SóProvas


ID
2171128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Normalmente o Estado intervém na economia quando os mercados são imperfeitos, quando existem externalidades ou quando é preciso oferecer bens públicos à população. Julgue o próximo item, que versam sobre o Estado regulador e suas políticas econômicas.

Governos que permitem discriminação de preços por parte dos monopolistas estão aumentando as perdas de excedentes dos consumidores.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO
     

    Excedente do consumidor: é o benefício total que os consumidores recebem além daquilo que pagam pela mercadoria. (preço a pagar máximo disposto pelo consumidor – preço efetivamente pago). Quanto maior o excedente, maior o bem-estar da economia

    Portanto, discriminação de preços por parte dos monopolistas estão aumentando os excedentes dos consumidores, ou seja, diminuindo as perdas

    São discriminações de preços praticados pelos monopolistas:

    Discriminação de primeiro grau (ou discriminação perfeita): ocorre quando o monopolista consegue vender preço máximo (preço de reserva) que os consumidores estão dispostos a pagar por ela.

    Discriminação de segundo grau: Monopolista pratica preço diferente em função da quantidade. (Ex: Compre 2 e leve 3).

    Discriminação de terceiro grau: Monopolista pratica preço diferente em função das pessoas. (Ex: separação dos mercados, tarifa em duas partes ou vendas em pacotes, idosos).

    bons estudos

  • Acredito que, como o Renato comentou, a questão se torna errada por  generalizar os três graus de discriminação.

    Se estivesse especificamente se referindo apena à de primeiro grau, estaria correta.

  • Renato, o segundo parágrafo do seu comentário contradiz totalmente o primeiro. No restante, concordo com sua explicação, mas não justifica o gabarito ao meu ver. Concordo com Tony Focax: caso houvesse discriminação de 1°grau o excedente dos consumidores seria TOTALMENTE capturado pelos produtores, tornando a questão CERTA. Porém não se pode afirmar o mesmo sobre a discriminação de 3° grau, em que o produtor trabalha com curvas de demandas diferentes pra cada grupo discriminado. De qualquer forma, acredito que o gabarito deveria ser ERRADO, pois em qualquer tipo de discriminação, o excedente dos consumidores é menor do que seria num mercado de concorrência perfeita. Questão passível de recurso.
  • Além de não especificar o grau da discriminação, acredito que nem sempre a discriminação consumirá o excedente do consumidor (apesar de ser uma hipótese utópica para um monopólio). Veja, com uma discriminação de 2º Grau, o preço pode ser inferior ao usual, aumentando o excedente do consumidor. (Ex do Renato: Compre 2 e leve 3. Teria que comprar três, mas agora posso comprar só dois, aumentando meu excedente).

  • Pelo contrário, eles estão reduzindo as perdas de excedente do consumidor. O Excedente do Consumidor corresponde à diferença entre o montante que o consumidor estaria disposto a pagar por determinada quantidade de um bem e o montante que realmente paga. É mais ou menos assim: são os consumidores que estão no inicio da curva de demanda, eles são poucos, mas podem pagar muito, só não pagam porque o preço está baixo, esta lá no ponto de equilibrio. Com as praticas de discriminação você convence ou obriga o consumidor a pagar e comprar mais permitindo ao monopólio ganhar mais ainda e aquecer o mercado.

  • Gab. E

    Independente do grau de discriminação de preços, conforme Robert Pindyck e Daniel Rubinfeld "Todas as estratégias de preço que examinaremos têm uma coisa em comum: são formas de capturar o excedente do consumidor e transferi-lo para o produtor". Assim, a essência da discriminação de preços é basicamente esta: captar o excedente do consumidor e sua conversão em lucros adicionais para a empresa.

    Partindo dessa constatação, e sabendo que o excedente do consumidor é a diferença entre o preço que um consumidor estaria disposto a pagar por uma mercadoria e o preço que realmente paga, o consumidor, diante de um monopólio que discrimina preços para elevar os lucros, está diante de um impasse: o consumidor está disposto a pagar x, mas invariavelmente paga x + 1. 

    • Questão que ajuda a responder:

    Ano: 2011 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: STM Prova: 

    Os lucros adicionais dos monopólios discriminadores de preço correspondem à perda monetária dos consumidores. Resp.: C

    Fonte: MICROECONOMIA. Robert Pindyck. Daniel Rubinfeld. 8ª Edição; p. 152 e p. 418.