SóProvas


ID
2094457
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para responder à questão.

    

Não são só ladrões os que roubam bolsas ou espreitam os que se vão banhar, para lhes colher a roupa; os ladrões, que mais própria ou dignamente merecem este título, são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força, roubam e despojam os povos. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor, nem perigo; os outros, se furtam, são enforcados; estes furtam e enforcam. Diógenes, que tudo via com mais aguda vista que os outros homens, viu que uma grande tropa de varas e ministros de justiça levavam a enforcar uns ladrões, e começou a bradar: “Lá vão os ladrões grandes enforcar os pequenos..." Ditosa a Grécia, que tinha tal pregador! E mais ditosas as outras nações, se nelas não padecera a justiça as mesmas afrontas. Quantas vezes se viu em Roma ir a enforcar um ladrão por ter furtado um carneiro, e no mesmo dia ser levado em triunfo um cônsul, um ditador por ter roubado uma província! E quantos ladrões teriam enforcado estes mesmos ladrões triunfantes? De um chamado Seronato disse com discreta contraposição Sidônio Apolinar: Non cessat simul furta, vel punire, vel facere. Seronato está sempre ocupado em duas coisas: em castigar furtos, e em os fazer. Isto não era zelo de justiça, senão inveja. Queria tirar os ladrões do mundo, para roubar ele só.

VIEIRA, Antônio. Sermões. In: MOTTA, Dantas. Primeira epistola de Jm. Jzé. da Sva. Xer. - o Tiradentes - aos ladrões ricos. Rio: Civilização Brasileira, 1967, p. s/n°

Releia-se a seguinte passagem:


Diógenes, que tudo via com mais aguda vista que os outros homens, VIU que uma grande tropa de varas e ministros de justiça LEVAVAM a ENFORCAR uns ladrões, e COMEÇOU a bradar: “Lá vão os ladrões grandes enforcar os pequenos..." Ditosa a Grécia, que tinha tal pregador! E mais ditosas as outras nações, se nelas não PADECERA a justiça as mesmas afrontas.


Em relação às formas verbais em destaque, carece de sustentação o comentário feito em:

Alternativas
Comentários
  • Marquei a e) pq pensei q o coletivo tropa não se referia a Ministros. Dessa forma, pensei se tratar de um sujeito composto :( Essa banca desconsidera interpretações objetivas do texto...

    Ao apontar a letra d) como resposta, para q ela fosse a alternativa errada, não seria necessário q ela afirmasse "viu / forma morfologicamente equivalente a tinha visto", já q a semântica trata da significação das palavras e ambas (viu e tinha visto) buscam expressar uma ação passada? :\

  • Caraaai!!! que prova de portugues e essa?

    desabafo...

  • "ENFORCAR uns ladrões" - Está na voz passiva?  "uns ladrões" é obj direto.

    Acredito que este verbo está na voz ativa (carece de sustentação).   Carece de sustentação é foda; já pega muito nego, aqui, na interpretação do enunciado.

    Gab d) de fato, tinha visto equivale a VIRA (pretérito mais que perfeito)

  • O enunciado da questão traz uma passagem do texto que abrange o seguinte trecho: "...uma grande tropa de varas e ministros de justiça LEVAVAM a ENFORCAR...". O sujeito deste trecho é formado por um substantivo coletivo seguido de duas especificações, de modo que o verbo poderá concordar tanto com o termo coletivo (tropa), como com as especificações (varas e ministros de justiça). Dessa forma, a forma singular do verbo "levavam" também é lícita, não havendo erro de concordância. No caso, caso concorde com "tropa", o verbo "levava" poderá ser utilizado. O trecho ficaria com o seguinte enunciado: "... uma grande tropa de varas e ministros da justiça LEVAVA a ENFORCAR...". Nesse sentido, a questão comportaria duas alternativas corretas, motivo pelo qual requer-se a anulação da questão.
    Os fundamentos da argumentação estão presentes na página 525 do livro "Nova gramática da língua portuguesa para concursos" (editora método), de autoria de Rodrigo Bezerra.

     

    Alguém mais pensa como eu? Corrijam-me se em algum momento me equivoquei na interpretação da questão.

