SóProvas


ID
2082412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere ao planejamento da divulgação de informações no ambiente organizacional e junto aos seus públicos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Por que a letra B está arrada? Alguém poderia me explicar?

  • Também não entendi o porquê da B ser considerada errada.

  • A letra B está errada porque não tem como todos os contatos entre repórteres e fontes serem submetidos ao controle da assessoria de imprensa, principalmente quando se trata de uma grande empresa. Por exemplo, em uma grande Universidade onde normalmente já tem um determinado professor especialista em Segurança Pública ( assunto muito abordado). Os jornalistas sempre procuram por esse professor, e acabam tendo um contato mais próximo com ele, das próximas vezes que precisarem não vão ligar na assessoria, vai direto entrar em contato com o professor. Principalmente quando a fonte é muito solícita.

  • Concordo com a Mariana Zocratto que pode ser difícil controlar algumas fontes, sobretudo em grandes instituições como uma Universidade. Mas, em teoria o correto é que todas as entrevistas passem pelo crivo da assessoria, sob o risco de perder o controle das informações que estão sendo publicadas pelas fontes.

    Alguém saberia dizer qual autor corrobora com essa visão da Cespe? 

  • GABARITO: LETRA D

     

    "A assessoria de imprensa proposta à entidade comporta a realização de dois tipos de atividade, que podem ser empregados isoladamente ou em conjunto. (...) As alternativas são:

     

    Módulo I - Divulgação voltada aos veículos de comunicação
    Compreende o trabalho de divulgação das atividades da entidade visando à imprensa (jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, sites) da capital e do interior e, em ocasiões especiais, a veículos de outros estados e a publicações dirigidas da área de abrangência da entidade. (...)

     

    Módulo II - Edição de informativo
    Com uma publicação própria, a entidade terá um canal direto de comunicação com seus públicos prioritários. Caso haja interesse da entidade em criar sua própria publicação, a AI coloca-se à disposição para desenvolver os projetos editorial e gráfico, identificando a linguagem e a apresentação visual adequadas ao tipo de público a ser atingido."

     

    Livro: Assessoria de imprensa: teoria e prática. Elisa Kopplin Ferraretto, Luiz Artur Ferraretto. 5. ed. ver. e atual. São Paulo: Summus, 2009. 
     

  • Sobre a letra B:

     

    "O assessor é o responsável pelos contatos e pela organização de todos os detalhes para a realização das entrevistas, porém, na hora de responder às questões dos repórteres, é o assessorado quem precisa ter autonomia e iniciativa, para atender satisfatoriamente às necessidades dos jornalistas e ter um bom desempenho, mesmo diantes das perguntas mais embaraçosas. (...) Quando o cliente for procurado por repórteres e não puder fornecer determinada informação, mesmo assim deverá recebê-los e explicar o porquê da impossibilidade de divulgar esses dados."

     

    Acredito que o erro da alternativa se deu por extrapolação. Apesar de a mediação ser feita pela assessoria de imprensa, não há determinação expressa de que isso deva constar do plano de assessoria.

     

    Livro: Assessoria de imprensa: teoria e prática. Elisa Kopplin Ferraretto, Luiz Artur Ferraretto. 5. ed. ver. e atual. São Paulo: Summus, 2009.