SóProvas


ID
2075065
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A reportagem Snow Fall, publicada pelo New York Times, recebeu, em 2013, o prêmio Pulitzer de Jornalismo. A partir de técnica de narração jornalística multimídia, foi relatado, de forma pioneira para a época, como uma avalanche matou três dos dezesseis atletas que praticavam snowboard nas encostas do vale Tunnel Creek, nas montanhas Cascade. A reportagem apresentava formato que unia textos, áudios, vídeos, fotos e animações.

Sobre o uso da linguagem multimídia em reportagens jornalísticas, é correto inferir que:

Alternativas
Comentários
  • Li diversas vezes e não entendi porque a C é correta. Alguém consegue explicar?

  • Gabarito completamente sem sentido

  • Aff...não compreendi

  • Fui até conferir o gabarito no site da banca, e realmente: a banca marca como a alternativa "c" a correta. Também não entendi

  • Pessoal, vamos lá. Com a velocidade das matérias publicadas na web, quase em tempo real, as notícias estão mais simplórias com relação à análise dos fatos. As matérias online entregam rápido, mas muito pouco. Frequentemente a própria chamada da matéria em um portal já diz praticamente tudo que há na notícia.

    No caso da reportagem em questão foi feito um trabalho multimídia que ajuda a explicar de forma detalhada como pôde ter ocorrido uma avalanche no local. Era possível prever a catástrofe? Os partcipantes tinham alguma noção do risco? As equipes de resgate estavam preparadas para buscar três pessoas ao mesmo tempo?

    São diversas linhas de abordagem, relatos e animações que ajudam a contar a estória. Poderíamos ter uma chamada como "Avalanche mata três atletas de snowboard em Mountain Creek", o que não desperta muito interesse. Ou podemos ter algo como "Reportagem multimídia: relatos, vídeos e gráficos explicam como ocorreu tragédia com snowboarders em Mountain Creek".

    Uma matéria é um texto curto, esvaziado, pouca coisa além do lead. A outra é uma verdadeira reportagem, contextualizada e adequada para o meio online, com aproveitamento dos recursos que o webjornalismo pode trazer.