-
(Cespe/TRT 21ª Região/Analista Judiciário/2010) A existência de uma linguagem comum utilizada nas falas e nos documentos que conformam os processos de discussão e decisão nas organizações permite a coordenação de ações em uma equipe de trabalho.
Gabarito: certo. A linguagem comum evita a distorção e diminui as barreiras de comunicação.
A comunicação empresarial pode ser vista como um processo dinâmico por meio do qual as organizações se relacionam com o meio ambiente e as divisões da organização se conectam.
Os ruídos representam tudo o que interfere na comunicação, prejudicando-a. Ruído é tudo o que interpõe, impede, atrapalha, bloqueia a comunicação.
Há diversas barreiras ou ruídos interpessoais, físicos e intrapessoais à comunicação eficaz, entre eles:
Sobrecarga de comunicação
Com a sobrecarga de comunicação, as pessoas podem não absorver ou responder adequadamente às mensagens dirigidas a elas.
RIBAS (2014)
-
Complementando...
A) ERRADA. "limita-se"
B) ERRADA. "suficientes"
C) ERRADA. Intradepartamentais são horizontais.
D) CORRETA.
E) ERRADA. As metas, a liderança, a comunicação e as relações interpessoais são elementos fundamentais para o exercício da liderança. Não existe um aspecto mais importante do que o outro.
-
Complementando...
Excesso de informação (sobrecarga): é tudo que acaba por causar saturação de informações no receptor: proliferação de papéis administrativos e institucionais; reuniões desnecessárias e inúteis; número crescente de novos meios impressos, eletrônicos e telemáticos etc.
Informações incompletas ( distorções e omissões): são encontradas nas informações fragmentadas, distorcidas ou sujeitas a dúvidas, nas informações não transmitidas ou sonegadas etc.
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. pg333
bons estudos
-
Na delegação o que é passado de fato são as atribuições especificas e temporarias para determinado caso (claro, contém responsabilidades). A responsabilidade continua de ambos. Ou seja, não se transfere por completo a responsabilidade. Desenhando com letras: O chefe não tranfere a SUA responsabilidade para outrem hierarquicamente inferior. :P
-
Letra: D
--------------------------------------
a) Em ambientes organizacionais, delegar limita-se a repassar responsabilidades a empregado hierarquicamente subordinado. (ERRADO)
b) Energização e estímulo da liderança são aspectos determinantes e suficientes para que os subordinados fiquem motivados para o alcance dos resultados organizacionais. (ERRADO)
c) Comunicações referentes à solução de problemas intradepartamentais e de coordenação interdepartamental são caracterizadas como comunicações verticais. (ERRADO)
d) Volume excessivo de informações nos canais de comunicação acarreta sobrecarga, o que pode ocasionar omissão e distorção no processo de comunicação. (CERTO)
e) A realização de metas é aspecto de menor importância no exercício da liderança; a comunicação e as relações interpessoais são preponderantes. (ERRADO)
--------------------------------------
-
Questões CESPE...
Limitou, restrigiu, quase sempre é erro....
Se a oração deixa alternativa quase sempre é certo
A - limita-se
B - suficiente
D - pode
E - menor importância
GAB:D
-
-
Sobre a letra A, Carlos Xavier afirma que delegação não transfere responsabilidade, apenas competência; a responsabilidade permanece com com quem delegou.
-
ITEM ERRADO: Em ambientes organizacionais, delegar limita-se a repassar responsabilidades a empregado hierarquicamente subordinado.
Delegar, não significa repassar à outros apenas as tarefas rotineiras. Delegar é também deixar com que os seus subordinados tenham oportunidade de desenvolver tarefas que exijam pensamento e iniciativa, é permitir que os subordinados possam estar livres para funcionar, com o máximo de efetividade, para a organização.
Fonte: http://estrategiaemgestao.blogspot.com.br/2012/09/as-vantagens-da-delegacao-eficaz-i.html
-
Referente à letra A, tem uma questão que fala sobre o assunto.
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: FUNPRESP-JUD Prova: Assistente - Administrativa
Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional, julgue o próximo item.
