SóProvas


ID
2172970
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                 Políticas Públicas de Combate às Desigualdades Sociais

      Muito se tem falado em promoção da igualdade e das condições de oportunidade, em especial com relação à população negra e afrodescendente. Mas a implementação efetiva de políticas públicas, buscando a tão sonhada igualdade de direitos, caminha a passos lentos.

      De nada adianta a edição de leis fixando regras e impondo sanções, se não houver uma conscientização e um respeito pela dignidade e pelo ser humano, já que todos somos titulares de direitos e de obrigações desde o nascimento.

      A igualdade de oportunidade e o combate às desigualdades sociais começam pelo emprego e a justa remuneração, sem os quais o indivíduo está fadado à marginalidade e à exclusão. O estabelecimento de metas bem delimitadas e uma estrutura de apoio podem resultar num processo de capacitação e integração maior. Nessa esteira, está inserida a política de cotas, sem que isto possa ser alegado como indicativo de prejuízo a outras etnias ou outros grupos. Entendimento desta ordem é tornar ineficazes as políticas afirmativas de integração social, já que o direito é, primordialmente, uma garantia individual e não de grupos.

      Apesar das leis protetivas, ocorre uma queda acentuada do grau de proteção dos trabalhadores brasileiros mediante contrato de trabalho e, nesse sistema de exclusão, os negros e afrodescendentes sofrem uma penalidade maior, pois, via de regra, são sempre os primeiros nas listas de cortes das empresas e os excluídos no momento da seleção.

      O negro e seus descendentes representam mais da metade da nossa população, tiveram, e continuam tendo, uma participação efetiva na formação da base econômica e na formação cultural da nação brasileira.

      Apesar desta constatação, são grandes os obstáculos enfrentados pelos afrodescendentes na conquista de um espaço digno na sociedade. A partilha da riqueza no país não é proporcional a sua presença no cenário nacional, colocando-os no imenso contingente dos excluídos.

      Desta forma, as ações afirmativas governamentais devem implementar-se por meio de melhores condições de acesso à boa escola e ao mercado de trabalho, para que esse seguimento da população tenha as mesmas oportunidades dos demais brasileiros.

      Esta desigualdade é secular e não vai ser combatida apenas universalizando direitos. A igualdade formal não implica em igualdade de fato. Ela demanda uma intervenção ativa do Estado, cuidando de aspectos fundamentais para a sociedade, inclusive de políticas destinadas a grupos específicos como mulheres, negros, portadores de deficiência e indígenas.

                                              (Texto de Carmen Dora Freitas Ferreira. Adaptado)

Considere o trecho:

Embora _________ a constatação  _________   são grandes os obstáculos enfrentados pelos afrodescendentes na conquista de um espaço digno na sociedade.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, os espaços em branco.

Alternativas
Comentários
  • Há um erro na colocação dos espaços; mas, com os respectivos preenchidos, o certo seria: embora haja a constatação de que ...

  • Uai pensei que o verbo constatar era V.T.D..

  • Alguém consegue explicar essa regência do termo " constatação"?

  • Creio que o verbo constatar seja transitivo direto. Já o substantivo constatar é transitivo indireto.

  • GABARITO: LETRA B

    → Embora HAJA a constatação DE QUE são grandes os obstáculos enfrentados pelos afrodescendentes na conquista de um espaço digno na sociedade.

    → temos o verbo "haver" com sentido de "existir", sendo impessoal e não devendo ser flexionado, está conjugado no presente do subjuntivo;

    → pessoal está tendo dificuldade, temos um SUBSTANTIVO e não um verbo: "a constatação", olha aí o artigo definido "a" substantivando o termo → quem tem constatação, tem constatação DE alguma coisa (complemento nominal, aí está o motivo da preposição está presente).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • se há constatação, há constatação DE alguma coisa!

    a regência do verbo deve estar de acordo com a oração... ou mesmo o contexto em si!

  • Haja > impessoal e futuro do subjuntivo, expressando uma hipótese.

    De que , representa uma conjunção integrante que caracteriza a oração subordinada completiva nominal.

    Embora Haja a constatação disso > Constatação de algo.

    LETRA B

    APMBB