  • ´´viu´´ está conjugado no préterito perfeito do indicativo; enquanto ´´tinha visto´´, no preterito imperfeito

  • Aqui no Rio de Janeiro não falamos essa palavra: "carece" 

    Tem sentido de quê? Eles querem a alternativa correta ou incorreta?

    não ter, não possuir; ser ou estar falto de.

    ter necessidade de; precisar de.

  • Benedito, sua argumentação está correta, mas a questão quer a resposta errada.

     

    Mônica, acho que carece não é usual em lugar nenhum e o uso foi proposital para pegar as pessoas. Ele quer saber qual é a justificativa errada.

  • VERBO CARECER:

    1. transitivo indireto: não ter, não possuir; ser ou estar falto de. Ex.: "carece do talento necessário ao cargo"

    2. transitivo indireto: ter necessidade de; precisar de. Ex.: "os funcionários carecem de melhor remuneração"

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece...

  • Com relação a opção D, o comentário do Rafael está perfeito : pretérito mais-que-perfeito composto (pretérito imperfeito + particípio) equivale a VIRA.

     

    Agora, quanto a opção E, permita-me discordar... Não trata-se de expressão partitiva, mas sim de substantivo coletivo que, seguido de adjunto adnominal, pode tanto ficar no singular como ir para o plural.

  • Prova cabulosa. 

  • os caras não são capazes de fazer uma questão pra medir conhecimento, ai faz essas aberraçoes,,,e se acham OS CARAS... essa prova foi idiota!

  • Indicada para comentário do professor.

  • Essa prova foi anulada. Achei até os comandos das questões desnecessariamente obscuros.

  • Que comando de questão truncado: "carece de sustentação"! Tudo isso para pedir: marque a ERRADA.

  • No RJ se fala carecer sim!!!!! Talvez vc nao a conheça, mas eu a uso com algum frequência.

  • Prova do mal...só pra ferrar o candidato!!!

  • B: isso nao é voz passiva .

    C: o verbo começar nao é auxiliar ! ele nao faz parte de uma locuçao verbal ,pois sao açoes diferentes.

  • b) enforcar/ forma com valor de voz passiva = ser enforcados.

     

    Alan Pires, na alternativa B concordo com voce quando diz que nao é voz passiva. Ao meu ver, é um verbo reduzido de infinitivo "a enforcar", porém tem sim "valor" de voz passiva, como afirma a alternativa, pois há o verbo auxiliar "ser" + o particípio regular do verbo principal = voz passiva.

     

    c) começou / forma empregada como auxiliar de “bradar”

     

    Aqui "começou a bradar" para alguns gramáticos é locuçao verbal, para outros nao. Ao meu ver nao é, pois o infinitivo "a bradar" nao equivale ao gerúndio "bradando" - "começou brandando" - como sao feitas as construçoes verbais em Portugal. Ex.: "estavam a ouvir" = "estavam ouvindo".

    Porém leia este artigo do site: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf67.php (FONTE)

     

    Locuções Verbais

    Outro tipo de conjugação composta - também chamada conjugação perifrástica - são as locuções verbais, constituídas de verbos auxiliares mais gerúndio ou infinitivo. São conjuntos de verbos que, numa frase, desempenham papel equivalente ao de um verbo único. Nessas locuções, o último verbo, chamado principal, surge sempre numa de suas formas nominais; as flexões de tempo, modo, número e pessoa ocorrem nos verbos auxiliares. Observe os exemplos:

    Estou lendo o jornal.

    Marta veio correndo: o noivo acabara de chegar.

    Ninguém poderá sair antes do término da sessão.

     

    A língua portuguesa apresenta uma grande variedade dessas locuções, conseguindo exprimir por meio delas os mais variados matizes de significado. Ser (estar, em algumas construções) é usado nas locuções verbais que exprimem a voz passiva analítica do verbo. Poder e dever são auxiliares que exprimem a potencialidade ou a necessidade de que determinado processo se realize ou não. Veja:

    Pode ocorrer algo inesperado durante a festa.

    Deve ocorrer algo inesperado durante a festa.

    Outro auxiliar importante é querer, que exprime vontade, desejo.

    Por exemplo:

    Quero ver você hoje.

     

    Também são largamente usados como auxiliares: começar adeixar de, voltar acontinuar apôr-se airvir e estar, todos ligados à noção de aspecto verbal.

