-
3.17. Controle Estratégico
Após a definição da estratégia organizacional e do início da execução, será necessária a utilização de ferramentas de controle estratégico. Atualmente, a principal ferramenta para o controle estratégico é o Balanced Scorecard. De acordo com Lobato et al.,42
Na gestão estratégica competitiva, o alinhamento e controle estratégicos são suportados pela ferramenta Balanced Scorecard (BSC), pela qual se elaboram medidas financeiras e não financeiras que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas.
Dessa maneira, os gestores poderão acompanhar os resultados da organização de acordo com a estratégia traçada, de modo a corrigir os desvios e aprender, gerando conhecimento com todo o processo
-
a) O BSC é orientado para o desdobramento de estratégias em indicadores, tendo perspectivas financeira, interna, inovacao, cliente
b) certo
c)absurda
d)controle estoque = operacional
e)controle orçamentário = tático
-
CARACTERÍSTICAS DO CONTROLE:
1. Orientação estratégica para resultados. O controle deve apoiar planos estratégicos e focalizar as atividades essenciais que fazem a real diferença para a organização.
2. Compreensão. O controle deve apoiar o processo de tomada de decisões apresentando dados em termos compreensíveis. O controle deve evitar relatórios complicados e estatísticas enganosas.
3. Orientação rápida para as exceções. O controle deve indicar os desvios rapidamente, através de uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente.
4. Flexibilidade. O controle deve proporcionar um julgamento individual e que possa ser modificado para adaptar-se a novas circunstâncias e situações.
5. Autocontrole. O controle deve proporcionar confiabilidade, boa comunicação e participação entre as pessoas envolvidas.
6. Natureza positiva. O controle deve enfatizar o desenvolvimento, a mudança e a melhoria. Deve alavancar a iniciativa das pessoas e minimizar o papel da penalidade e das punições.
7. Clareza e objetividade. O controle deve ser imparcial e acurado para todos. Deve ser respeitado como um propósito fundamental: a melhoria do desempenho.
-
Comentário
Segundo Paludo (2016) “O controle tem a finalidade de assegurar que o planejado, organizado e dirigido seja executado em conformidade com o determinado, visando o alcance dos objetivos.
Por meio do Controle é possível identificar se o processo está se desenvolvendo de acordo com o previsto, ou está se desenvolvendo de maneira insatisfatória, e propor ações corretivas ou novos direcionamentos. O controle visa assegurar bons resultados e a melhoria contínua do Processo de Administrar.
Portanto, a alternativa B é a verdadeira e a resposta da questão. O controle ‘apoia os planos’ assegurando que sejam executados conforme previstos – visando alcançar bons resultados(alcance dos objetivos)
Fonte:http://www.comopassar.com.br/tce-pr-parabens-100-de-acerto-para-quem-estudou-pelos-meus-livros/
-
A - ERRADO - Entre os sistemas de medição de desempenho organizacional, a metodologia balanced scorecard é reconhecida por ser orientada para a verificação de informações. O BSC É UMA FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA QUE PERMITE O MONITORAMENTO DE METAS, ESTRATÉGIAS E OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS COM BASE NA MISSÃO E NA VISÃO DA ORGANIZAÇÃO. ALÉM DO MAIS, O BSC É UM SISTEMA FOCADO NO COMPORTAMENTO, E NÃO NO CONTROLE.
B - CORRETO - Uma das características do controle é a orientação estratégica para resultados, que consiste em apoiar planos estratégicos e focalizar as atividades essenciais da organização. TRATA-SE DE UMA DAS FUNÇÕES DO PROCESSO ADMINISTRATIVO: O CONTROLE, CUJA FINALIDADE É O REDIRECIONAMENTO DE AÇÕES QUANDO O DESEMPENHO DESVIA DOS PADRÕES PREVIAMENTE ESTABELECIDOS.
C - ERRADO - A flexibilidade, como uma característica de controle, consiste em enfatizar desenvolvimento, mudança e melhoria, alavancar a iniciativa das pessoas e minimizar o papel da penalidade e das punições. A FLEXIBILIDADE DO CONTROLE ESTÁ ASSOCIADO À IMPARCIALIDADE DO JULGAMENTO NA MEDIÇÃO DE DESEMPENHO.
