-
(E)
Correções em negrito:
a) Humberto de Campos, jornalista, critico, contista, e memorialista nasceu, em Miritiba, hoje Humberto de Campos no Maranhão, em 1886, e FALECEU, no Rio de Janeiro em 1934.
b)O escritor Humberto de Campos, em 1933, publicou o livro que veio à ser considerado, o mais celebre de sua obra: Memórias, crônica DO COMEÇO de sua vida.
c) Em 1912, Humberto de Campos, transferiu-se para o Rio de Janeiro, e entrou para O Imparcial, na fase em que ali encontrava-se um grupo de exÍmios escritores.
d)De infância pobre e orfão de pai aos seis anos; Humberto de Campos, começou a trabalhar cedo no comércio, como meio de subsistÊncia.
-
Letra "e".
Humberto de Campos publicou seu primeiro livro em 1910, a coletânea de versos intitulada Poeira; em 1920, já membro da Academia Brasileira de Letras, foi eleito deputado federal pelo Maranhão.
Tudo correto!
1º A primeira vírgula vem isolando um aposto explicativo: "...seu primeiro livro..." - que livro? ",a coletânea de versos...".
Existe uma identidade semântica e isolada, por isso temos um aposto explicativo.
2º O "ponto e vírgula" neste caso pode ser usado, isola um termo adverbial imprimindo uma circunstância de tempo, com uma pausa maior.
3º O trecho: "...já membro da Academia Brasileira de Letras..." também isolado por vírgulas, já que se trata de um adjunto adverbial de tempo (agora, já, hoje).
4º "...foi eleito deputado federal pelo Maranhão."
Por fim, sujeito oculto, pois o termo não esta expresso na oração, mas é possível encontrar o referente (semântico) no contexto: "Humberto de Campos".
-
Mais erros encontrados:
a) Humberto de Campos, jornalista, crítico, contista, e memorialista nasceu, em Miritiba, hoje Humberto de Campos no Maranhão, em 1886, e falesceu, no Rio de Janeiro em 1934.
b) O escritor Humberto de Campos, em 1933, publicou o livro que veio a ser considerado, o mais celebre de sua obra: Memórias, crônica dos começos de sua vida.
d)De infância pobre e órfão de pai aos seis anos; Humberto de Campos, começou a trabalhar cedo no comércio, como meio de subsistencia.
-
A)Humberto de Campos, jornalista, critico, contista, e memorialista nasceu, em Miritiba, hoje Humberto de Campos no Maranhão, em 1886, e falesceu, no Rio de Janeiro em 1934. ERROS: VÍRGULA ANTES DO E EM ENUMERAÇÃO
b)O escritor Humberto de Campos, em 1933, publicou o livro que veio à ser considerado, o mais celebre de sua obra: Memórias, crônica dos começos de sua vida.ERRO: CRASE ANTES DO VERBO SER, ERRO: VÍRGULA ANTES DO CONSIDERADO pq separou verbo do complemento.
c)Em 1912, Humberto de Campos, transferiu-se para o Rio de Janeiro, e entrou para O Imparcial, na fase em que ali encontrava-se um grupo de eximios escritores. ERRO: SEPAROU SUJEITO DO VERBO HUMBERTO E TRANFERIU-SE
d)De infância pobre e orfão de pai aos seis anos; Humberto de Campos, começou a trabalhar cedo no comércio, como meio de subsistencia.
ERRO: separou sujeito humberto do verbo(começou)
e) CORRETA.
ESPERO TER AJUDADO.
-
Acertei, mas confesso que o fato do qconcursos ter classificado a questão em uso da vírgulo pode ter me ajudado.
Devia ter um jeito de esconder isso, visto que o enunciado não dá dica daquilo que devemos nos atentar.
-
a) ERRADO. Humberto de Campos, jornalista, crítico, contista (é proibida a vírgula havendo conjunção aditiva ligada apenas por um referente) e memorialista nasceu, em Miritiba, no Maranhão, em 1886, e faleceu, no Rio de Janeiro em 1934.
b) ERRADO. O escritor Humberto de Campos, em 1933, publicou o livro que veio à ser considerado (não separa por vírgula o verbo de seu complemento) o mais célebre de sua obra: Memórias, crônica do começo de sua vida.
c) ERRADO. Em 1912, Humberto de Campos, transferiu-se para o Rio de Janeiro (é proibida a vírgula havendo conjunção aditiva ligada apenas por um referente) e entrou para O Imparcial, na fase em que ali encontrava-se um grupo de exímios escritores.
d) ERRADO. De infância pobre e órfão de pai aos seis anos; Humberto de Campos (não se separa sujeito de verbo com vírgula) começou a trabalhar cedo no comércio, como meio de subsistência.
e) CERTO. Humberto de Campos publicou seu primeiro livro em 1910, (correta devido ao adjunto adverbial deslocado) a coletânea de versos intitulada Poeira; (adequado, pois separa orações coordenadas [independentes]) em 1920, (certo, pois em se tratando de adjunto adverbial deslocado para o início do período é facultativa a vírgula em adjuntos adverbiais pequenos) já membro da Academia Brasileira de Letras, (adjunto adverbial extenso no meio do período a vírgula é obrigatória) foi eleito deputado federal pelo Maranhão.
-
Possível acertar essa questão apenas conhecendo a regra mais básica de acentuação gráfica (toda proparoxítona é acentuada):
a) "crítico" e não critico
b) "célebre" e não celebre
c) "exímios" e não eximios
d) "subsistência" e não subsistencia
-
a) Humberto de Campos, jornalista, crÍtico (todas as proparoxitonas são acentuadas), contista e memorialista nasceu, em Miritiba, hoje Humberto de Campos no Maranhão, em 1886, e falesceu, no Rio de Janeiro em 1934.
b) O escritor Humberto de Campos, em 1933, publicou o livro que veio a (NÃO HÁ CRASE ANTES DE VERBO, pois não há artigo, apenas preposição) ser considerado, o mais celebre de sua obra: Memórias, crônica dos começos de sua vida.
c) Em 1912, Humberto de Campos (não se separa sujeito de verbo) transferiu-se para o Rio de Janeiro, e entrou para O Imparcial, na fase em que ali encontrava-se um grupo de eximios escritores.
d) De infância pobre e orfão de pai aos seis anos, Humberto de Campos, começou a trabalhar cedo no comércio, como meio de subsistencia.
e) Humberto de Campos publicou seu primeiro livro em 1910, a coletânea de versos intitulada Poeira; em 1920, já membro da Academia Brasileira de Letras, foi eleito deputado federal pelo Maranhão. CORRETA
-
pooxa , vc precisa de sorte em provas tbm.
Não vi a falta de acento em '' critico '' , acentuação e tão pouco provada que vc não se atenta tanto a ela , menos mal que vi o erro '' vírgula + conectivo E '' e um ou outro ,nunca os dois juntos ( no caso de enumerações hehe)
GAB E