SóProvas


ID
2116732
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Acerca do impacto da seguridade social e da previdência na redução das desigualdades sociais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • não entendi por que a D) não estaria correta?

  • Caro Seven A'Billy nos teríamos acertado essa questão, se ela tivesse sido formulado de 2016 pra frente.rs....Mas ela é de 2012.....acredito que por isso a opção correta não é a D) ..
  • Questão desatualizada, gabarito letra D kkkk
  • Sejamos todos entendidos de que as questões para concursos nunca irão difamar uma Lei ou um órgão público. Portanto, a questão da letra D) nunca seria correta. kkkkk

  • GABARITO: A

  • Gabarito Letra A.

    Em fases objetivas a Banca não considerará como correta afirmativas que na prática são verdadeiras, como afirmar que os gastos previdenciários têm efeitos deletérios no orçamento público (somente a título de curiosidade, os gastos com a Seguridade Social representam 54% das despesas primárias do governo, não podendo, portanto, ser um gasto considerado desprezível). Da mesma forma  a Banca não irá assumir que na prática o regime de previdência do funcionalismo público é o mais progressivo (inclusive, na data da elaboração desta obra há ADIN (Ação Declaratória  de Inconstitucionalidade)questionando tal progressividade.

  • Quanto ao erro da questão D "Os gastos previdenciários têm efeitos deletérios no orçamento público brasileiro, contribuindo para agravar o déficit público, prejudicando o crescimento econômico e a redução das desigualdades sociais."

    Ai diz que os gastos previdenciários prejudicam a redução das desigualdades sociais, o que , segundo a ESAF é errado, respondi anteriormente uma questão que afirmava os benefícios pagos no âmbito da Seguridade, sobretudo aqueles vinculados à política de assistência social e ao RGPS têm efeitos redistributivos e contribuem para elevar a renda das famílias mais pobres, principalmente no meio rural, eu marquei certa e acertei.

    A previdência Não prejudica a redução de desigualdades e sim ajuda a combatê-la, note antes de 1963 o trabalhador rural era excluído da proteção social e quando foi incluso havia discriminação por parte do Poder Público que só concedia benefícios no valor de meio salário mínimo, só com a CF de 88 que cessou essa disparidade com a figura do Segurado Especial, que passou a contribuir obrigatoriamente e ter acesso a benefícios no valor de 1 salário mínimo, em regra.

  • Segundo o ministro do Bozzonaro, o especulador-utópico Paulo Guedes, a resposta correta é a letra D.

  • Gab: A

  • Estamos em 2021. Fui direta na D