SóProvas


ID
2094820
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Todos os pensamentos a seguir são construídos por dois blocos. Assinale a opção que indica o conectivo que uniria um desses dois blocos de forma conveniente.

Alternativas
Comentários
  • Qual seria o erro da letra E?

  • Indicada para comentário.

  • Indiquem para comentário!

  • BOM, VAMOS LÁ!

    Questão excelente, diga-se de passagem:

    Letra A - > portanto: é uma conjunção coordenativa conclusiva, e não é essa a idéia da segunda oração, ela não introduz uma conclusão do que se fala na primeira. 

    Letra B - > por isso: Idem acima, conjunçao coordenativa conclusiva e do mesmo modo não é o que a segunda oração quer demonstrar. 

    Letra C - > embora: É uma conjunção subordinativa concessiva e, apesar de a frase dar uma idéia de concessão/quebra da lógica, deve se ter atençao aqui para não confundir as coordenadas adversativas/opositivas com as subordinadas concessivas. Quando a idéia prevalente entre duas orações estiver contida na oraçao que carrega a conjunção ela será uma coordenada adversativa, como é o caso dessa assertiva, ela é uma coordenada adversativa e a questão esta errada justamente pelo fato de a conjunção apontada pela banca ser uma conjunçao subordinativa (concessiva). Notem esse exemplo: Marcos é um bom aluno, mas é preguiçoso. Qual a idéia que prevalece? É o fato de Marcos ser preguiçoso e, como a conjunção esta presente na oração prevalente trata-se de coordenada adversativa. De outro modo, observem: Embora Marcos seja bom aluno, ele é preguiçoso. O que prevalece? novamente o fato de Marcos ser preguiçoso, contudo, a oração prevalente, neste caso, não carrega a conjunçao, nesse caso será uma subordinada concessiva. 

    RESUMO DO MACETE:

    coordenada adversativa: quando o que prevalece esta na oraçao coordenada, aquela que carrega a conjunção: será adversativa!

    subordinada concessiva: quando o que prevalece estiver na oração principal, aquela que não carrega a conjunção: será concessiva!

    Letra D - > porém: Agora sim, conjunção coordenativa adversativa. Para confirmarmos tudo que foi dito acima, olhem bem, a idéia prevalente esta contida na oração que carrega a conjunção e diferente da letra C, aqui a conjunção é efetivamente uma conjunçao coordenativa. Se na letra C eles colocasse alguma conjunçao coordenativa como todavia, contudo, no entanto, estaria correta! (CORRETA)

    Letra E - > porque: pode ser explicativa ou causal e, nem um nem outro desses sentidos completa a idéia da assertiva, onde não há uma relaçao de causa X consequencia entre as orações, nem tão pouco a segunda oração tem função de explicar a primeira.

     

    ESPERO TER AJUDADO!

  • o que mata é o professor trabalhando com as alternativas para chegar ao gabarito:

     

    C) “Felicidade é um modo de viajar, _____ não um destino”. – embora. 

    Professor diz: Não cabe o 'embora' porque até a leitura fica estranha.

    Pode estar errado, mas a leitura fica estranha? Não sei da onde. A leitura fica estranha na alternativa correta: “Felicidade é um como, _____ não um quê”. – porém. 

    Felicidade é um como, porém não um quê? Haja drogas.

  • GABARITO: D

    Questão complicada.

  • O correto seria:

    a) Conjunção explicativa (e não conclusiva como propõe a alternativa);

    b) Conjunção explicativa (e não conclusiva);

    c) Conjunção adversativa (e não concessiva);

    d) Correta;

    e) Conjunção conclusiva (e não explicativa).

     

  • Questão difícil. Confusa.

  • Pra mim a LETRA E ta explicando o porquê da felicidade ser como um beijo: "porque você deve compartilhar para aproveitá-lo" Não sei onde está o erro.

  • bem fora de mão essa questão

  • Não vejo a hora de voltar a estudar pra FCC!

  • Mais uma questão horrível da FGV, pra variar.

  • Que madrugada difícil. Vou ter pesadelos FGV!