     

    Espero ter ajudado. Bons estudos!!! ;)

     

  • Se eu soubesse o que a banca queria, com certeza acertaria.

    "Marque a errada?"

    Resp.: Letra D, pronto, fim de papo. rsrsrs

  • Eu fui na ''E'',pois pode ser Singular e Plural,quando a letra ''D'',discordo quando à forma equivalente. Pois deveria ser MQP(Vira)= Tinha visto (imperfeito + Particípio) ''Posso tudo naquele que me fortalece''

  • A Banca não disse o que queria em Português, AFF...

  • A meu ver a questão E está certíssima!

    passível de recurso!

  • MEU AMIGO, QUE SAIA JUSTA ESSA BANCA!

     

    TINHA + VISTO = VIRA >>> PRETÉRITO MAIS QUE PERFEITO   

     

    EXPRESSÃO PARTITIVA MAIS DETERMINANTE A CONCORDÂNCIA PODERÁ SER LÓGICA OU ATRATIVA!

     

    CHUPA BANCA DE M....

     

    FICA UM BOM TEMPO ELEBORANDO PROVA E NUNCA APRENDE

  • Queria saber qual o motivo de criticar a banca, é para parecer mais inteligente?

  • O tempo composto de um verbo no pretérito perfeito é formado pelo verbo TER/HAVER (no presente do indicativo) + PARTICÍPIO DO VERBO PRINCIPAL. Logo, o tempo composto que equivale semanticamente a "VIU" é "TEM VISTO".

  • A banca pede qual é a afirmativa errada: Verbo ter + particípio = pretérito mais que perfeito.

    Tinha visto =  vira. Portanto, letra D.

     

  • Para que o verbo LEVAR possa ser flexionado no singular, o sujeito deveria estar posposto, desta forma concordaria com TROPA, por concordância atrativa. Mas não está posposto, logo a concordância ocorre no plural mesmo, porque há dois núcleos (tropa e ministros)

  • TER/HAVER + PARTICÍPIO = RA 

  • a) Padecera é Pret.+QPerf. pode ser usado com valor de Pret.Imperfeito Subjuntivo (uso literário) - correto

    b) enforcar poderia ser substituído por ser enforcados, mudaria a voz, mas ficaria correto - correto

          "...levavam uns ladões a ser enforcados..."

    c) começou a bradar , a forma começou é auxiliar de bradar - correto

    d)viu é Pret. Perf.Ind. indica passado PONTUAL e tinha visto é Pret.+Q.Perf Composto (nem sabia q existia!) Ind. indica fato passado anterior a outro fato passado - Não é semanticamente equivalente, é outro significado - ERRADA

    e) levavam pode ser substituído por levava

    "...uma GRANDE tropa de varas e ministros levava..." - Sim, pode porque levava concorda com GRANDE, regra de Maior parte, Menor parte, maioria, minoria, na qual a forma no singular está sempre correta porque concorda com esses termos

  • aaah era a errada! show.

  • qual o erro da E

  • carece de sustentação = errada!!!!!!!!!!!!!!

  • morcegao150@hotmail.com, ela não possui, por esse motivo não é a correta. O verbo "levar" pode concordar, também, com "grande tropa".

  • foi horrível parecia a Alemanha

  • Pretérito perfeito (composto do indicativo) = Presente (indicativo) + particípio > Viu / forma semanticamente equivalente a "tem visto".

    Na alternativa, encontramos: Pretérito mais-que-perfeito (composto do indicativo) = Pretérito imperfeito (indicativo) + particípio > Vira* / forma semanticamente equivalente a "tinha visto".

  • Peço aos colegas que me ajudem

    começou a bradar.

    qual a função do a?

    o "a" não estaria substantivando o verbo bradar?

    |:( >

  • Gab - D

    A questão foi controversa entre os candidatos e a prova foi até anulada, mas isso não significa que tudo está errado. Esclareceremos então os supostos problemas.

    Na B, a voz é sim passiva. Ela, a gramática chama-a de voz passiva infinitiva, passiva depoente, passiva latente e por vezes até passiva semiótica. É fato já documentado e não necessita de maiores explicações.

  • eu pensei que era para marcar a certa kkkk

    prazer, sou um analfabeto funcional