SóProvas


ID
2067889
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

De todas as situações de trânsito, os cruzamentos são as mais delicadas, pois testam sua habilidade de motorista até os limites, incluindo todas as condições simultaneamente. A área de cruzamento geralmente apresenta uma visibilidade reduzida; muitas vezes o condutor só consegue ver as pessoas e os veículos que cruzam a via quando já está muito perto deles.
A presença de equipamentos como “orelhões”, postes, lixeiras, bancas de jornal barracas de camelô e, até mesmo, cavaletes com propagandas, junto às esquinas, reduzem ainda mais a percepção dos movimentos de pessoas e veículos.
Ao se aproximar de um cruzamento, independentemente de existir algum tipo de sinalização, o condutor deve redobrar a atenção e reduzir a velocidade do veículo [...].
RICCI, Jairo Luís. Manual da primeira habilitação. Campo Grande: Trasntec (fragmento). 

Dadas as afirmativas relativas ao texto,

 

I. O texto objetiva especificamente informar sobre as condições adversas das estradas brasileiras.


II. As ideias textuais foram organizadas com emprego de elementos coesivos entre os parágrafos.


III. A oração: “... incluindo todas as condições simultaneamente” (1º parágrafo), apresenta-se reduzida. Para desenvolvê-la, é necessário o emprego de um pronome relativo.


IV. A expressão “até mesmo”, (2º parágrafo), funciona como operador argumentativo, um introdutor de pressuposto. Parte-se de um pressuposto: o que vai ser demonstrado é o óbvio.


verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Comentários
  • Fui por eliminação, pq não faço ideia do que é um introdutor de pressuposto!

    "A expressão “até mesmo”, (2º parágrafo), funciona como operador argumentativo, um introdutor de pressuposto. Parte-se de um pressuposto: o que vai ser demonstrado é o óbvio."

    Alguém sabe expllicar?

  • Olha, o que sei é o seguinte. Esse 'até mesmo' é um operador que marca uma gradação numa série de argumentos que visam uma mesma conclusão:

    Ex: Sou um bom estudante: dedicado, detalhista, pesquisador e sou até lindo!

    Tudo o que eu falei está orientado no sentido de provar a ideia de que sou um bom estudante. O 'lindo' é o argumento mais forte. rsrsrs

    Ex2: Ele é um bom conferencista: tem uma voz bonita, é bem articulado, conhece bem o assunto de que fala e é até sedutor.
    EX3: Sou um bom estudante. Chegarei a pelo menos passar num concurso de prefeitura.

    Do EX3 é obvio que tenho capacidade de passar num concurso de prefeitura, e subentende-se que posso passar em concursos ainda mais concorridos.

    Tem outros operadores também, tais como: Inclusive, no máximo, quando muito,...

  • I. O texto objetiva especificamente informar sobre as condições adversas das estradas brasileiras.

    Não!!

    II. As ideias textuais foram organizadas com emprego de elementos coesivos entre os parágrafos.

    Não. há ausencia de elementos coesivos, como conjunções.... exemplo: Primeiramente, Fora Temer!!! primeiramente é o elemento coesivo.

    III. A oração: “... incluindo todas as condições simultaneamente” (1º parágrafo), apresenta-se reduzida. Para desenvolvê-la, é necessário o emprego de um pronome relativo.

    certo. oração reduzida não tem conjunção e os verbos no gerundio, infinitivo ou participio

    IV. A expressão “até mesmo”, (2º parágrafo), funciona como operador argumentativo, um introdutor de pressuposto. Parte-se de um pressuposto: o que vai ser demonstrado é o óbvio.

    correto. a copeve só quis complicar.  observe que vc pode substituir até mesmo por outra conjunção aditiva.

    é o que penso!!!

  • As orações reduzidas têm as seguintes características:

    - apresentam o verbo numa das formas nominais (gerúndio,  particípio e infinitivo);

    - nunca são iniciadas por conjunções  (no caso das substantivas ou adverbiais) nem por pronomes relativos (no caso das adjetivas);

    - normalmente podem ser reescritas (desenvolvidas) com esses conectivos;

    - podem ser iniciadas por preposição ou locução prepositiva.

    FONTE: GRAMÁTICA DO PESTANA.

