-
GABARITO B:
20.9.1. Verticalização ou Horizontalização
Uma estratégia de verticalização acontece quando uma organização busca produzir os produtos de que necessita dentro da própria empresa. Assim, ela tentará comprar fora o mínimo possível. Sempre que puder, tentará produzir internamente.
Essa estratégia gera vantagens e desvantagens. Como vantagem, podemos citar a independência que a empresa ganha do “mercado”. A organização dominará a tecnologia de produção e poderá determinar quando e quantos produtos serão produzidos. Ela terá, portanto, um domínio maior sobre a sua cadeia produtiva.
Entretanto, existem diversas desvantagens nessa estratégia. Para produzir os bens internamente, torna-se necessária uma grande estrutura, com máquinas e empregados que podem muitas vezes ficar ociosos.
Isso demanda também um grande investimento, que muitas vezes pode ser necessário em áreas mais prioritárias.9 Com isso, essa estratégia não tem sido adotada atualmente. As empresas têm buscado a horizontalização!
A horizontalização é uma estratégia que busca exatamente o contrário – comprar o máximo de produtos no mercado. Com essa estratégia, as empresas buscam montar parcerias com os principais fornecedores para que estes entreguem produtos de qualidade, com preços competitivos e na qualidade desejada.
Naturalmente, essas estratégias também geram vantagens e desvantagens. As principais vantagens são: a necessidade de investimentos menores em maquinário e instalações, a manutenção do foco da empresa nos seus processos essenciais e a flexibilidade para aproveitar novas tecnologias e produtos dos parceiros.
Infelizmente, a estratégia também apresenta uma maior dependência dos fornecedores e um domínio menor das tecnologias de produção. Apesar desses problemas, essa é a estratégia que tem sido adotada pela maioria das empresas e governos por todo o mundo.
-
O detalhe é afirmar que é o "mais apropriado" sem contextualizar.
-
Na minha concepção, a opção "III", nos induz a marcar a letra "D", pois afirmar categoricamente, ainda mais na Administração, que "algo", é mais apropriado ou menos apropriado, sem direcioná-lo para o caso concreto, é um erro básico.
Opção III - É o processo aquisitivo de materiais, equipamentos e serviços mais apropriado. É uma opção para a manutenção da competitividade das empresas.
# Mais apropriado para quem?
-
Verticalização: é a estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir. Foi predominante no início do século, quando as grandes empresas praticamente produziam tudo o que usavam nos produtos finais. É definida como uma estratégia em que a empresa “faz tudo”. A verticalização era decorrente da preocupação em manter o controle sobre as tecnologias de processo, de produtos e negócios (segredos industriais), entre outras. Porém, o elevado número de atividades realizado internamente acarretou problemas gerenciais devido ao aumento do porte da empresa, e atividades não ligadas diretamente ao negócio principal, com conseqüências para a perda da eficiência e o aumento do custo de produção. A horizontalização passou a ser uma opção para a manutenção da competitividade das empresas.
Horizontalização: consiste na estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita. É tão grande a preferência da empresa moderna por ela que, hoje em dia, um dos setores de maior expansão foi o de terceirização e parcerias. De um modo geral não se terceiriza os processos fundamentais (core process), por questões de detenção tecnológica, qualidade do produto e responsabilidade final sobre ele. Pode ser definida como uma estratégia em que a empresa “faz bem algumas coisas”.
Fonte: http://www.fem.unicamp.br/~sergio1/graduacao/EM335/Temas/HORIZONTALIZA%C7%C3O%20E%20VERTICALIZA%C7%C3O.htm
-
Verticalização
vantagens • Independência de terceiros • Maiores lucros • Manutenção de segredo sobre tecnologias próprias
desvantagens • Perda de flexibilidade (a empresa fica “engessada”) • Maior investimento (maiores custos)
Horizontalização
vantagens • Garantia de flexibilidade à empresa • Menores custos (não há despesa na criação de estruturas internas)
Desvantagens • Perda de controle tecnológico • Dependência de terceiros • Lucros menores
-
Generalização irresponsável. Gabarito B mas com cara de D.
-
mais ou menos apropriado depende da empresa e do ramo de negócio, que absurdo!