-
Professor Claudenir:
Nas auditorias de regularidade, as conclusões assumem a forma de opinião concisa e de formato padronizado sobre demonstrativos financeiros e sobre a conformidade das transações com leis e regulamentos, ou sobre temas como a inadequação dos controles internos, atos ilegais ou fraude.
-
Fiquei em dúvida entre a D e E mas acabei errando a questão. O que achei estranho foi o termo "deve-se verificar a conformidade de leis". Acho que o correto seria "conformidade a leis e regulamentos".
-
Diego, também fiquei com essa dúvida. Mas, por eliminação, a letra E está errada.
Perceba: Os critérios para se definir o objeto da auditoria não se RESTRINGEM à relevância e materialidade, daí o erro. Deve-se adotar também o critério do risco, que se presta a direcionar o objeto da auditoria à segmentos ou áreas da entidade auditada cujo quadro de situações críticas seja considerável, quando comparada às demais áreas ou segmentos da auditada.
Exemplo: Uma entidade fiscalizadora que, em sede de planejamento de auditoria, encontre-se na elaboração da Matriz de Planejamento (documento que sistematiza de forma clara o objetivo da auditoria).
Nesse caso, a equipe de auditoria, utilizando-se de instrumentos de coleta de dados (ex. entrevistas, questionários, observação direta), consegue coletar dados relevantes e suficientes para justificar os objetivos da auditoria.
Com isso, a entidade fiscalizadora vem a definir o seguinte objetivo da auditoria: verificar a regularidade e identificar meios pra maximizar a eficiência na aplicação de recursos pelo Orgão X.
Não obstante, supondo que a entidade fiscalizadora queira refinar o objeto da auditoria, já que o órgão auditado ("Órgão X") se apresenta complexo e de estrutura organizacional alongada. Com esse propósito, é imprescindível que a equipe refine o objeto auditado através de critérios de priorização (significância: materialidade, relevância e risco).
Portanto, supondo que a entidade fiscalizadora constate a existência de 100 secretárias no órgão auditado, no entanto, verifique que somente a secretária de Planejamento "XYZ" (em comparação com as demais unidades do Órgão):
É quem concentra o maior volume de recursos financeiros do órgão (fator de materialidade); É quem detém o poder para autorizar a aplicação de recursos financeiros nas atividades afins do órgão (fator de relevância -> visto que -> objetivo da auditoria = aumentar eficiência na aplicação de recursos); É quem apresenta a menor aderência à normas e regulamentos da entidade, bem como os menores indicies de desempenho no que toca ao alcance de metas e racionalização no uso recursos (fator de risco ou criticidade -> pois é notável o quadro de situações críticas que a referida unidade apresenta em relação às demais. Ou seja, se não auditar aqui, vai dar "ruim")
-
Sobre a letra E:
Pode-se afirmar que para seleção do objeto utilizamos risco, materialidade e relevância (NAG 4000).
Não somente materialidade e relevância como diz a questão.
-
Segundo a Intosai, a auditoria de regularidade (regularity audit) compreende auditoria financeira, auditoria de controles internos e auditoria da legalidade de atos administrativos.
-
Segundo a Intosai, a auditoria de regularidade (regularity audit) compreende auditoria financeira, auditoria de controles internos e auditoria da legalidade de atos administrativos.
-
GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Renato QC -> Q693414
A) 4408.5 – A documentação de auditoria é de propriedade exclusiva do TC, responsável por sua guarda e sigilo. Ela deve ser arquivada pelo prazo de cinco anos, contado a partir da data de julgamento ou apreciação das auditorias governamentais relacionadas. Após esse período, pode ser transferida para o arquivo permanente ou eliminada, conforme decisão do colegiado de cada TC, salvos os prazos fixados pela legislação pertinente ao ente auditado.
B) 3203 – Quando o profissional de auditoria governamental detectar indício de irregularidades, fora do escopo da auditoria, deve informar ao superior hierárquico para que tome as providências cabíveis.
C) Errado, as auditorias devem ser harmônicas com as outras modalidades de fiscalização.
D) CERTO: 1102.1.1 – AUDITORIA DE REGULARIDADE: exame e avaliação dos registros; das demonstrações contábeis; das contas governamentais; das operações e dos sistemas financeiros; do cumprimento das disposições legais e regulamentares; dos sistemas de controle interno; da probidade e da correção das decisões administrativas adotadas pelo ente auditado, com o objetivo de expressar uma opinião
E) 4106 – A metodologia deve dispor de mecanismos para a seleção do objeto da auditoria, segundo critérios de relevância, risco e materialidade.
-
De acordo com o enunciado, o candidato deve
demonstrar conhecimento acerca de aspectos gerais da auditoria governamental.
Conforme as Normas de Auditoria Governamental -
NAGs: Aplicáveis ao Controle Externo, vejamos as alternativas:
A) Concluída a auditoria, os
correspondentes papéis de trabalho ficarão sob a guarda do sistema de controle
interno da entidade auditada.
Errada. De acordo com as NAGs, “a documentação de
auditoria é de propriedade
exclusiva do tribunal de contas, responsável por sua guarda e sigilo"; ou
seja, os papéis de trabalho não ficarão sob a guarda do sistema de controle
interno da entidade auditada.
B) Na hipótese de suspeita de
irregularidades fora do escopo da auditoria em curso, o auditor deverá solicitar
ao tribunal de contas a realização de uma nova auditoria para confirmar ou
afastar essa suspeita.
Errada. De acordo com as NAGs, o auditor deverá “informar
ao superior hierárquico" para que as providências cabíveis sejam adotadas.
C) A previsão de auditorias deve
ser independente e desvinculada de outras modalidades de fiscalização.
Errada. De acordo com as NAGs, as auditorias devem
“permitir a obtenção de evidências adequadas que possibilitem formar uma
opinião". Desta forma, para que o objetivo seja atingido, não se deve
“limitar a aplicação de outros procedimentos julgados necessários nas
circunstâncias".
D) Na auditoria de regularidade,
deve-se verificar a conformidade de leis e regulamentos aplicáveis.
Certa. De acordo com as NAGs, a auditoria de
regularidade se refere ao “exame
e avaliação dos registros; das demonstrações contábeis; das contas
governamentais; das operações e dos sistemas financeiros; do
cumprimento das disposições legais e regulamentares; dos sistemas de
controle interno; da probidade e da correção das decisões administrativas
adotadas pelo ente auditado, com o objetivo de expressar uma opinião".
(grifo nosso.)
E) Por motivos de economia e
eficiência, a seleção do objeto de auditoria deve restringir-se aos critérios
de relevância e materialidade.
Errada. De acordo com as NAGs, “a metodologia deve dispor de
mecanismos para a seleção do objeto da auditoria, segundo critérios
de relevância, risco e materialidade".
(grifo nosso.)
Gabarito do Professor: Letra D.