-
Pq a I esta errada e a II esta certa? Os dois nao sao adjunto adverbiais de tempo?
-
Renata,
creio que o erro não se dá pelas vírgulas que isolam o adjunto adverbial, mas, sim, pelas outras.
I. O Acordo do Clima aprovado em Paris em dezembro de 2015 não resolve o problema do aquecimento global, apenas cria um ambiente político mais favorável à tomada de decisão para que os objetivos assinalados formalmente por 196 países sejam alcançados. (1º parágrafo) / O Acordo do Clima aprovado em Paris, em dezembro de 2015, não resolve o problema do aquecimento global apenas, (muda o sentido) cria um ambiente político mais favorável à tomada de decisão,¹ para que os objetivos assinalados formalmente por 196 países, (separa sujeito de verbo) sejam alcançados.
1 - Aí vale a pena abrir o olho. Ela separa uma oração subordinada adverbial. Quando vem antes da oração principal, ela deve ser separada por vírgula. Quando vem depois da principal, há (mais) divergência dos autores. A FCC já entendeu que a retirada da vírgula, nesses casos, acarreta erro gramatical. Mas, se for olhar por esse lado, essa questão nem deveria ser colocada aqui, visto que a oração foi usada sem vírgula a separando. Enfim, cuidado.
II. Correta
III. Segundo a vice-presidente do IPCC, a climatologista brasileira Thelma Krug, a queima de combustíveis fósseis segue em alta e não há indícios de que isso se modifique tão cedo. (5º parágrafo) / Segundo a vice-presidente do IPCC, a climatologista brasileira, Thelma Krug, a queima de combustíveis fósseis, (separa sujeito de verbo) segue em alta, e não há indícios de que isso se modifique, tão cedo.
Acredito que há mais erros, mas não sei explicá-los de cabeça!
Se errei, corrijam-me.
Bons estudos!!!
-
Nada é fácil , tudo se conquista!
-
Vamos ao que segue....
I - ERRADA ---- O Acordo do Clima aprovado em Paris, em dezembro de 2015, não resolve o problema do aquecimento global apenas, cria um ambiente político mais favorável à tomada de decisão, para que os objetivos assinalados formalmente por 196 países, sejam alcançados.
Nesse caso a vírgula deveria estar antes de "apenas"...
II - CERTO ----- As propostas apresentadas voluntariamente pelos países passam a ser consideradas “metas” que serão reavaliadas a cada 5 anos, embora a soma dessas propostas não elimine, hoje, o risco de enfrentarmos os piores cenários climáticos, com a iminente elevação média de temperatura acima de 2 ºC.
Tudo correto...
III- ERRADO ---- Segundo a vice-presidente do IPCC, a climatologista brasileira, Thelma Krug, a queima de combustíveis fósseis, segue em alta, e não há indícios de que isso se modifique, tão cedo.
Nesse caso, não deveria ter vírgula entre "climatologista brasileira" e "Thelma Kung". Pois as duas partes juntas formam um aposto explicativo.
Espero ter ajudado...
Abraço
-
O erro da 3 na minha opinião é outra:
Segundo a vice-presidente do IPCC, a climatologista brasileira, Thelma Krug, a queima de combustíveis fósseis, segue em alta, e não há indícios de que isso se modifique, tão cedo.
-
na I
nao seria um erro nao colocar as virgulas? "Paris, em dezembro de 2015, não resolve"
-
Advogado Músico, obrigado pelo excelente comentário nessa "E em outras 15 questões que eu vi", que nao ajudam EM NADA.
-
Renata Leão, na I não seria erro colocar entre vírgulas, pois está separando um adjunto adverbial de tempo. Essa é umas das regras do uso da vírgula: indicar o deslocamento de adjunto adverbial, sobretudo os de grande extensão! No "hoje" da questão II, as vírgulas podem ser usadas ou não, sendo um caso facultativo, pois é um adjunto deslocado e pequeno.
II- O Acordo do Clima aprovado em Paris, em dezembro de 2015, não resolve o problema do aquecimento global apenas, cria um ambiente político mais favorável à tomada de decisão, para que os objetivos assinalados formalmente por 196 países, sejam alcançados.
O erro na II é o que eu grifei. O certo seria: não resolver o problema do aquecimento global, apenas cria (...).
E, por último, o outro erro está em separar o sujeito do verbo.
Esperto ter ajudado.
-
O Acordo do Clima aprovado em Paris, em dezembro de 2015, não resolve o problema do aquecimento global apenas, cria um ambiente político mais favorável à tomada de decisão, para que os objetivos assinalados formalmente por 196 países, sejam alcançados. (Vígula separando sujeito de verbo)
As propostas apresentadas voluntariamente pelos países passam a ser consideradas “metas” que serão reavaliadas a cada 5 anos, embora a soma dessas propostas não elimine, hoje, o risco de enfrentarmos os piores cenários climáticos, com a iminente elevação média de temperatura acima de 2 ºC.
Segundo a vice-presidente do IPCC, a climatologista brasileira, Thelma Krug, a queima de combustíveis fósseis, segue em alta, e não há indícios de que isso se modifique, tão cedo. (Vírgula separando sujeito de verbo)
-
As propostas apresentadas voluntariamente pelos países passam a ser consideradas metas que serão reavaliadas a cada 5 anos, embora a soma dessas propostas não elimine, hoje, o risco de enfrentarmos os piores cenários climáticos, com a iminente elevação média de temperatura acima de 2 ºC.
Alguém sabe dizer por que a última vírgula do item II está correta? A professora diz que é um recurso de ênfase. Mas me parece que essa parte é Objeto Indireto do verbo "eliminar" então seria proibida a vírgula por não poder separar o verbo (eliminar) dos seus termos (OI).
-
Daniela Costa, nesse caso, não se trata de preposição RELACIONAL, devido à regência do verbo "eliminar"; ele é VTD e, por isso, não tem OI.
As preposições relacionais iniciam o objeto indireto, o complemento nominal, as orações subordinadas substantivas objetivas indiretas e as completivas nominais. Elas não possuem sentido, valor semântico; apenas ligam elementos.
A questão aborda a preposição NOCIONAL - exprime sentidos circunstanciais, como:
- causa: "Assustou-se com o trovão."
- companhia: "Estudei com os amigos."
- modo: "Trabalharam com cuidado."; entre outros (concessão, instrumento, matéria, oposição, referência, simultaneidade).
Note que a nenhum verbo dos exemplos cabe OI, mas preposição nocional, usada para iniciar adjuntos adverbiais, adjuntos adnominais e orações subordinadas adverbiais reduzidas.
Coloque o adjunto adverbial (de causa) com a iminente elevação média de temperatura acima de 2 oC no início da oração para ficar mais claro:
Com a iminente elevação média de temperatura acima de 2 ºC, há o risco de enfrentarmos os piores cenários climáticos. - Por causa da iminente elevação/Devido à iminente elevação (causa), há o risco (consequência).
Espero ter ajudado! ;)
-
O erro da 3 na minha opinião é outra:
Segundo a vice-presidente do IPCC, a climatologista brasileira, Thelma Krug, a queima de combustíveis fósseis, segue em alta, e não há indícios de que isso se modifique, tão cedo.
Comentário do ''algum concurseiro''
Esse e o erro da alternativa III , pois separou o sujeito '' a queima '' do verbo '' segue ''
Na discussão sobre o aposto único que foi dividido em dois, eu não vejo erro , muito menos mudança de sentido , porém e meu ponto de vista
-