-
O amplo processo de questionamento, reflexão crítica da profissão, forte influência marxista no fazer e no pensar da profissão na sociedade de classe foi possível após o movimento de reconceituação.
GAB. ERRADO
-
Apenas na Perspectiva de Intenção de Ruptura é que tem-se um movimento crítico, que vai entender a profissão dentro de um caráter político, dentro de uma perspectiva dialética.
-
movimento de reconceituação*
-
Mas a recorrência do Serviço Social aos aportes de Marx vem de antes: surge nos anos de 1960. Tributo ao movimento de reconceituação o primeiro momento de uma apropriação que, de certo modo, se colocava em nível de princípios e valores, incorporando os elementos ídeo-políticos desta tradição derivada de Marx, porém, sem que estes fossem necessariamente reconhecidos, incorrendo no que alguns autores denominam de um “marxismo sem Marx” (QUIROGA, 1991). Tal aproximação se realiza, em geral, pela militância político-partidária, realizada sob ditaduras e contou com todo tipo de repressão, perseguição, tortura, que impôs a interrupção deste pensamento pelo exílio ou autoexílio daqueles que a assumiam. É importante destacar que no Brasil o Serviço Social se aproxima do marxismo por via acadêmica, durante a ditadura militar de 1964.
YOLANDA, Guerra. O serviço social e a análise critica de seus fundamentos. 3º Encontro Internacional de Política Social
-
Para entender melhor o movimento de reconceituação tem suas primeiras expressões na década de. 60 isso na América latina, porém ,no Brasil com o golpe militar de 64, essa revisão é silenciada por um período ,antes a década de 60 a profissão ainda havia de certo modo vinculação a doutrina católica, apesar de ganhar caráter tecnicista na dec. de 40, seu rompimento doutrinário se dar de fato na dec. de 50.
resumindo a profissão só passa a ter um certo contato com a teoria marxista (apesar que de inicio de maneira equivocada) a partir do movimento de reconceituação.
é na década de 80 com a obra de Iamamoto e Carvalho que o serviço social no Brasil passa a realmente entender a teoria social de Marx e ganha um caráter critico na profissão.
-
Não. Até a década de 1960 o SS tinha uma visão conservadora.
-
Não. Até a década de 1960 o SS tinha uma visão conservadora.