SóProvas


ID
2056393
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Poá - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

  Outro desdobramento do cibertrabalho é o trabalho a distância, o melhor dos mundos para o capital. Você trabalha em sua casa, onde o público e o privado se embaralham; como não há definição do que é trabalho e do que é descanso, a jornada se estende. Você fica sempre disponível e pode ser incomodado a qualquer hora por questões de trabalho, afinal você não está apenas em casa, está também no escritório. A noção de tempo desmorona com a vida privada. É uma nova modalidade de precarização permitida pela tecnologia. O pior é que virou tendência, essa é a nossa tragédia. Sou capaz de compreender o lado positivo do trabalho a distância para certo tipo de trabalhador que dispõe de “capital cultural” e acha bom ter controle sobre o próprio tempo. Mas o inverso disso é a individualização, o isolamento, o fim do trabalho coletivo e a quebra dos laços sociais.
(Ricardo Antunes (entrevista). O Estado de S.Paulo, 11.10.09. http://lemarxusp.wordpress.com. Adaptado)

Assinale a alternativa correta quanto ao emprego e à colocação do pronome pessoal.

Alternativas
Comentários
  • Cheguei por exclusão até a letra A.

    Mas alguem poderia me explicar por que esta parte está certa?
    ..."que pode convocá-lo a qualquer momento"

    Obrigado!

  • Basílio Junior, acho que é por causa deste caso obrigatório de ênclise:

    *A ênclise é obrigatória quando houver verbo no infinitivo impessoal (exceto quando for precedido de "não" ou de preposição)

    Nesse caso, a forma verbal "convocá-lo" está no infinitivo impessoal "convocar", e antes dela não há "não" e nem preposição. Logo, penso que a ênclise é obrigatória por causa dessa regra.

  • Alternativa correta C.

    Frase correta: Não se definem o ambiente do trabalho e o da casa; o profissional fica à mercê da empresa, que pode convocá-lo a qualquer momento e atribuir-lhe atividades. Essa é a tragédia que nos acomete. 

    Vejamos: As palavras negativas, tais como: não,nunca, jamais, ninguém, nem, nada e etc, puxam o pronome oblíquo para antes do verbo (sendo causa obrigatória de próclise- pronome antes do verbo), por isso não podemos escrever: Não definem-se. O que também é causa obrigatória de próclise, logo a frase: Essa é a tragédia que nos acomete está correta. 

    Esclarecendo a dúvida acima, palavras terminadas em R,S,Z são flexionadas por la, lo,las e los, logo a palavra convocar será flexionada em convocá-lo. 

    E por útimo quem atribui, atribui a alguem ou para alguem, quando o verbo pede a preposição A ou PARA flexionamos por LHE, por isso aqui não utilizamos atribuí-lo e sim atribuir-lhe.

    Espero ter ajudado...

  • "pode convocá-lo" é uma locução verbal.

    A colocação de pronomes átonos nas locuções verbais é simples:

    1. Verbo principal - sempre a ÊNCLISE.

    2. Verbo auxiliar - ÊNCLISE OU PRÓCLISE, obs: se houver atração, próclise.

     

    REGRA QUE FUNCIONA PARA AS FORMAS GERUNDIO E INFINITIVO. (Se o verbo principal estiver no INFINITIVO, nunca a ênclise!

  • Gabarito: A

    Bons estudos!

  • a) Não se (CORRETO) definem o ambiente do trabalho e o da casa; o profissional fica à mercê da empresa, que pode convocá-lo (CORRETO) a qualquer momento e atribuir-lhe (CORRETO) atividades. Essa é a tragédia que nos (CORRETO) acomete.

     

     

    b) Não definem-se (ERRADO - PRÓCLISE - PALAVRA "NÃO" é atrativa) o ambiente do trabalho e o da casa; o profissional fica à mercê da empresa, que pode convocar-lhe (CORRETO - Locução verbal com verbo no infinitivo cabe enclise no principal) a qualquer momento e atribuir-lhe (CORRETO - Verbo no infinitivo cabe ênclise) atividades. Essa é a tragédia que nos (CORRETO - "que" atrai próclise) acomete.

     

    c) Não se (CORRETO) definem o ambiente do trabalho e o da casa; o profissional fica à mercê da empresa, que pode convocá-lo (CORRETO - Locução verbal com verbo no infinitivo  e com atrativo cabe ênclise no principal) a qualquer momento e a ele (INCORRETO - VERBO no infinitivo é fator de ênclise) atribuir atividades. Essa é a tragédia que acomete-nos (INCORRETA - PRONOME RELATIVO é fator de próclise).

     

    d) Não se (CORRETO) definem o ambiente do trabalho e o da casa; o profissional fica à mercê da empresa, que o (CORRETO - Locução verbal com verbo no infinitivo e com atrativo cabe ênclise no auxiliar) pode convocar a qualquer momento e atribuir-lo (CORRETO) atividades. Essa é a tragédia que acomete-nos.(ERRADO - Pronome relativo "que" atrai próclise)

     

    e) Não definem-se (ERRADO) o ambiente do trabalho e o da casa; o profissional fica à mercê da empresa, que pode convocar-lhe (CORRETO) a qualquer momento e o (ERRADO) atribuir atividades. Essa é a tragédia que nos (CORRETO) acomete.

  • Rafael Salles, muito bom seus comentários, porém, uma retificação importante!!!

    Você diz que convocá-lo ou convocar-lhe estariam corretos, pois "Locução verbal com verbo no infinitivo cabe enclise no principal", o mesmo ocorrendo para atribuir-lo ou atribuir-lhe ("verbo no infinitivo cabe ênclise"). 

    Contudo, não é assim... não é "tanto faz". Veja:

    Convocar ...referindo-se ao trabalhador... CONVOCAR O TRABALHADOR (objeto direto, NÃO HÁ PREPOSIÇÃO), portanto, utiliza-se o "o" - convocar o .... verbo terminado em r ....tira o r e acrescenta o L: 

    LOGO, NESTE CASO, OBRIGATORIAMENTE É "CONVOCÁ-LO".

    ATRIBUIR AO TRABALHADOR (objeto indireto, HÁ PREPOSIÇÃO), pede, portanto, a utilização do "lhe"!!!

    LOGO, NESTE CASO, OBRIGATORIAMENTE É ATRIBUIR-LHE!

    =)

  • Nossa como é bom começar a acertar questões de pronomes e colocação pronominal uhaehaeaeih

  • Não se definem o ambiente do trabalho e o da casa; o profissional fica à mercê da empresa, que pode convocá-lo a qualquer momento e atribuir-lhe atividades. Essa é a tragédia que nos acomete.

  • Esta questão pode ser resolvida por exclusão facilmente tendo o conhecimento que o "Que" e os ADVÉRBIOS são palavras atrativas.

  • eae fefel