SóProvas


ID
213808
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando uma criança de quatro anos diz "eu odio comer verdura", ela está conjugando um verbo irregular (odiar) como se fosse um regular. De acordo com Piaget, essa criança

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A Na teoria psicogenética de Piaget (lembrando que ele não a formulou voltada para a educação, e sim para o campo da epistemologia), a ênfase é a descoberta, a invenção, a interação física e mental com o meio, com os objetos, e não propriamente o certo e o errado. Daí ele conceber o chamado “erro construtivo”, aquele que tem grande significação enquanto sinal de progresso cognitivo e que evidencia uma evolução no processo de aprendizagem. Vale dizer, não são os erros de toda e qualquer natureza que podem ser arrolados como “erros construtivos”, o que muitas vezes é ignorado por docentes que dizem estar seguindo a escola construtivista, cometendo equívocos banais na interpretação de Piaget. 

    Notemos a posição de duas conceituadas pesquisadoras: O erro construtivo piagetiano implica em “aceitar soluções ‘erradas’ como pertinentes, desde que indicadoras de progressos na atividade cognitiva; fazer com que os alunos tomem consciência dos erros cometidos, percebendo-os como problemas a serem enfrentados, sem que se lhes imponham caminhos previamente traçados. Ora, se esta parece ser a proposta de ensino-aprendizagem derivada da teoria psicogenética, fica de imediato claro que, na avaliação do aproveitamento escolar, é tarefa docente a de discernir entre os erros construtivos - isto é, aqueles que evidenciam progressos na atividade mental - e aqueles que não o são - isto é, aqueles que não sinalizam avanços na forma da criança pensar”.