SóProvas


ID
2063791
Banca
AOCP
Órgão
Sercomtel S.A Telecomunicações
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O instrumento de pesquisa em que a descrição exaustiva ou parcial de um fundo toma por unidade a série, respeitada ou não a ordem de classificação, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B) inventário
    Instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento
    de um fundo ou parte dele, cuja apresentação poderá refletir ou não a disposição física
    dos documentos. 

    Fonte: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005)

  • Gabarito B) Inventário;

    Só para acrescentar, em Como descrever documentos de arquivo: Elaboração de instrumentos de pesquisa, p. 22,  Lopzez apresenta um quadro com os instrumentos de pesquisa arquivística, os níveis de descrição e as bases de descrição. Logo, inventário tem por base de descrição as séries e corresponde ao nível de descrição de fundos, grupos ou coleções.

  • GUIAS

    O guia é, preferencialmente, o primeiro instrumento de pesquisa a ser produzido por um arquivo. Ele é a porta de entrada da instituição e permite um mapeamento panorâmico do acervo. No guia deverão constar todos os dados básicos necessários para orientar os consulentes, desde as informações práticas — tais como o endereço da instituição, os telefones, o horário de atendimento etc. — até as informações específicas sobre o acervo, como por exemplo os fundos e as coleções que ele possui, seu nível de organização, as condições físicas e jurídicas do acesso, as possibilidades de reprodução de documentos etc. O guia também deve conter uma pequena introdução que apresente o histórico da instituição e explique o processo pelo qual seu acervo foi formado. Através do guia, o pesquisador poderá programar sua visita, sabendo exatamente quais são as condições de consulta, quais conjuntos documentais são pertinentes para seus interesses de pesquisa e quais são as condições de acesso.


    INVENTÁRIOS

    Os inventários são, pela ordem hierárquica dos níveis da classificação, os instrumentos de pesquisa que se seguem ao guia. Eles buscam oferecer um quadro sumário de um ou mais fundos ou coleções. O objetivo é descrever as atividades de cada titular, as séries integrantes, o volume de documentos, as datas-limite e os critérios de classificação e de ordenação. Ao contrário do guia, os inventários devem, necessariamente, abordar conjuntos documentais com algum nível de organização do ponto de vista da classificação arquivística. A descrição das séries documentais de cada fundo é uma atividade fundamental para permitir o pleno acesso aos documentos de um arquivo. Uma boa descrição de cada fundo arquivístico permite que o pesquisador consiga detectar, preliminarmente, a possível existência e a localização de documentos de seu interesse. O acesso a um documento individual e específico ocorrerá mediante o conhecimento dos critérios de classificação e de ordenação interna das séries.


    CATÁLOGOS E ÍNDICES

    O fundamental do catálogo é que ele se atenha à compreensão dos documentos dentro de suas relações orgânicas com as atividades que os produziram. Só é possível elaborar catálogos de séries que já estejam organizadas e, preferencialmente, inventariadas. Na introdução do catálogo, deverão constar, além dos dados gerais da série (ou séries), levantados por ocasião da confecção do inventário, as seguintes informações.

  • guia: Instrumento de pesquisa que oferece informações gerais sobre fundos e coleções existentes em um ou mais arquivos.

    inventário: Instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica que poderá refletir ou não a disposição física dos documentos. 

    tesauro: Vocabulário controlado que reúne termos derivados da linguagem natural, normalizados e preferenciais, agrupados por afinidade semântica, com indicação de relações de equivalência, hierárquicas, partitivas, de negação e funcionais estabelecidas entre eles.

    tabela de temporalidade: Instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.

    catálogo: Instrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica.

  • Instrumentos de Pesquisa

    ·       ✔ Guia: é destinado à orientação dos usuários no conhecimento e na utilização dos fundos que integram o acervo de um arquivo permanente.

    ·       ✔ Inventário: Instrumento no qual as unidades de arquivamento de um fundo ou parte de um fundo são identificadas e descritas, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica que poderá refletir ou não a disposição física dos documentos. No instrumento de pesquisa inventário, a descrição exaustiva ou parcial de um fundo toma por unidade a série, respeitada ou não a ordem de classificação

    § → Sumário: onde as unidades de arquivamento de um fundo ou uma de suas divisões são identificadas e descritas sucintamente(resumidamente)

    § → Analítico: onde as unidades de arquivamento são descritas pormenorizadamente, proporcionando o usuário o conhecimento individuo das unidades de arquivamento, através da descrição minuciosa de seu conteúdo.

    ·       ✔ Catálogo: instrumento de pesquisa elaborada segundo um critério temático, cronológico, onomástico(de nomes), toponímicos, ou geográfico, reunindo a descrição descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou documentos mais fundos, de fundos forma sumária ou analítica.

    ·       ✔Dicionário: compilação completa ou parcial das unidades léxicas de uma língua (palavras, locuções, afixos etc.) ou de certas categorias específicas suas, organizadas numa ordem convencionada, ger. alfabética, e que pode fornecer, além das definições, informações sobre sinônimos, antônimos, ortografia, pronúncia, classe gramatical, etimologia etc.

    ·       ✔Tesauro: lista de termos com base nas relações de hierarquia e sinonímias entre si.  Trata-se de um  Vocabulário controlado que reúne termos derivados da linguagem natural, normalizados e preferenciais, agrupados por afinidade semântica, com indicação de relações de equivalênciahierárquicas, partitivas, de negação e funcionais estabelecidas entre eles.

    ·       ✔ Repertório: trata-se de um catálogo seletivo, descreve pormenorizadamente documentos previamente selecionados.

    ·       ✔ Índice: instrumento de pesquisa auxilar, lista sistemática, pormenorizada dos elementos do conteúdo, de um documento ou grupo de documentos, disposta em determinada ordem para indicar sua localização no texto. Essa relação pode ser em documentos ou em instrumentos de pesquisa, instrumentos de pesquisa acompanhados das referências para sua localização.

    ·       ✔ Tabela de Frequência: instrumento de pesquisa auxiliar que dá a equivalência de antigas notações para novas que tenham sido adotadas, remetendo ao termo atual que tenha sido empregado em virtude de alterações no sistema de arranjo.

    ·       ✔ Listagem Descritiva do Acervo: Relação elaborada com o objetivo de controlar a entrada de documentos em arquivos intermediários e em arquivos permanentes.