SóProvas


ID
2055844
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto

A população brasileira

    Os primeiros habitantes do território, hoje conhecido como Brasil, chegaram aqui há milhares de anos. Por volta de 1500, havia diferentes povos indígenas espalhados por todo o território. Em 1500 chegaram os portugueses e, no século XVI, eles começaram a trazer os povos africanos. Assim, pode-se dizer que a população brasileira se originou do encontro desses três grupos.

    Outros povos, como os chineses, os italianos, os alemães e os japoneses, começaram a chegar no século XIX. Todos trouxeram importantes contribuições.

    A convivência entre diferentes povos deu à população brasileira uma de nossas principais características: a grande diversidade de costumes e tradições, que faz do nosso país um lugar muito rico culturalmente.

    A diversidade nem sempre foi respeitada em nosso país. Desde a chegada dos portugueses, em 1500, inúmeras situações de preconceito têm ocorrido em razão das diferenças de etnia, religião, sexo, classe social, nacionalidade, idade.

    Muita coisa ainda precisa melhorar, mas hoje existem leis que proíbem quaisquer manifestações e atitudes de preconceito. Elas também determinam que todos devem ser tratados com igualdade, respeito e tolerância.

(Cláudia Carvalho Neves)

“Os primeiros habitantes do território, hoje conhecido como Brasil, chegaram(1) aqui há milhares de anos. Por volta de 1500, havia diferentes povos indígenas espalhados por todo o território. Em 1500, chegaram(2) os portugueses e, no século XVI, eles começaram a trazer os povos africanos. Assim, pode-se dizer que a população brasileira se originou do encontro desses três grupos”.

Nesse segmento do texto, a forma verbal que mostra sujeito posposto é:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C   -   chegaram os portugueses  

    Chegaram - verdo do Pretérito Perfeito

    Os - Artigo

    Portugueses - substantivo

  • Gabarito: C - Chegaram os portugueses

    Embora a Língua Portuguesa se apresente predominantemente pela ordem direta (sujeito + verbo + predicado), é comum encontrarmos alguns termos em posições variadas na oração. É o que se entende por ordem inversa, na qual alguns termos são encontrados em combinação contrária ao esperado (ex.: verbo + sujeito = sujeito posposto).

    Fonte: http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/minigramatica/mini/sujeitoposposto.htm

  • GABARITO C

     

    Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Portanto, é errônea a flexão do verbo no plural. 

     

     

    Bons estudos

  • o verbo haver no sentido de existir é impessoal, logo a oração não tem sujeito.

  • Sujeito composto anteposto ao verbo (antes do verbo), o verbo fica no plural.

    Sujeito composto posposto ao verbo (depois do verbo), o verbo pode ficar no plural ou concordar com o núcleo mais próximo.

    Se indicar reciprocidade (ação recíproca), o plural é obrigatório.

  • verbo haver com sentido de existir não tem sujeito, é impessoal, fica na 3 do singular, possui apenas objeto. como que o verbo haver está antes do sujeito se não tem sujeito ?

  • Aparecida Daniele, o verbo "haver" no sentido de tempo transcorrido é impessoal. O sujeito é inexistente.

  • DEUS É COMIGO, FGV VOU TE DERRUBAR!