SóProvas



Questões de Marketing Econômico


ID
1692949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em relação ao ambiente de marketing, julgue o item seguinte. 

Um dos fatores que exerce impacto negativo no desempenho de todas as empresas do mercado de um país é a desvalorização da moeda.


Alternativas
Comentários
  • Empresas que exportam, e o turismo interno por exemplo se beneficiam da desvalorização da moeda.

  • O setor exportador, por sua vez, tem um papel-chave sobre o desempenho da economia brasileira, na medida em que as restrições externas ao crescimento têm se apresentado como um problema recorrente

  • Um dos fatores que exerce impacto negativo no desempenho de todas as empresas do mercado de um país é a desvalorização da moeda.

    Há empresas que ganham com a desvalorização da moeda.


ID
2179744
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Aprender sobre ambiente econômico ajuda os profissionais de marketing a determinar se

Alternativas
Comentários
  • Os clientes estarão dispostos e terão condições de gastar dinheiro com produto e serviços.


ID
2179753
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

É importante observar que tipo de produto ou serviço a empresa comercializa para identificar em que tipo de mercado ela se encontra. Os conceitos econômicos de mercado ajudam nessa análise.
Assim, uma empresa pode se encontrar entre uma das seguintes situações concorrenciais:

Alternativas
Comentários
  • Uma situação de concorrência imperfeita corresponde a uma estrutura de mercado em que existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço. São exemplos de concorrência imperfeita: monopólio, oligopólio, e concorrência monopolística.

    Concorrencia pura é um tipo de concorrencia perfeita.

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Existem 04 tipos de estruturas competitivas (situações concorrenciais): 

    ➤ Monopólio puro (Monopólio

    • ocorre quando uma única organização oferece um produto que não tem um “substituto” no mercado. Ou seja, a organização é a única fornecedora desse produto. Em outras palavras, o produto oferecido pela organização não possui concorrentes. Portanto, a organização detém forte controle sobre os preços. 
    • Por exemplo: empresas de utilidades locais (tais como os serviços de água e esgoto), os quais são fortemente regulamentadas pelas agências reguladoras. 
    • Nesse caso, há muitas barreiras de entrada no mercado. 

    ➤ Oligopólio puro (Oligopólio

    • ocorre quando poucas organizações controlam o abastecimento de grande parte de determinado produto. Ou seja, poucas empresas controlam o mercado de determinado produto. Existe essa "limitação" de empresas no mercado por diversas causas, sendo uma delas a necessidade de altos investimentos  de capital. Por exemplo: serviços de cruzeiro marítimo e aviação. 
    • Nesse caso, há algumas barreiras de entrada no mercado. 

    ➤ Competição monopolista (Concorrência pura

    • ocorre quando existe um grande número de organizações e nenhuma delas pode influenciar significativamente no preço dos produtos. Ou seja, existem um número grande de concorrentes e um número grande de consumidores no mercado, que estão familiarizados com os produtos que apresentam muita similaridade. Nesse caso, não é difícil entrar e sair no mercado; por isso, os concorrentes são muito numerosos. Trata-se de um mercado “ideal”, que está no lado oposto do monopólio puro. Por exemplo: agricultores locais realizam feiras informais para venderem frutas e verduras. 
    • Nesse caso, não existe qualquer barreira de entrada no mercado. 

    ➤ Competição perfeita (Concorrência monopolista

    • Da mesma forma que na classificação anterior, na competição monopolista existem muitos vendedores, e os produtos também apresentam similaridade. Trata-se de um mercado em que as organizações podem buscar “diferenciar” seus produtos, com o intuito de agregar valor a eles e diferenciá-los dos demais produtos do mercado.

ID
2696983
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa publica anualmente um documento chamado “Critério Brasil”, com dados atualizados sobre a distribuição de classes, o qual serve como diretriz de ordem geral por entidades prestadoras de serviços. Esse documento apresenta uma distribuição de classes no Brasil por letras, bem como suas subdivisões, tendo uma abordagem básica

Alternativas
Comentários
  • O Critério de Classificação Econômica Brasil ou CCEB é um sistema de classificação de preços ao público brasileiro. Tem o objetivo de ser uma forma única de avaliar o poder de compra de grupos de consumidores.Wikipédia

  • A questão trata sobre uma segmentação clássica que ouvimos muito na televisão e rádio, a qual divide a população em Classes A, B, C e D. Essa classificação é feita a partir de critérios socioeconômicos e visa mensurar o potencial de consumo dos indivíduos.

    Gabarito: B

  • O Critério Brasil é um indicador criado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) usado para segmentar a população com base em critérios socioeconômicos e para entender seu potencial de consumo. Avalia o poder de compra de grupos homogêneos de pessoas a fim de determinar públicos-alvo mais fieis para os diferentes mercados de produtos de massa e os preços de anúncios em veículos de mídia.

    Com base nessa explicação, concluímos que a resposta correta é a B.

     
    Gabarito do professor: Letra B.

    Fonte:

    - Site da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP)

ID
3194557
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em um mercado em que a competitividade se torna cada vez mais acirrada, estudar o comportamento do consumidor é fundamental para uma estratégia de marketing bem-sucedida. Existem algumas teorias que o explicam, como as teorias

Alternativas
Comentários
  • Para tentar entender, justificar e, em alguns casos prever, o comportamento do consumidor, estudiosos criaram várias teorias: racionais-econômicas, da motivação, comportamentais, sociais e existenciais são algumas destas.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Certo. As teorias econômicas afirmam que o consumo é consequência de fatores racionais (como a análise da disponibilidade do produto, dos recursos necessários para a aquisição e dos esforços financeiros e psíquicos na avaliação do risco de uma compra), que exercem influência determinante na decisão.

