SóProvas


ID
2124604
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No modelo da Janela de Johari, uma área livre muito reduzida pode significar

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Tipos de Quadrantes - Janela de Johari

    • Arena (ou área livre) é o primeiro quadrante, mostra o que é conhecido de nós próprios e dos outros. Parte fundamental do relacionamento pois é o que somos capazes de mostrar conscientemente. Ela se abre a medida que a confiança e verdade aumentam. Informações pessoais são compartilhadas. É a troca livre e aberta de informações. Exemplo: Quando se conversa com um amigo sobre algo particular, um desabafo relatando fatos. O aumento dessa arena é considerável, pois há sinceridade.

    • Mancha Cega, quadrante na parte superior direita, representa o que não percebemos de nós mesmos mas que os outros percebem. Parte que mostramos inconscientemente. Exemplo: Nossos tiques, verbalizações, estilos. O feedback para este quadrante é essencial pois só com eles podemos descobrir melhor nossa mancha cega.

    • Fachada (ou área oculta), quadrante inferior esquerdo, é o que conhecemos de nós mesmos mas não revelamos, nossa parte secreta. Desconhecido do grupo pois ocultamos para evitar feedback que não gostaríamos de receber, ou julgamentos que possamos receber ao revelarmos sentimentos, reações, pensamentos. Mas, se não assumirmos certos riscos, nunca descobriremos quais seriam as possíveis reações alheias. Exemplo: Nossas habilidades natas, ou conhecimentos que adquirimos e de certa forma ocultamos ou apenas usamos disciplinadamente. Isso pode caracterizar o egoísmo quando queremos controlar ou manipular ou outros. Geralmente os chefes não revelam táticas e pensamentos por estratégia própria. 

    • Desconhecido (ou ignorado), parte inferior direita, é a parte desconhecida de nós e dos outros, nossa parte inconsciente. Este quadrante é de nossas motivações inconscientes, áreas inexploradas. Exemplo: Nossas habilidades latentes e recursos por descobrir que possam ser decorrência da primeira infância. 

    Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos_Psicologia/Janela_de_Johari.htm