SóProvas


ID
2125057
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

0 processo psicodiagnóstico é uma forma de avaliação que utiliza técnicas e testes psicológicos, e termina com a comunicação dos resultados após a integração dos dados. Considere as afirmações abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) a respeito do psicodiagnóstico.
( ) É um processo limitado no tempo, com duração estimada previamente.
( ) As baterias de testes devem ser compostas estritamente por testes psicométricos.
( )A sequência e distribuição de testes são irrelevantes para o processo psicodiagnóstico, pois essas variáveis não interferem nos resultados.
A ordem de afirmações verdadeiras e falsas, de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  • Frequentemente a bateria de testes inclui testes psicométricos e técnicas projetivas.

    No plano de avaliação, são determinados a especificidade e o número de testes, que são programados sequencialmente, CONFORME SUA NATUREZA, TIPO, PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS, TEMPO DE ADMINISTRAÇÃO, GRAU DE DIFICULDADE, QUALIDADE ANSIOG~ENICA e CARACTERÍSTICAS DO PACIENTE INDIVIDUAL.

    CUNHA, Jurema A. e cols. Psicodiagnóstico V

    Gab.: LETRA C

  • A primeira assertiva está correta, pois o psicodiagnóstico é uma modalidade de avaliação psicológica, relacionada ao contexto clínico e limitada no tempo. A duração do processo psicodiagnóstico pode ser estimada através do plano de avaliação realizado pelo psicólogo após entrevista inicial.

    A segunda assertiva está incorreta, uma vez que no processo psicodiagnóstico o psicólogo pode se utilizar de diversas técnicas psicológicas, como entrevistas, observações, testes projetivos e psicométricos. O profissional não deve se pautar em uma única técnica, pois nenhum instrumento isoladamente abrange o indivíduo como um todo.

    Por fim, a última assertiva também está errada. No momento em que o profissional realiza um plano de avaliação psicodiagnóstica, deve identificar quais recursos o auxiliarão a alcançar seu objetivo e testar as hipóteses inicialmente levantadas. Em geral, variam entre dois e cinco instrumentos, que devem ser organizados de acordo com critérios específicos ao caso. O psicólogo deve pensar, por exemplo, em um primeiro momento, na importância de alguns recursos para baixar a ansiedade inicial, bem como em tarefas simples para momentos em que o indivíduo ficará fatigado. O desenho também não deve ser utilizado no início, mesmo que em caráter lúdico.

     

     

    Fonte: http://psicoresumos.blogspot.com.br/2014/04/passos-do-processo-psicodiagnostico.html

  • Olá meus colegas psicólogos. Não vou fazer nenhum comentário sobre a questão. Só vou pedir que cada um de vocês ao acabar de resolver as questões indiquem as questões referentes a psicologia pra comentário do professor. Assim quando o site receber inúmeras indicações para comentário se sentirá na obrigação de colocar professores para nos aulxiliarem facilitando nossos estudos. Vamos nos unir e continuar estudando, pois nossa aprovação estará cada vez mais perto. Agradeço e bons estudos a todos(as).

    Forte abraço!

    Jady Almeida

  • Justificativas com base em CUNHA & COLS, "Psicodiagnóstico V".

    ( V ) É um processo limitado no tempo, com duração estimada previamente 

    O psicodiagnóstico é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame). p. 26

    ( F ) As baterias de testes devem ser compostas estritamente por testes psicométricos 

    Bateria de testes é a expressão utilizada para designar um conjunto de testes ou de técnicas, que podem variar entre dois e cinco ou
    mais instrumentos
    , que são incluídos no processo psicodiagnóstico para fornecer subsídios que permitam confirmar ou infirmar as hipóteses iniciais, atendendo o objetivo da avaliação [...] nenhum teste, isoladamente, pode proporcionar uma avaliação abrangente da pessoa como um todo [...] é aconselhável corroborar a significação clínica de indicadores de um determinado teste através de indícios sugestivos em outra técnica. Quanto a técnicas psicométricas, recomenda-se buscar a intervalidação dos resultados. p. 110

    ( F ) A sequência e distribuição de testes são irrelevantes para o processo psicodiagnóstico, pois essas variáveis não interferem nos resultados 

    Em razão da variedade de questões propostas inicialmente e adequadas aos objetivos do psicodiagnóstico, freqüentemente a bateria de
    testes inclui testes psicométricos e técnicas projetivas
    (responde à alternativa anterior). Neste caso, sua seqüência e distribuição relativa, na bateria de testes, devem ser cuidadosamente consideradas, levando em conta o tempo necessário para a administração, o grau de dificuldade das mesmas, sua qualidade ansiogênica e as características específicas do paciente. p 111

  • Livro: Psicodiagnóstico-V

    Jurema Alcides Cunha

    .

    "Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos [...]. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame). (Pág. 26)

    .

    "Bateria de testes é a expressão utilizada para designar um conjunto de testes ou de técnicas, que podem varias entre dois e cinco ou mais instrumentos, que são incluídos no processo psicodiagnóstico para fornecer subsídios que permitam confirmar ou infirmar as hipoteses iniciais, atendendo o objetivo da avaliação.  (Pág. 109)

    .

    "No plano de avaliação, são determinados a especificidade e o número de testes, que são programados sequencialmente, conforme sua natureza, tipo, propriedades psicométricas, tempo de administração, grau de dificuldade, qualidade ansiogênica e características do paciente individual." (Pág. 110)

     

    Resposta:

    c) V, F, F