  • FGV, que loucura,

    c) Felicidade é um modo de viajar, _____ não um destino”. – embora. (PENSO QUE ESTÁ CORRETO, MESMO SENTIDO DA LETRA "D")

    d) “Felicidade é um como, _____ não um quê”. – porém. (CORRETA)

    e) “Felicidade é como um beijo: _____ você deve compartilhar para aproveitá-lo”.porque. (como está sem contexto, a meu ver, poderia ser explicativa ou conclusiva)

    Impossível acerta uma questão dessas!

     

  • Letra B

     

    “Milhares de velas podem ser acesas de uma única vela e a vida da vela não será encurtada; _____ a felicidade nunca diminui ao ser compartilhada”. – por isso.

     

    Não há relação de justificativa, causa consequência, entre as frases. Caberia no lugar de por isso, um "tal como", isto é, está fazendo uma analogia, uma comparação com uma situação metaforicamente similar


    Milhares de velas podem ser acesa de uma única vela e a vida da vela não será encurtada; tal como a felicidade que nunca diminui ao ser compartilhada. 

     

    Letra C

     

    Felicidade é um como, embora não um quê.

     

    A conjunção concessiva embora pede um verbo no subjuntivo. Posto como está, fica parecendo que o verbo É está subentendido na segunda parte da frase, o que a torna incorreta.

    Para corrigí-la é necessário o verbo SER expresso no presente do subjuntivo

     

    Felicidade é um como, embora não SEJA um quê.

    omo

     

    (Felicidade é um "modo de vida").

  • FELICIDADE É UM COMO (COMO VIVER, MODO DE VIDA, JEITO DE VIVER); 

    PORÉM, NÃO É UM QUÊ (NÃO É ALGUMA COISA TANGÍVEL, ALGO PALPÁVEL, UMA COISA, UM OBJETO)


    1- Quando for antecedido do artigo indefinido um:
    • Aquela menina tem um quê de mistério.

    Quando isso ocorrer, a junção um quê significará algo, alguma coisaAquela menina tem algo de mistério.
     

  • a) pois

    b) pois

    c) e

    d) correta!

    e) portanto

  • FGV rainha dos gabaritos arbitrários.

  • Cara, eu saí da CESPE para estudar p/ FGV. Que banca demente. É a mesma coisa de sair de uma banca adulta e com malícia, para uma banca que inventa e põe o que quiser como gabarito.

    Nem os professores conseguem justificar as alternativas!

  •  

    ADVERSATIVA        =         IDEIA QUE   CONTRAPÕE, CONTRASTE, OPOSIÇÃO

     

    VIDE    Q673223   Q826460      Q514498       Q826494

     

    SÓ   QUE  =     ADVERSATIVA

     

    MESMO ASSIM = CONTRARIEDADE

  • Felicidade é um como, porém não um quê”. – porém.

    A conjunção "porém" é adversativa. O sentido expresso pela oração "não um quê" é adversativo: a ideia de que a felicidade não é um quê (algo palpável, concreto, objetivo) contrasta com a ideia de que ela é um como (um jeito de conduzir as coisas, de viver a vida).

    Orações adversativas devem ser introduzidas por conjunções coordenativas adversativas como  e (=mas), mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, etc. Logo, a letra D é uma opção que indica o conectivo que uniria um desses dois blocos de forma conveniente.

  • "Lerás mil teorias de Português, mas não acertarás a questão da FGV"( Saga de um estudante, capítulo 2, versículo 3).. em questão feita pra errar, nem perco meu tempo quebrando minha cabeça.

  • Passou da hora do Arenildo partir...

  • O professor praticamente teve que inventar uma explicação que se adequasse

  • Adoro o prof Alexandre, mas nessa aí, não deu. :(

  • a sensação é de estar desaprendendo.

  • Gabarito: Letra D

    Felicidade é um como, porém não um quê. (sentido de oposição entre as duas orações, logo cabe um "porém" por ser adversativo)

    Sobre a letra E:

    Felicidade é como um beijo: logo/portanto você deve compartilhar para aproveitá-lo. (conclusiva)