"Em um contexto organizacional, delegar autoridade é o mesmo que delegar responsabilidade." ERRADO
-
No que concerne à letra "d", não consigo entender como um volume excessivo de informações nos canais de comunicação, que acarreta sobrecarga, pode apresentar como corolário omissão no processo, já que a omissão remete à ideia de escassez ou incompletude.
Parece um pouco controverso o emissor destinar muito conteúdo pelo canal de transmissão, e o receptor padecer de informações insuficientes ou omissas.
Alguém tem como ajudar?
-
Bom dia turma, tudo bem?
Seguinte, vi que surgiu uma dúvida ali do colega sobre como sobrecarga gera omissão.
Pense em um exemplo bem comum: você volta de férias e tem 500 mensagens na caixa de email, naturalmente você não conseguirá responder todas em tempo hábil e alguns prazos serão vencidos e os emissores não receberam resposta logo, podemos interpretar que o excesso de informação (sobrecarga) gerou uma omissão em relação a algumas mensagens.
Ficou claro?
Aquele abraço, sucesso sempre!
-
GAB: D
a) Delegar é repassar autoridade e responsabilidade (as duas sempre caminham juntas).
b) A motivação é algo complexo, portanto não se resume a isso.
c) Comunicações entre departamentos = Comunicação horizontal = Departamentos estão no mesmo nível.
d) Volume excessivo de informações nos canais de comunicação acarreta sobrecarga, o que pode ocasionar omissão e distorção no processo de comunicação.
e) A liderança busca alcançar metas por meio do poder de influenciar pessoas.
-
QC Coloca o prof Marcos Ferrari para comentar as questões. pq infelizmente com essa prof não dá.
-
Gabarito: D
A - Em ambientes organizacionais, delegar limita-se a repassar responsabilidades a empregado hierarquicamente subordinado. (Na verdade, o que se é transferido na delegação é a autoridade e não a responsabilidade, esta é uma consequência de quem tem a autoridade e de quem a delega).
B - Energização e estímulo da liderança são aspectos determinantes e suficientes para que os subordinados fiquem motivados para o alcance dos resultados organizacionais. (Nada que limite algo em relação à motivação pode ser certo). C - Comunicações referentes à solução de problemas intradepartamentais e de coordenação interdepartamental são caracterizadas como comunicações verticais. (Trata-se de comunicações horizontais)
D - Volume excessivo de informações nos canais de comunicação acarreta sobrecarga, o que pode ocasionar omissão e distorção no processo de comunicação. (CERTO, muita informação pode acarretar sobrecarga e atrapalha a eficiência e eficácia da comunicação).
E - A realização de metas é aspecto de menor importância no exercício da liderança; a comunicação e as relações interpessoais são preponderantes.
Qualquer erro, me avisem!
-
Alternativa A. Errado. A responsabilidade é concedida de maneira conjunta com a autoridade. Em outros termos, à medida que se concede a responsabilidade para determinado indivíduo realizar uma tarefa, deve-se conceder também um nível de autoridade para que esse indivíduo decida a respeito.
Alternativa B. Errado. As teorias mais modernas de gestão de pessoas, sustentam que o processo de motivação é essencialmente intrínseco, ou seja, depende aspectos íntimos do indivíduo. Assim, fatores extrínsecos (externos) não podem ser considerados determinantes e suficientes para que ocorra a motivação.
Alternativa C. Errado. A comunicação vertical é aquela que ocorre entre níveis hierárquicos distintos. A comunicação vertical pode ser ascendente (subordinados para os superiores) ou descendente (superiores para subordinados). A comunicação interdepartamental (entre departamentos) é um tipo de comunicação horizontal, isto é, ocorre dentro do mesmo nível hierárquico.
Alternativa D. Certo. Um grande volume de informações nos canais de comunicação provoca uma sobrecarga nos receptores, o que dificulta o processo de comunicação.
Alternativa E. Errado. Um papel crítico/fundamental da liderança é contribuir para que os liderados alcancem as metas e objetivos estipulados. Assim, erra a alternativa ao afirmar que a realização de metas é aspecto de menor importância.
Gabarito: D