SóProvas


ID
2079019
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para responder à questão.

    Dificilmente, em uma ciência-arte como a Psicologia-Psiquiatria, há algo que se possa asseverar com 100% de certeza. Isso porque há áreas bastante interpretativas, sujeitas a leituras diversas, a depender do observador e do observado. Porém, existe um fato na Psicologia-Psiquiatria forense que é 100% de certeza e não está sujeito a interpretação ou a dissimulação por parte de quem está a ser examinado. E revela, objetivamente, dados do psiquismo da pessoa ou, em outras palavras, mostra características comportamentais indissimuláveis, claras e objetivas. O que pode ser tão exato, em matéria de Psicologia-Psiquiatria, que não admite variáveis? Resposta: todos os crimes, sem exceção, são como fotografias exatas e em cores do comportamento do indivíduo. E como o psiquismo é responsável pelo modo de agir, por conseguinte , tem os em todos os crimes, obrigatoriamente e sempre, elementos objetivos da mente de quem os praticou.

    Por exemplo, o delito foi cometido com multiplicidade de golpes, com ferocidade na execução, não houve ocultação de cadáver, não se verifica cúmplice, premeditação etc. Registre-se que esses dados já aconteceram. Portanto, são insimuláveis, 100% objetivos. Basta juntar essas características comportamentais que teremos algo do psiquismo de quem o praticou. Nesse caso específico, infere-se que a pessoa é explosiva, impulsiva e sem freios, provável portadora de algum transtorno ligado à disritmia psicocerebral, algum estreitamento de consciência, no qual o sentimento invadiu o pensamento e determinou a conduta.

    Em outro exemplo, temos homicídio praticado com um só golpe, premeditado, com ocultação de cadáver, concurso de cúmplice etc. Nesse caso, os dados apontam para o lado do criminoso comum, que entendia o que fazia.

    Claro que não é possível, apenas pela morfologia do crime, saber-se tudo do diagnóstico do criminoso. Mas, por outro lado, é na maneira como o delito foi praticado que se encontram características 100% seguras da mente de quem o praticou, a evidenciar fatos, tal qual a imagem fotográfica revelanos exatamente algo, seja muito ou pouco, do momento em que foi registrada. Em suma, a forma como as coisas foram feitas revela muito da pessoa que as fez.

PALOMBA, Guido Arturo. Rev. Psique: n° 100 (ed. comemorativa), p. 82.

Considere-se o seguinte período:

Mas, por outro lado, é na maneira como o delito FOI PRATICADO que SE ENCONTRAM características 100% seguras da mente de quem o praticou, A EVIDENCIAR fatos, tal qual a imagem fotográfica REVELA-nos exatamente algo, seja muito ou pouco, do momento em que FOI REGISTRADA.

Feitos eventuais ajustes indispensáveis, a substituição da forma verbal (em destaque) que altera fundamentalmente o sentido do enunciado está registrada em:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi esta questão, até agora.
  • Guilherme Pazeto vou tentar te ajudar:

     

    GABARITO: D (esta é a única alternativa incorreta, como pede a questao)

                             "tal qual a imagem fotográfica REVELA-nos exatamente algo" (o verbo "revelar" - revela, está no presente do indicativo)

    substituindo por: "tal qual a imagem fotográfica TEM REVELADO exatamente algo" (o verbo "ter" - tem, está no presente do indicativo (3ªp. do sing.) + o verbo "revelar" - revelado, está no particípio. O tempo desta locução verbal é Pretérito Perfeito Composto; vide formação dos tempos compostos no Indicativo (voz ativa).

    A locução verbal no Pretérito Perfeito do Indicativo tempo Composto expressa uma ação iniciada no passado que ainda está ocorrendo e não foi concluída. Entao, REVELA é diferente de TEM REVELADO!

     

    Bons estudos!!!

     

  • Ou a letra A dessa questão esta digitada incorretamente. Ou não tem nada a aver.

  • não compreendi essa questão 

     

  • Flavio Garcelli, o comando da questao pede a alternativa INCORRETA:

     

    a) foi registrada / se registrou. CORRETA! voz passiva analítica X voz passiva sintética = sentido

     

     b) se encontram / são encontradas. CORRETA! voz passiva sintética X voz passiva analítica = sentido 

     

     c) a evidenciar / evidenciando. CORRETA! verbo reduzido de infinitivo (forma nominal) X verbo reduzido de gerúndio (forma nominal) = sentido.

     

     d) revela / tem revelado. INCORRETA! verbo no presente do indicativo X locuçao verbal no pretérito perfeito do indicativo no tempo composto diferente sentido.

     

     e) foi praticado / praticou-se. CORRETA! voz passiva analítica X voz passiva sintética = sentido

     

    Espero ter ajudado! Bons estudos!!!

  • tem revelado = pretérito perfeito composto do indicativo

  • CUIDADO!!!! HÁ DIFERENÇA NOS TEMPOS COMPOSTOS!


    REVELA - PRESENTE


    TEM REVELADO - PRETÉRITO PERFEITO (COMPOSTO)

  • Para quem não entendeu a questão:

    A primeira palavra da alternativa está no enunciado e a segunda palavra é para você analisar se pode ser usada para substituir a do enunciado.

    O enunciado está certo e a questão pede qual das alternativas altera o enunciado, ou seja,torna o enunciado errado.

    D- revela / tem revelado.

  • A letra D é a resposta, pois ao substituir "revela" por "tem revelado" muda-se o tempo verbal, passando do presente do indicativo(revela) para o pretérito-perfeito composto(tem revelado). Como mudou o tempo verba, muda o sentido também.

    OBS.: O pretérito-perfeito composto, que é o pretérito-perfeito só que na forma composta, é formado por um verbo auxiliar no presente do indicativo e um verbo principal no particípio( tem(presente) revelado(particípio)). E esse tempo verbal na forma composta traz a ideia de uma ação que ocorreu num passado indeterminado e que se estende até o momento de fala.