GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Prof. Stefan Fantini
Existem 04 tipos de estruturas competitivas (situações concorrenciais):
➤ Monopólio puro (Monopólio)
- ocorre quando uma única organização oferece um produto que não tem um “substituto” no mercado. Ou seja, a organização é a única fornecedora desse produto. Em outras palavras, o produto oferecido pela organização não possui concorrentes. Portanto, a organização detém forte controle sobre os preços.
- Por exemplo: empresas de utilidades locais (tais como os serviços de água e esgoto), os quais são fortemente regulamentadas pelas agências reguladoras.
- Nesse caso, há muitas barreiras de entrada no mercado.
➤ Oligopólio puro (Oligopólio)
- ocorre quando poucas organizações controlam o abastecimento de grande parte de determinado produto. Ou seja, poucas empresas controlam o mercado de determinado produto. Existe essa "limitação" de empresas no mercado por diversas causas, sendo uma delas a necessidade de altos investimentos de capital. Por exemplo: serviços de cruzeiro marítimo e aviação.
- Nesse caso, há algumas barreiras de entrada no mercado.
➤ Competição monopolista (Concorrência pura)
- ocorre quando existe um grande número de organizações e nenhuma delas pode influenciar significativamente no preço dos produtos. Ou seja, existem um número grande de concorrentes e um número grande de consumidores no mercado, que estão familiarizados com os produtos que apresentam muita similaridade. Nesse caso, não é difícil entrar e sair no mercado; por isso, os concorrentes são muito numerosos. Trata-se de um mercado “ideal”, que está no lado oposto do monopólio puro. Por exemplo: agricultores locais realizam feiras informais para venderem frutas e verduras.
- Nesse caso, não existe qualquer barreira de entrada no mercado.
➤ Competição perfeita (Concorrência monopolista)
- Da mesma forma que na classificação anterior, na competição monopolista existem muitos vendedores, e os produtos também apresentam similaridade. Trata-se de um mercado em que as organizações podem buscar “diferenciar” seus produtos, com o intuito de agregar valor a eles e diferenciá-los dos demais produtos do mercado.