D - ERRADO - O controle de estoques de materiais de escritório em uma organização deve ser realizado por departamento e constitui-se um tipo de controle tático. O CONTROLE DE ESTOQUE ESTÁ INSERIDO NO NÍVEL OPERACIONAL
E - ERRADO - O controle anual de custos fixos e variáveis, realizados nos departamentos de uma organização, com a finalidade de se obter o controle orçamentário, é considerado um controle estratégico. SE O CONTROLE ESTÁ SENDO REALIZADO EM DEPARTAMENTOS, ENTÃO É TÁTICO.
GABARITO ''B''
-
A) ERRADO. O Balanced Scorecard é um sistema de avaliação do
desempenho sob quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos
internos e crescimento. Sob cada uma destas perspectivas são definidos
objetivos estratégicos e os modos de alcançá-los.
B) CERTO. O controle é uma das 4 funções administrativas - planejamento, organização,
direção e controle - que envolve a idéia de uma função que visa a detectar se aquilo que deveria ser feito está sendo realmente posto em prática. Tem por
características, de acordo com Idalberto Chiavenato:
1.
Orientação estratégica para resultados. O controle deve
apoiar planos estratégicos e focalizar as atividades essenciais
que fazem a real diferença para a organização.
2. Compreensão. O controle deve apoiar o processo de tomada de decisões
apresentando dados em termos compreensíveis. O controle deve
evitar relatórios complicados
e estatísticas
enganosas.
3.
Orientação rápida para as exceções. O controle deve indicar os desvios rapidamente,
através de uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente.
4.
Flexibilidade. O controle deve proporcionar
um julgamento individual e que possa ser modificado para adaptar-se a novas
circunstâncias e situações.
5.
Autocontrole. O controle deve proporcionar
confiabilidade, boa comunicação e participação entre as pessoas envolvidas.
6.
Natureza positiva. O controle deve enfatizar
o desenvolvimento, a mudança e a melhoria. Deve alavancar a iniciativa das
pessoas e minimizar o papel da penalidade e das punições.
7.
Clareza e objetividade. O controle deve ser
imparcial e acurado para todos. Deve ser respeitado como um propósito fundamental: a melhoria do desempenho.
C) ERRADO. A flexibilidade como característica do controle relaciona-se a um julgamento individual e que possa ser modificado para adaptar-se a novas
circunstâncias e situações.
D) ERRADO. Existem três tipos de controle: o
estratégico, que acontece a nível institucional e se
refere geralmente aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma
totalidade; o controle tático, que é exercido ao nível intermediário das empresas, nos departamentos pelos gerentes; e o operacional que ocorre a nível da execução das tarefas e operações. É nesse último que
se enquadra o controle de estoque.
E) ERRADO. O controle que se dá a nível
departamental é o tático.
GABARITO: B
-
Questão riquíssima!
-
características do controle, expostos pelo autor Chiavenato (2000):
- Orientação estratégica para resultados: O controle deve apoiar planos estratégicos e focalizar as atividades essenciais que fazem a real diferença para a organização.
- Compreensão: O controle deve apoiar o processo de tomada de decisões apresentando dados em termos compreensíveis. O controle deve evitar relatórios complicados e estatísticas enganosas.
- Orientação rápida para as exceções: O controle deve indicar os desvios rapidamente, por meio de uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente.
- Flexibilidade: O controle deve proporcionar um julgamento individual e que possa ser modificado para adaptar-se a novas circunstâncias e situações.
- Autocontrole: O controle deve proporcionar confiabilidade, boa comunicação e participação entre as pessoas envolvidas.
- Natureza positiva: O controle deve enfatizar o desenvolvimento, a mudança e a melhoria. Deve alavancar a iniciativa das pessoas e minimizar o papel da penalidade e das punições.
- Clareza e objetividade: O controle deve ser imparcial e acurado para todos. Deve ser respeitado como um propósito fundamental a melhoria do desempenho.