SóProvas


ID
213811
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando a professora percebe que uma criança está na fase heterônoma do desenvolvimento moral, expressando crenças e comportamentos tipicamente estudados e descritos por Piaget, sabe que não pode ensinar ao aluno como adquirir autonomia no pensamento e na ação. De fato, se ela se propusesse a fazer isso, estaria, segundo o construtivismo, levando esse aluno a

Alternativas
Comentários
  •  

    Correto o gabarito!

     Segundo Piaget, a criança quando vivencia o estágio chamado heterônomo, isto é, onde as regras são estabelecidas e provindas de uma ordem exterior de maneira determinada e imposta, acaba concebendo a regra como algo correto que deve ser seguido e obedecido, caso contrário há uma conseqüência (punição) que não é agradável. Piaget expõe que a criança amadurecerá moralmente ao passo que for desenvolvendo sua capacidade cognitiva. Esse desenvolvimento cognitivo, no intuito de desenvolver a maturidade moral, implica um processo de construção do sujeito na interação.

  • Alternativa B

    Desenvolvimento Moral Piaget

    Desenvolvimento Moral Piaget - Para Piaget o Desenvolvimento Moral é dividido em 3 fases (anomia, heterônoma, autônoma). Essas fases se sucedem sem constituir estágios propriamente ditos. Vamos encontrar adultos em plena fase de anomia e muitos ainda na fase de heteronomia. Poucos conseguem pensar e agir pela sua própria cabeça, seguindo sua consciência interior.


    ANOMIA HETERONOMIA AUTONOMIA
    A: negação
    NOMIA: regra, lei
    A lei, a regra vem do exterior, do outro Capacidade de governar a si mesmo

    Desenvolvimento Moral - Anomia

    Geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas. Porém, quando as regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que se é certo ou errado. Na fase de anomia, natural na criança pequena, ainda no egocentrismo, não existem regras e normas. O bebê, por exemplo, quando está com fome, chora e quer ser alimentado na hora. As necessidades básicas determinam as normas de conduta. No indivíduo adulto, caracteriza-se por aquele que não respeita as leis, pessoas, normas. Na medida em que a criança cresce, ela vai percebendo que o "mundo" tem suas regras. Ela descobre isso também nas brincadeiras com as criança maiores, que são úteis para ajudá-la a entrar na fase de heteronomia.


    Desenvolvimento Moral - Heteronomia

    Há apenas o respeito à autoridade. Não há consciência, nem reflexão, apenas obediência.

    O certo é o cumprimento da regra e qualquer interpretação diferente desta não corresponde a uma atitude correta.


    Desenvolvimento Moral - Autonomia

    Legitimação das regras. Aqui o indivíduo adquire a consciência moral, possui princípios éticos e morais. Na moralidade autônoma, o indivíduo adquire a consciência moral. Os deveres são cumpridos com consciência de sua necessidade e significação. Possui princípios éticos e morais. Na ausência da autoridade continua o mesmo. É responsável, auto-disciplinado e justo. A responsabilidade pelos atos é proporcional à intenção e não apenas pelas conseqüências do ato.


    ANOMIA HETERONOMIA AUTONOMIA
    Bagunça
    Devassidão
    Libertinagem
    Dissolução
    Medo
    Autoritarismo
    Imposição
    Castigo
    Prêmio
    Respeito unilateral
    Autocracia
    Tirania
    Cooperação
    Amor
    Respeito mútuo
    Afetividade
    Livre-arbítrio
    Democracia
    Reciprocidade
    Lei Causa e Efeito