-
2.2.4 Teoria das necessidades adquiridas
Dando sequência ao modo de pensar a motivação através de necessidades básicas, David McClelland apresenta a teoria das necessidades adquiridas. Sobre suas pesquisas, Allan R. Cohen e Stephen L. Fink, anotam:
“Os primeiros trabalhos de McClelland se dedicavam à necessidade de sucesso e à necessidade de afiliação, consideradas importantes fontes de motivação no ambiente de trabalho. Pesquisas sobre necessidade de sucesso proporcionaram importantes insight relativos ao crescimento das sociedades industriais e mostraram um elo entre necessidade de sucesso e comportamento empresarial. Trabalhos mais recentes tratam da necessidade de poder. Daí surgiram insights relativos ao comportamento dos líderes e seu impacto na sociedade. A distinção entre o poder personalizado e poder socializado pode ser um passo fundamental para retirar a conotação negativa do poder.”
Fonte: http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/33601/ALMEIDA,%20ALEXANDRE%20NIGRIN%20DE.pdf?sequence=1
-
poder socializado - uso do poder para alcançar fins construtivos. Ex.: um gerente que tenta alcançar o poder para desenvolver um programa de total satisfação do cliente.
poder personalizado - uso do poder principalmente para grandeza de ganhos pessoais
http://www.profcordella.com.br/unisanta/textos/cos24_poder_nas_organizacoes.htm
-
1- poder socializado - uso do poder para alcançar fins construtivos. Ex.: um gerente que tenta alcançar o poder para desenvolver um programa de total satisfação do cliente.
2- poder personalizado - uso do poder principalmente para grandeza de ganhos pessoais
http://www.profcordella.com.br/unisanta/textos/cos24_poder_nas_organizacoes.htm
http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/33601/ALMEIDA,%20ALEXANDRE%20NIGRIN%20DE.pdf?sequence=1