SóProvas


ID
2100823
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Minhocas são organismos edáficos indicados para monitorar os impactos decorrentes do uso de agrotóxicos na agropecuária, pois

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa questão, pois achei nada a ver. A resposta mais correta seria a alternativa D.

    Existem várias iniciativas de uso desses animais em diversos testes ecotoxicológicos no país, como indica o estudo dos pesquisadores Cintia Niva, George Brown e Jörg Römbke:

    Ensaio de ecotoxicidade aguda: esse ensaio avalia o efeito do solo contaminado sobre a mortalidade de oligoquetas após duas semanas, e tem sido utilizado com minhocas para determinar a toxicidade de agrotóxicos no solo para fins de registro. Entretanto, muitas vezes, os contaminantes presentes no solo podem não matar, mas causar alterações no desenvolvimento, crescimento e reprodução dos organismos que nele vivem, e ainda serem acumulados no corpo e transferidos para outros organismos que se alimentam deles. Por isso, se desenvolveram outros ensaios.

    Ensaio de ecotoxicidade crônica: avalia o efeito de concentrações subletais de contaminantes sobre a reprodução de oligoquetas. Nesse caso, o número de juvenis gerados ao final de um período mais prolongado de exposição (4 a 8 semanas) é comparado entre solo contaminado e não contaminado.

    Ensaio de bioacumulação: calcula a capacidade de um oligoqueta acumular um determinado contaminante ao longo do tempo. Esse ensaio é especialmente importante para avaliar se o contaminante poderá afetar a cadeia alimentar do ecossistema.

    Ensaio de fuga: esse ensaio estima rapidamente a capacidade das minhocas de escolher entre um solo contaminado ou não contaminado, e tem mostrado boa sensibilidade no diagnóstico da qualidade do solo.

  • Alternativas

    A) Errada. A porosidade do solo facilita a percolação do poluente

    C) Errada: quando em contato com o poluente, absorver os contaminantes da solução do solo por meio de contato direto e passagem pela cutícula (Vijver et al. 2003; Castellanos & Hernandez 2007).

    D) Errada: A partir do contato com o poluente,as minhocas podem se intoxicar, morrer, ou sobreviver, incorporar e até bioacumular esses poluentes em seus tecidos (Curry 2004), e portanto, não necessariamente havendo sua morte.

    E) Errada: Quando se alimenta, a minhoca pode ingerir, incorporar ou adsorver o poluente

    B) Correta: Considerando seus deslocamentos aleatórios pelas camadas do solo, o poluente ingerido, incorporarado ou adsorvido pela minhoca poderá ser transportado para camadas mais profundas junto à ela.

  • Ellis et al. (2007) verificaram que quanto maior a adsorção do composto ao substrato, menor é a mortalidade das minhocas. Por outro lado, as minhocas também influenciam os processos de dissipação de vários poluentes no solo  (Farenhorst et al. 2000, Singer et al. 2001, entre outros).