes é que precisam de tal justificação, tendo em vista o controle a ser exercido sobre o ato praticado.

  • LETRA D!

     

    A Advocacia Pública é responsável pela defesa jurídica dos entes federativos, integrando o Poder Executivo. No âmbito federal, essa tarefa compete à Advocacia-Geral da União; nos estados, às Procuradorias estaduais. Embora não haja previsão constitucional, os Municípios também criam órgãos destinados a exercer o papel da advocacia pública: são as Procuradorias municipais.

     

    Prof. Ricardo Vale

     

     

     

     

  • O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, ao analisar o recurso extraordinário 1.156.016, que os Municípios não têm a obrigação de instituir procuradorias, por ausência de previsão na Constituição da República. O relator da matéria foi o ministro Luiz Fux e destacou que a Suprema Corte firmou decisão no sentido da inexistência dessa obrigatoriedade.