-
Uso do padrão culto de linguagem
Deve seguir dois mandamentos:
1) Obediência à gramática formal...
2) Utilização de vocábulos simples:
*não utilizar gíria, jargão técnico, regionalismo, linguagem rebuscada.
*evitar(inclusão somente quando indispensável) de TERMO TÉCNICO, neologismo e estrangeirismo.
-
As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos (Ex: termos técnicos).
Explicite, desenvolva, esclareça, precise os termos técnicos, o significado das siglas e abreviações e os conceitos específicos que não possam ser dispensados.
-
Gui Camargo,
Com todo o respeito e desculpe-me pela franqueza.
Esse negócio de você ficar apenas confirmando o gabarito e não redigir um comentário produtivo, é bastante desagradável, e contra-producente para nós que levamos o site e os estudos a sério. Principalmente, quando você confirma um gabarito de maneira equivocada, como o fez nessa questão sem ao menos fazer uma pesquisa.
Se não tiver nada para acrescentar, POR FAVOR, silencie.
Sem mais e bons estudos.
-
O erro da questão é porque ela diz que é imprescindívil, seja qual for o destinatário, o emprego de termos técnicos.
Segundo o manual de redação oficial a linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos.
-
Para se redigir um ato oficial deve-se utilizar uma linguagem adequada (padrão culto ou padrão geral). Não existe linguagem formal para redigir um texto oficial.
Segundo o manual:
"[...] Os textos oficiais: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que a) se observam as regras da gramática formal, e b) se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma. É importante ressaltar que a obrigatoriedade do uso do padrão culto na redação oficial decorre do fato de que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias lingüísticas, permitindo, por essa razão, que se atinja a pretendida compreensão por todos os cidadãos.[...]"
-
SE POSSÍVEL, ABRA MÃO, SIM, DE TERMOS TÉCNICOS E DE JARGÕES BUROCRÁTICOS, OU SEJA, ELES DEVEM SER EVITADOS/PRESCINDIDOS!...
GABARITO ERRADO
-
Na comunicação oficial, o emprego da língua em sua modalidade formal decorre da necessidade de se informar algo o mais claramente possível, de maneira concisa e não pessoal, sendo imprescindível, seja qual for o destinatário, o emprego dos termos técnicos próprios da área de que se trata.