    B) Errado. As teorias da motivação lidam com aspectos da personalidade humana e afirmam que a consciência é um fluxo inconstante e apenas sinaliza o que ocorre mais profundamente.

    C) Errado. As teorias comportamentais buscam modelar o comportamento humano com base em experimentos, fenômenos observáveis e fatores condicionantes (como o estímulo e a recompensa).

    D) Errado. As teorias existencialistas procuram analisar cada situação como um evento único, que é reforçado pela sucessão de experiências distintas (que resultam na percepção da essência do conceito). Não há uma teoria construída, já que a percepção sofre constantes alterações de acordo com cada contato.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Giglio, Ernesto Michelangelo. O comportamento do consumidor. 3. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.


ID
3643528
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Disciplina
Marketing
Assuntos

Tratando-se do Marketing Rural, é correto afirmar:


I. O Marketing Rural compreende todas as ações desenvolvidas para a venda de produtos e serviços agropecuários e para a fixação de uma imagem positiva das empresas que atuam no Setor. 

II. Recentemente, o Marketing Rural ganhou grande impulso, tendo em vista a importância crescente do agronegócio em todo o mundo, particularmente no Brasil onde o PIB Agropecuário é elevado, respondendo o Setor por parcela majoritária da balança comercial brasileira. 

III. No Brasil, temos uma Associação Brasileira de Marketing Rural- a ABMR, que vem realizando um bom trabalho no sentido de agregar a massa crítica e realizar pesquisas de interesse das organizações que atuam nesta área. 

IV. A maioria dos setores da economia utilizam o marketing como arma para seu desenvolvimento. O marketing, ou seja, a publicidade, a propaganda e qualquer outra ferramenta de divulgação, distribuição, análise de mercado e promoção, ajuda a movimentar a maior parte das atividades econômicas em todo o mundo. 

V. As ações de marketing rural estão ficando mais eficientes, entre outros motivos, devido a existência e à criação constante de novas mídias direcionadas a este mercado, como canais e programas de TV exclusivos, um número crescente de revistas direcionadas para o setor e, mais recentemente, sites na Internet, como o RuralNews, que são direcionados para a comunidade agropecuária brasileira. 

É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A maioria dos setores da economia utilizam o marketing como arma para seu desenvolvimento. O marketing, ou seja, a publicidade, a propaganda e qualquer outra ferramenta de divulgação, distribuição, análise de mercado e promoção, ajuda a movimentar a maior parte das atividades econômicas em todo o mundo. 

  • Marketing é um conjunto de atividades, ferramentas, estratégias, conhecimentos e processos que visa ajudar as organizações no alcance dos seus objetivos mercadológicos por meio da criação, comunicação, entrega e troca de produtos e serviços que satisfaçam necessidades e desejos de seus consumidores, parceiros e sociedade em geral. Podemos resumir marketing como a gestão de relacionamentos lucrativos com o cliente.

    O marketing rural tem como objetivos chamar a atenção, transmitir informações e estimular a comercialização de produtos e contratação de serviços entre todos os envolvidos na cadeia de valor do agronegócio — do produtor até o consumidor.

    Vamos analisar as assertivas e encontrar as opções relacionadas ao marketing rural:

    I – Certo. O Marketing Rural compreende todas as ações desenvolvidas para a venda de produtos e serviços agropecuários e para a fixação de uma imagem positiva das empresas que atuam no Setor. Essa segmentação contribui para a concentração de esforços nesse objetivo específico, o que amplia as chances de sucesso.

    II – Certo. Recentemente, o Marketing Rural ganhou grande impulso devido à importância crescente do agronegócio em todo o mundo, particularmente no Brasil onde agronegócio representa ¼ do PIB nacional e responde  por quase metade da balança comercial brasileira.

    III – Certo. No Brasil, temos uma Associação Brasileira de Marketing Rural- a ABMR, que vem realizando um bom trabalho no sentido de agregar a massa crítica e realizar pesquisas de interesse das organizações que atuam nesta área. Fundada em 1979, tal associação reúne profissionais engajados em trocar informações, fortalecer e valorizar o Marketing Rural Brasileiro.

    IV – Certo. A maioria dos setores da economia utilizam o marketing como arma para seu desenvolvimento. O marketing, ou seja, a publicidade, a propaganda e qualquer outra ferramenta de divulgação, distribuição, análise de mercado e promoção, ajuda a movimentar a maior parte das atividades econômicas em todo o mundo.

    V – Errado. As ações de marketing rural estão sendo aprimoradas com o passar do tempo assim como outras vertentes do marketing, o que implica em maior alcance de consumidores e eficácia em comercializar produtos e serviços. A existência de programas de TV exclusivos, de revistas e site direcionados para a comunidade agropecuária brasileira não é algo recente, mas já contribui há muitos anos para o sucesso do setor.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa (alternativas I, II, III e IV estão corretas).

    Gabarito do professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Site da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Disponível em: https://www.cnabrasil.org.br/. Acesso: Dezembro de 2021.

    - Site da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA). Disponível em: https://abmra.org.br/quem-somos/. Acesso: Dezembro de 2021.