  • I. Errado. O objetivo do texto é explanar sobre os aspectos dos cruzamentos de trânsito.

    II. Errado. O texto é coerente mas não possui elementos coesivos entre os parágrafos. Elementos coesivos são expressões linguísticas, provenientes das classes de conjunções, advérbios e preposições, envolvidas na construção do sentido do texto. Eles relacionam segmentos textuais e indicam em que sentido os segmentos se relacionam, de acordo com a ideia que o elemento coesivo representa. Exemplos: primeiramente; da mesma forma; ainda mais; logo depois; finalmente; etc.

    III. Certo. Orações na forma reduzida não possuem pronome relativo e o verbo é expresso no gerúndio, infinitivo ou particípio. Já na forma desenvolvida são iniciadas por pronome relativo e o verbo é flexionado. Se a oração em análise fosse desenvolvida ficaria da seguinte forma: "...limites, os quais incluem todas as condições simultaneamente".

    IV. Certo. Operadores como "até", "até mesmo", "inclusive", etc., assinalam o argumento mais forte de uma escala orientada no sentido de uma conclusão que era previamente esperada. Significa dizer que o último elemento dessa escala não pode ser algo improvável, tem que ser algo fácil de se prever, de fácil intuição, algo que possa ser esperado. No texto, por exemplo, o termo após a expressão "até mesmo" não poderia ser algo improvável para uma esquina, como tanques de guerra ou peças de avião.

  • "Até mesmo", para mim, não demonstra a argumentação de algo a ser considerado apenas óbvio. Seria importante que um professor do q! comentasse este item IV, em especial. Há um índice muito alto de pessoas que erraram esta questão.

  • Acho que esta errado. quando digo : para ler melhor e bom ler livros, jornais, e ,até mesmo, o rotulo do shampoo. isso n qr dizer q era óbvio q ler rótulos ajudariam minha leitura. nunca imaginaria isso. . . o texto alerta para as adversidades do cruzamento, ora, se ja fosse obvio q os obstaculos atrapalhariam pq escreveria um texto informativo expositivo? era de se imaginar q um cavalete atrapalharia sua visao? enfim fica aqui o meu apelo: peçam o comentario

  • Bom comentário do Elgler Medeiros!

  • Eric Botelho, se eu disser: "para ler melhor é bom ler livros, jornais, e, até mesmo, o pelo do seu gato", alguém esperaria esse tipo de orientação, ler o pelo do seu gato? O que seria mais óbvio: ler o pelo do gato ou o rótulo do shampoo?

     

  • Nunca que "Até mesmo" funciona como um introdutor de um pressuposto lógico.
  • a) O texto objetiva especificamente informar sobre as condições adversas  dos cruzamentos.

  • letra c - oração principal

  • Os milagres de Jesus são inolvidáveis, até mesmo porquanto continuam ocorrendo até hoje, consoante já testemunharam milhares de pessoas em todo o mundo!

     

    A expressão “até mesmo”, (2º parágrafo), funciona como operador argumentativo, um introdutor de pressuposto. Parte-se de um pressuposto: o que vai ser demonstrado é o óbvio.

  • Nossa... eu fiquei muito tempo fazendo essa questão.

  • Por eliminação e dedução lógica acaba sobrando a B, pois a III está muito errada e a I erra quando diz:..."das estradas"..., pois o texto não cita as condições "das estradas" e sim "nas estradas" ,obstáculos adicionais.

  • Não concordo com a C, até porque em nenhum site ou livro fala sobre adição de elementos óbvios.

    Pra mim: "até mesmo" não significa que algo óbvio será adicionado, ele apenas adiciona algo novo, que não precisa ser necessariamente óbvio.

    O óbvio são os orelhões, postes e lixeiras nas esquinas.

    Cavaletes com Propagandas é algo a mais, algo eventual, que não acontece sempre, e não é em toda esquina, ou seja, não chega a ser óbvio, só está adicionando algo novo que contribui ainda mais para "piorar a situação" da conclusão que é a redução da percepção devido a presença de objetos nas esquinas.

    Estabelecem a hierarquia numa escala (orientada no sentido de determinada conclusão), assinalando ideia de inclusão de elementos: inclusive, até, mesmo, até mesmo...

  • Só lembrando que repetição É SIM um elemento coesivo. Questão sem resposta.