SóProvas


ID
216793
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Um arquivista precisa descrever documentos visando a explicar como e por que esses documentos foram produzidos e utilizados. Além disso, registra o papel que tiveram num organismo e como se ajustaram nesses organismos, e como se ligaram ou não a outros documentos que foram produzidos. Essa descrição específica será muito bem efetivada se for usada como apoio à Norma

Alternativas
Comentários
  • A descrição é um conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa, a [classificação dos documentos] só consegue atingir plenamente seus objetivos mediante a descrição. Sendo assim, a descrição é proveniente do processo de classificação e de avaliação, devendo ser aliada a um conjunto de metadados que representem as informações que identificam o acervo arquivístico e explicam o seu contexto. Os instrumentos que apóiam a descrição são os inventários, guias, catálogos, os quais explicam os documentos de arquivo quanto a sua localização, identificação e gestão, além de situar o pesquisador quanto ao contexto e os sistemas de arquivo que os gerou. No intuito de padronizar a descrição arquivística o Conselho Internacional de Arquivos criou uma norma mundial de descrição arquivística, General International Standard Archival Description, a ISAD (G). Esta norma propõe padronizar a descrição arquivística a partir de uma estruturação multinível, isto é, do geral ao particular, inserindo cada item da descrição na estrutura geral do fundo de arquivo, em uma relação hierárquica. Existe também outras normas como a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE).

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Descri%C3%A7%C3%A3o_documental

  • O Gabarito está errado.
    Não aqui, mas a própria CESGRANRIO manteve este gabarito.
    A Norma ISDF "dá diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos." (CONARQ - Norma ISDF).
  • Resposta correta: ISDF 

     A descrição de funções exerce um papel vital na explicação da proveniência de documentos. As descrições de funções podem ajudar a situar os documentos com mais segurança no contexto de sua produção e uso. Também ajudam a explicar como e por que documentos foram produzidos e subseqüentemente usados, o propósito ou papel que foram destinados a executar numa organização, e como se ajustavam a essa organização e se ligavam a outros documentos por ela produzidos.

    Fonte: ISDF (p.11)


  • Vamos analisar uma a uma as alternativas:

    A - ISBN é inscrição em sistema universal para identificação de obras literárias. Tem relação com a Biblioteconomia, e não com a Arquivologia.

    B - ISDF dá diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos.

    C - ISAD (G) estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas.

    D - ISOB não é norma que oriente qualquer atividade em qualquer área de documentação.

    E - ISAAR (CPF) dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos.

    Então a norma que o arquivista em questão deve observar para descrever o contexto de origem, além do papel que executaram dentro do arquivo e da instituição, é a ISDF.

    Gabarito do professor: Letra "B"