SóProvas


ID
2180665
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Gols de cocuruto

O melhor momento de futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema – e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista. O futebol brasileiro já teve grandes estrategistas cruelmente traídos pela dinâmica do jogo. O Tim, por exemplo. Tático exemplar, planejava todo o jogo numa mesa de botão. Da entrada em campo até a troca de camisetas, incluindo o minuto de silêncio. Foi um técnico de sucesso, mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura de sua reputação de vestiário. Falava um jogo e o time jogava outro. O problema de Tim, diziam todos, era que seus botões eram mais inteligentes do que seus jogadores.

Luís Fernando Veríssimo

Observe as frases.

1. Menino, vá chamar o técnico!

2. O jogador, disse o treinador, não vai.

3. Ele, que é generoso vai nos ajudar.

4. Saindo os jogadores e os demais, o recinto ficará vazio.

5. Treinou muito, mas não venceu a partida.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

     a) Em 1, a vírgula está sendo usada para separar vocativo.

     c) Em 3, o uso da vírgula está incorreto. Ele, que é generoso, vai nos ajudar.

     d) Em 4, o uso da vírgula está correto.

     e) Em 5, a vírgula é obrigatória.

  • E. conjunção "mas" com ideia de oposição torna a presença obrigatória da vírgula.

  • Gabarito: B.

    COMPLEMENTANDO

     a) Em 1, a vírgula está sendo usada para separar vocativo.

     b) Em 2, a vírgula está sendo usada para separar orações coordenadas assindeticas (pois uma não depende da outra para fazer sentido)

     c) Em 3, o uso da vírgula está incorreto. Ele, que é generoso, vai nos ajudar. (aqui as vírgulas separam o aposto que é um termos explicativo)

     d) Em 4, o uso da vírgula está incorreto Não se separa o sujeito do predicado.

     e) Em 5, a vírgula é obrigatória.(pois o mas é um conjução adversativa traz um fato de ideias opostas)

  • b. Em  2, a vírgula está sendo usada para separar oração intercalada. Oração intercalada é quando vem a fala do personagem e após ela é delimitada por vírgula dando espaço para o preenchiento com a fala do narrador/autor.

  • Permitam-me uma correção (não querendo ser chato):

    em d) Saindo os jogadores e os demais, o recinto ficará vazio.

    A vírgula está emprega corretamente: separa uma oração subordinada adverbial condicional deslocada ("caso saia os jogadores e os demais").

    A pergunta é se falta uma vígula após jogadores. Não, é a resposta.

  • b

    A oração é intercalada porque contém verbo principal e sujeito próprios, servindo como um tipo de aposto para especificar informação da oração que a encapsula

  • 1. Menino, vá chamar o técnico! (Separa vocativo)

     

    2. O jogador, disse o treinador, não vai. (Separa oração interferente deslocada)

     

    3. Ele, que é generoso vai nos ajudar. (Separa sujeito de verbo - não pode -)

     

    4. Saindo os jogadores e os demais, o recinto ficará vazio. (separa oração adverbial temporal deslocada)

     

                                             O recinto ficará vazio quando os jogadores e os demais sairem.

     

    5. Treinou muito, mas não venceu a partida. (separa oração coordenada adversativa)

     

  • A questão exige do candidato conhecimento de uso de vírgula. O enunciado pede para que associe o motivo do uso da vírgula com a alternativa correta.

    a) Em "1. Menino, vá chamar o técnico!", alternativa erra em afirmar que o uso está sendo feito por motivo de aposto. Está sendo usada para separar vocativo. INCORRETA.

    b) "2. O jogador, disse o treinador, não vai.", a alternativa justifica de forma correta o uso da vírgula, pois realmente temos a dupla vírgula separando uma oração intercalada. CORRETA.

    c) ".3. Ele, que é generoso vai nos ajudar.", o uso da vírgula não está corretamente empregada como afirma a questão, pois nas orações explicativas o uso correto é da dupla vírgula. Vejam a forma correta: Ele, que é generoso, vai nos ajudar.

    d) "4. Saindo os jogadores e os demais, o recinto ficará vazio." Aqui temos uma vírgula separando obrigatoriamente uma oração adverbial reduzida de gerúndio. A alternativa erra ao dizer que a vírgula deveria estar após jogadores separando os sujeitos. INCORRETA.

    e) "5. Treinou muito, mas não venceu a partida.", o uso da vírgula não é opcional como afirma a questão, visto que temos uma conjunção coordenativa adversativa e nesse caso é obrigatório. INCORRETA.

    GABARITO B